Esta noite tive um sonho engraçado. Sonhei com um monte de coisas bem estranhas, como são todos os sonhos, e com Gisele Bündchen. A top estava hospedada no mesmo hotel que eu com seu filho. Eu também tinha um filho chamado Davi e trocávamos experiências de mãe. Ela era uma pessoa muito doce, carismática e simples. Acordei de manhã com a sensação de que Gigi era uma amiga íntima e, claro, comecei a me perguntar o porquê. Gisele me inspira a palavra sucesso. Uma moça simples, que saiu de uma cidadezinha no interior do país e que ganhou, simplesmente, o mundo. Agora que estou mais envolvida com o mundo da moda (por conta de meus novos empreendimentos) ouço falar mais dela. Ela tem uma vida de rainha e uma simplicidade de plebéia. Mesmo assim ganhou o mundo.
O que faz dela uma super, ubermodel? Aliás, inventaram o termo só pra ela. Ela é linda, isso sem dúvida nenhuma, mas mulher bonita no mundo, e principalmente no Brasil, é o que não falta. Ela é alta e magra, como reza o manual de beleza atual e a magreza dela não é de dieta, é de genética mesmo. E ela exala uma coisa, uma coisa que eu chamo de borogodó. O borogodó é muito profundo e científico! Pensem! Tem uma coisa em algumas pessoas que não sabemos definir o que é. É um misto de autoconfiança, autoestima e de uma humildade real, de quem se aceita como é. E você deve estar pensando que deve ser fácil se aceitar porque ela é Gisele. Mas não foi A Uber desde que nasceu. Ela nasceu simples, como eu e você. Uma moça mais bonita do que a média e só. O resto foi com ela. Um espírito que já veio preparado para se amar e se aceitar incondicionalmente. Isso é o borogodó. Ela se aceita por ser mulher, por ser brasileira, por ser ela mesma, mesmo antes de acumular milhões e fazer absolutamente todas as capas de revista do universo conhecido. Ela exala isso porque demonstra que, apesar de tudo, ainda representa o seu país. Apesar de tudo, ainda lembra com carinho da sua infância no interior. Porque simplesmente gosta disso tudo.
O sucesso é nada, senão isso. Quando alguém se destaca é porque é um espírito especial que vem nos mostrar o quanto isso é importante. O sucesso não é só ser a ubermodel. Você pode ter o seu sucesso quando realiza seus sonhos, por mais simples que sejam. Pode ser um filho, pode ser uma família, mudar de país, de cidade. Pode ser ficar onde está e cuidar de uma instituição. Qualquer coisa que seja a sua alma, seu espírito que te transmita. Um monte de meninas querem ser modelos por causa de Gisele. Baseiam-se no dinheiro que ela tem, na fama e não em seus próprios corações. Ainda não entenderam que sucesso não é isso.
Outro dia, ouvi uma bela frase “Tomas Edson não inventou a lâmpada porque queria ficar rico, mas porque queria ajudar a humanidade”. E, de fato, nenhuma das grandes invenções reais vem de alguém que só pensa no dinheiro que aquilo poderá te dar. O dinheiro é uma consequência da sua prosperidade e só isso. Quando fazemos porque queremos, porque sabemos o quanto aquilo poderá ser realmente útil, é aí que o sucesso aparece. Quem faz as coisas só pelo dinheiro até consegue o dinheiro, mas a riqueza real, do espírito não vem junto. Talvez daí venha a crença ainda muito difundida que o dinheiro não traz felicidade. Realmente, não traz mesmo. Quem traz a felicidade que o dinheiro pode proporcionar é você. Quem pode ser um sucesso é você e é para você que precisa ser feito.
O que precisa te motivar no dia a dia não é um número no banco somente. Mas um preenchimento interior de alguém que está seguindo seu próprio instinto sem medos. Indo, muitas vezes, contra tudo e contra todos a favor do que acredita de verdade. As grandes ideias, os grandes negócios aparecem assim. Claro que o dinheiro é importante, mas se pensarmos só nisso como sucesso, esqueça. Ele é uma parte integrante do pacote de felicidade.
Então, se você pensa que quer sucesso, primeiro defina o que é isso para você. Inspire-se em pessoas que você conhece e que você não conhece, mas que te passem algo de bom. Gisele me ensinou, no sonho, que o que eu preciso é de aceitação e humildade de aceitar quem eu sou. Se você tem um ídolo, pense nele agora. Pense porque gosta daquela pessoa, o que admira nela. Pode ser seu pai, um amigo, um jogador de futebol, não importa. Mas permita que seu coração responda. Quem sabe até através de um sonho!
Confira também: