Fazer mil coisas ao mesmo tempo pode, além de contribuir para o surgimento da ansiedade, atrapalhar uma pessoa de se dedicar e se envolver 100% em cada atividade, o que acarreta a má qualidade de execução e também muito estresse.
Dentro da Psicologia Positiva, há um termo que eu gosto bastante para definir a expressão de se envolver plenamente com o que está fazendo. Trata-se do termo flow, que significa fluir e, quando alguém vivencia a experiência de flow é sinal que o corpo e a mente estão fluindo em perfeita harmonia.
No estado de flow, o estímulo equivale à própria atividade feita no momento presente. É um estado onde a pessoa encontra-se completamente absorvida e fluindo em uma experiência agradável.
Dentro da Terapia Floral, existem diversas essências florais que podem ser utilizadas para melhorarmos o foco e a concentração nas atividades que estamos realizando.
Do Sistema dos Florais de Bach, criado pelo médico inglês Edward Bach, podemos citar para exemplificar a essência floral Clematis. Ela é indicada para pessoas que idealizam e sonham demais, não se interessando e colocando o seu foco no momento presente. Clematis traz o interesse pela realidade, foco para concretizar e criatividade, tornando possível o uso de todo o potencial criativo.
Do Sistema dos Florais da Califórnia, criado pela Patricia Kaminski e Richard Katz, podemos citar a essência floral Madia. Ela é indicada para pessoas incapazes de se concentrar, se distraindo facilmente e que iniciam uma atividade e acabam por não terminá-la. Madia vai proporcionar concentração e foco disciplinado.
As essências florais não possuem contraindicação e podem ser utilizadas por pessoas de qualquer idade. Podem ser encontradas nas boas farmácias de homeopatia e manipulação de todo o país. Normalmente são utilizadas por via oral, com a ingestão de 4 gotas, 4 vezes ao dia.
Confira também: