Cada um de nós possui características boas, outras nem tanto e algumas definitivamente ruins. A junção de todas elas formam o nosso ser. E é isso mesmo, não se engane: todos nós possuímos características ruins, o que nos define como seres humanos bons ou ruins é a nossa capacidade de saber controlar cada uma delas.
De qualquer forma, como já sabemos, conseguimos descobrir muito sobre qualquer um de nós por meio da astrologia, que muito nos ajuda a desvendar características da personalidade de cada um.
Em relação aos nossos aspectos ruins, podemos descobri-los analisando o nosso signo e, além disso, o elemento que o rege. Como já é sabido, existem quatro elementos – Terra, Ar, Água e Fogo – e cada um deles rege três signos diferentes.
Especificamente, o elemento Terra é responsável por Touro, Virgem e Capricórnio. Touro, primeiro signo do elemento em questão, pode fazer com que os seus nativos sejam absolutamente dependentes da “boa vida” material. Ou seja, ficam obcecados em conseguir sempre mais dinheiro e mais bens e, muitas vezes, fazem o que for preciso para atingir esse objetivo sem pensar nas consequências.
O lado obscuro de Virgem é visto por sua incrível habilidade de criticar a tudo e a todos. Suas críticas tomam proporções exacerbadas e, por isso, torna o virginiano muitas vezes inconveniente. Quer que tudo esteja da sua forma e do seu jeito, pois acredita piamente que sua opinião é a correta. O excesso de sinceridade também pode magoar muitas pessoas.
Já o signo de Capricórnio possui como característica sombria o seu autoritarismo, seu pessimismo, sua quietude excessiva e sua necessidade gigante de ter poder. Cuidado, capricorniano! Seu desejo de subir de cargo no trabalho pode te fazer esquecer das outras áreas da vida, assim como o seu autoritarismo em momentos errados também pode te prejudicar.
Portanto, estes são os três signos que formam o elemento Terra. Consequentemente, o lado sombrio do elemento é a junção das características obscuras destes três participantes do Zodíaco.
Seriedade exacerbada, pouca diversão, foco excessivo no trabalho, ganância, críticas fora de hora e excesso de sinceridade formam o lado sombrio do elemento. As pessoas que possuem Touro, Virgem ou Capricórnio como seu signo solar precisam se atentar a não permitirem que tais características se sobressaiam em sua personalidade.
Lute contra o lado negativo, taurino, virginiano e capricorniano. Trabalhe seu interior e seu exterior, para que as características sombrias que o seu elemento lhe traz não sejam prejudiciais à sua vida.
Confira também: