Existem diversas religiões no mundo, e cada uma delas deve ter as suas crenças e particularidades respeitadas. O catolicismo, por exemplo, é bastante popular no Brasil e conta com diversos santos e figuras importantes que marcam a sua história.
É por esse motivo que muitas pessoas até mesmo acham difícil acompanhar tudo que envolve essa religião, afinal de contas cada santo possui uma responsabilidade. Entretanto, mesmo aqueles indivíduos que não acreditam na “Bíblia” ou na existência de um ser superior já ouviram falar de São Longuinho... E provavelmente já fizeram algum tipo de pedido a ele também!
Conhecido como o santo das causas perdidas, ele sempre é lembrado quando nós queremos muito encontrar um objeto que não sabemos onde está por meio da oração de São Longuinho. Contudo, essa não é a sua única função. Para que você saiba mais sobre quem é ele, criamos um guia completo que envolve a sua história, trajetória e oração. Confira!
A história de São Longuinho
Você sabia que, na verdade, o nome real desse santo era Longinus? Em vida, era um soldado conhecido por ser muito baixinho na alta corte de Roma. Muitas pessoas acreditavam que a sua estatura poderia dificultar o seu trabalho, mas, na verdade, esse fator contribuiu para a sua fama!
Longinus, como era chamado, utilizou isso a seu favor. Por passar despercebido entre os locais, conseguia até mesmo se infiltrar embaixo de mesas e outros ambientes em que pessoas mais altas não se atreviam a entrar. Por esse motivo, era capaz de achar os mais diversos pertences perdidos e devolvê-los a seu dono. Foi aí que a sua fama começou! Isso, contudo, ocorreu antes de ele partir para servir em Israel.
Bastante citado em diversas passagens da “Bíblia”, acredita-se que São Longuinho acompanhou todo o processo de punição, crucificação e morte de Jesus. Após esse momento, finalmente São Longuinho o reconheceu como o “Verdadeiro Filho de Deus”. Esse foi, portanto, o último milagre realizado, em vida, por Jesus: salvar a vida condenada daquele que o matava.
A conversão de São Longuinho
Muitos não sabem como São Longuinho se tornou um santo pela Igreja Católica quando ele foi um dos responsáveis pela morte de Jesus. Entretanto, é importante lembrar que o perdão é uma das palavras-chave de todas as religiões e, quando há o arrependimento verdadeiro e sincero, ele não pode ser negado.
Segundo o Evangelho de São João, a água misturada com sangue que saiu de uma das perfurações de Jesus atingiu diretamente os olhos do soldado, que foi curado de um problema físico. Não só isso: a sua alma também foi curada e ele pôde, enfim, perceber que Jesus era, de fato, o verdadeiro filho de Deus.
Após esse episódio, como era de se esperar, ele nunca mais foi o mesmo. Ele abandonou o exército romano, se converteu e de perseguidor se transformou em um mártir, já que mesmo após fugir, foi encontrado, torturado e morto. Ele, contudo, nunca foi esquecido e se tornou um dos santos mais famosos do catolicismo. Mais do que isso: se tornou um símbolo da redenção.
O Dia de São Longuinho
A história de São Longuinho, assim como várias outras do catolicismo, é muito trágica. Todavia, sua importância é inegável: ela nos mostra, afinal de contas, que toda e qualquer pessoa pode ser convertida para o bem e abrir os olhos para o que realmente importa.
Por isso, é importante dizer que São Longuinho não é somente o santo dos objetos perdidos. Sim, ele nos ajuda a encontrar aqueles acessórios que tanto procuramos – e tudo o que pede em retorno são três pulinhos e uma simples porém poderosa oração de agradecimento –, mas, na verdade, ele também nos auxilia a recuperar algo muito mais importante: a nossa fé e as graças dos céus.
Sendo assim, com já foi falado, ele se tornou uma figura importantíssima para a Igreja Católica. Por esse motivo, é homenageado anualmente no dia 15 de março, uma data muito marcante para todos os cristãos! Neste momento, várias festas são realizadas e podemos encontrar diversas representações de São Longuinho, sendo que uma lança sempre está voltada para os seus olhos.
A oração de São Longuinho
É muito comum que a gente homenageie esse santo com três pulinhos após finalmente encontrarmos aquilo que estávamos procurando. Entretanto, é importante lembrar que ele, acima de tudo, espera receber a sua fé em retorno.
Dessa forma, é importante realizar uma oração especial a ele não só em momentos de necessidade e de desespero mas sempre que você sentir a sua luz e presença. É possível, nesse momento, fazer preces improvisadas, é claro. Contudo, existe uma que foi criada especialmente para ele. Conheça a principal oração de São Longuinho:
“Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão. Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus, nosso Pai, se vós, tão amado por Ele, nos fizer representar. Lembrai-vos, São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção fosse por vós desamparado. Assim, dignai-vos interpor em meu favor vossa valiosa intercessão perante Deus para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito. Amém. Dizer o nome do objeto que procura e rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria.”
Leia também: Conheça mais sobre Santo Antônio, o santo casamenteiro!
Confira também: