Homens também são vítimas do machismo. Essa frase pode parecer estranha, porque, de maneira geral, os homens perpetuam o machismo e a agressão contra as mulheres. Em suma, machismo é a crença de que mulheres são inferiores ao homem. Dessa forma, o homem deveria comandar e ter controle sobre suas vidas. Entretanto esse pensamento tóxico leva a uma violência contra o próprio homem.
Violência do machismo contra o masculino
Geralmente achamos que o machismo não gera violência contra os homens. É uma questão que muitas vezes é negligenciada ou desconsiderada pela sociedade, que tende a pensar que a violência de gênero afeta apenas mulheres. No entanto, os homens também podem ser vítimas de violência baseada em gênero. Porém a violência contra o homem começa quando o machismo limita como o homem deve ser.
Esse homem precisa ser distante de suas emoções, e quanto menos demonstrar, melhor. Qualquer característica emocional é vista como algo feminino, e isso faz com que os homens não falem sobre o que sentem. Esse distanciamento acaba gerando uma grande angústia e sofrimento. Pois, ao não poder falar sobre o que se sente, o sofrimento aumenta.
Assim, como válvula de escape para seu sofrimento, o homem busca o vício em jogos, bebidas, sexo. Distancia-se cada vez mais de suas emoções e de laços com pessoas importantes para ele. Ele para de priorizar sua família. Como não consegue falar sobre suas frustrações, ele acaba descontando em ato em sua família. Esse ato pode ser por meio da fala agressiva ou até mesmo da violência física.
O machismo também ataca o autocuidado do homem. Pois o homem que se cuida não é homem. Ir ao médico, fazer terapia, cuidar de sua saúde, se alimentar bem ou falar sobre o que lhe traz medo ou ansiedade não são coisas que um homem do machismo faz. Ele é brutalizado e aguenta qualquer adversidade sem falar nada. Assim como se submete a qualquer tipo e violência, ele também replica a violência ao qual é submetido. Como rompe laços afetivos com sua família, sente a solidão, e a depressão pode surgir. Se em seu trabalho sofre de estresse, não cuida de sua ansiedade ou qualquer doença que surja. Apenas coloca sua frustração nos vícios que tem e acaba descontando em quem o pressiona por cuidado.
Coragem: por uma nova forma do Masculino
O homem não precisa ser esse covarde que teme suas próprias emoções. Ele pode ter a coragem de falar sobre o que o faz sofrer e o angustia. Pode olhar para dentro e tomar contato com as emoções que o tornam humano.
Você também pode gostar:
Veja como acabar com pensamentos machistas que aprendemos desde pequenos
Conheça os benefícios de ressignificar a masculinidade
Identifique como age o homem de cada signo
A Psicologia e a terapia ajudam a tomar contato com nossas dores e sofrimentos, revelando para nós que somos capazes de lidar com eles, mas somente se tomarmos contato, se falarmos sobre isso. Do contrário, somos abduzidos pela dor e levados a uma violência contra nós mesmos, que transborda e afeta o outro.
É preciso olhar para além do nosso gênero e toda subjetivação de violência que nos diz o que é ser homem. Ser homem é ter coragem para falar sobre nossas emoções, de se deixar sentir, e sentir amor, carinho e felicidade. CHEGA DE MACHISMO, CHEGA DE VIOLÊNCIA.