Quando soamos um mantra, isso causa uma vibração no universo e tudo ao seu redor é afetado por essa energia. E essa é a função do mantra. Quando você quer alterar a realidade a sua volta, pode emanar energias através do som para causar o que você quiser. Por isso, devemos tomar cuidado com o que falamos. Tudo o que é jogado no universo através do som, pode e vai voltar para você. Por outro lado, se você emanar sons harmônicos e equilibrados, isso também vai afetar a sua vida. Então, esse é um ótimo motivo para aprender o poder dos mantras.
Os mantras são sons utilizados principalmente no budismo e hinduísmo. E nesse texto vamos falar sobre o mantra mais utilizado no budismo tibetano: Om Mani Padme Hum.
A tradução literal desse mantra significa “salve a joia no lótus”. A finalidade de entoar o Om Mani Padme Hum é invocar o ser divino da compaixão. Mas seu significado não para por aí. Muitas interpretações e filosofias surgiram a partir desse mantra, o que mostra como o seu poder intrigou tantas pessoas que sentiram o seu efeito.
Se interpretarmos sílaba por sílaba, podemos encontrar alguns significados:
Om significa “o todo” e sua vibração.
Mani significa a essência, o espírito do ser divino.
Padme se refere à flor de lótus, que simboliza o chakra cardíaco, que é o centro energético do corpo responsável pelas emoções e pela energia amorosa.
Hum é a vibração da compaixão emanando luz.
Mas essa não é a única interpretação do mantra. De acordo com outras fontes:
Om mostra a oposição da impureza da fala do ser humano em contraste com a pureza da fala do mente iluminada.
Mani indica a intenção de ser um iluminado, começando pela compaixão e pelo amor.
Padme é a sabedoria.
Hum é quando nos unimos com a sabedoria e nos tornamos uno com ela.
Também podemos encontrar o significado tibetano para cada uma das sílabas do mantra:
Om – bem-aventurança
Ma – paciência
Ni – disciplina
Pa – sabedoria
Me – generosidade
Hum – diligência
Encontrando todos esses significados, sentimos porque ele é um mantra tão popular e tão utilizado. Ele evoca amor, sabedoria e compaixão. Mas, por mais que possamos ficar falando sobre ele, você só entenderá o seu efeito entoando ele por si mesmo e sentindo os seus efeitos em você. Por isso, experimente entoar Om Mani Padme Hum e sinta a compaixão crescer em sua vida.
Confira também: