O preto velho é uma das principais entidades na Umbanda. Com a imagem de africanos que foram escravizados no Brasil e morreram de velhice, essa divindade está relacionada com a sabedoria, plenitude e pureza.
Embora seja reconhecido nacionalmente, poucas pessoas sabem que, na verdade, existem vários pretos e pretas velhas. Na Umbanda, a figura de um senhor ou de uma senhora negro, calmo e que frequentemente se encontra fumando um cachimbo, é uma linha de trabalho, ou seja, grupos de tipos de espíritos que se manifestam conforme os seus arquétipos nos terreiros da religião.
É importante não confundi-los com Orixás, deuses africanos que representam elementos e eventos da natureza, como a Iemanjá, considerada a protetora dos mares, e Xangô, conhecido como o pai da justiça. Os pretos velhos, por outro lado, pertencem a um grupo de espíritos desencarnados, responsáveis por atuar com a força do amor, da paciência e da fé.
Saiba tudo sobre a gira da Umbanda
A seguir, vamos falar mais sobre os preto velhos, as suas origens, as suas principais características, além de também indicarmos orações e oferendas que você deve fazer para essas entidades. Continue lendo!
Saiba mais sobre Pretos Velhos:
Quem são os pretos velhos na Umbanda?
Os pretos velhos são uma das linhas de trabalho na Umbanda. Eles estão relacionados ao arquétipo de idosos africanos escravizados, que morreram de velhice ou faleceram vítimas de tortura no tronco, um instrumento de crueldade em que os escravos eram acorrentados e chicoteados.
A idade avançada dos velhos pretos faz com que eles tenham muita história para contar e gostem de compartilhar as sabedorias que adquiriram nos seus tempos de cativeiro. Apesar de terem sido tempos difíceis, eles conseguiram suportar o sofrimento por meio da fé e da sensatez. Por isso, são considerados um grupo de espíritos guias de grande elevação mental.
Os pretos velhos, assim como outras linhas de trabalho (como os caboclos e os baianos), surgem em terreiros e casas de Umbanda. Geralmente estão conectados com a vibração de Omolu e, dessa forma, curam doenças, reconstroem corpos e harmonizam as vibrações utilizando a fumaça de seus cachimbos e ramos de arruda.
É comum que os pretos e pretas velhos sejam denominados de maneira diferente com objetivo de individualizar os seus atos. O mesmo acontecia com os escravos que vinham da África e que eram apelidados segundo as suas respectivas regiões de origem. Alguns exemplos incluem: Pai Francisco do Congo, que atua na linha de Iansã (Orixá da Justiça); Pai Francisco de Aruanda, que está presente na linha de Oxalá (Orixá da Liberdade); e Pai Francisco das Matas, que está na linha de Oxóssi (Orixá da caça).
No geral, todos esses espíritos aconselham os seus filhos e filhas, oferecendo dicas valiosas e sábias para que decisões sejam tomadas da melhor maneira possível. Além disso, também podem receitar remédios caseiros para curar indisposições e indicar oferendas e orações capazes de ajudar os seus protegidos.
Características de pretos velhos
Os pretos velhos pertencem ao arquétipo dos idosos africanos. Dessa forma, eles são senhores ou senhoras negras, de idade bem avançada, que viveram toda a sua vida nas senzalas, sendo escravizados no Brasil.
Usam vestimentas simples (as mesmas da época da escravidão) e, muitas vezes, também se apresentam com um chapéu de palha. No entanto, a principal marca dessas entidades são os cachimbos, utilizados, inclusive, para benzer e harmonizar as vibrações de seus filhos. É possível que também façam uso de bengalas ou cajados, que auxiliam em seus passos lentos e tranquilos.
Esses espíritos também utilizam, majoritariamente, as cores branco ou preto e branco. Isso acontece porque esses eram os únicos tons permitidos e disponíveis no cativeiro.
Outro símbolo muito característico dos pretos velhos é uma semente cinza com uma palha dentro, chamada de Guia de lágrima de Nossa Senhora. Era um amuleto muito comum nas senzalas, pois a planta utilizada para elaborá-lo era facilmente encontrada nas fazendas e nos campos de trabalho. A função desse objeto é trazer conforto e proteção espiritual para aqueles que o utilizam.
Origem e história de pretos velhos
Na época colonial, em vários países do mundo, como Portugal, França, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e Brasil, negros de diversas regiões do continente africano foram traficados, escravizados e forçados a trabalharem em lavouras e como empregados dentro das casas dos senhores.
Em território brasileiro, os negros chegavam nos portos de Recife e Salvador nos séculos XVI e XVII, e no Rio de Janeiro, a partir do século XVIII. Eram submetidos a todos os tipos de torturas e humilhações, mas conseguiam se unir por meio da fé e de seus rituais de liberdade, que envolviam rezas, batucadas e cantos para deuses africanos.
É nesse cenário que a falange dos espíritos dos pretos velhos foram formadas. A sua origem é brasileira e simboliza a união de escravos que, aos poucos, conseguiram envelhecer nas senzalas e passaram a cultuar, juntos, os seus Orixás e antepassados africanos.
Conheça a diferença entre Umbanda, Candomblé e Quimbanda
Os traficantes europeus sempre deram preferência para sequestrar africanos jovens e fortes. Poucos idosos vieram para o Brasil e, dessa forma, os pretos velhos envelheceram em seus cativeiros. Com o tempo, foram se tornando referência para os mais novos e passaram a carregar a sabedoria do uso de ervas, plantas e raízes, entre outras maneiras de cultuar os costumes africanos.
Esses idosos morreram com o passar dos anos. No entanto, voltaram para completar as suas missões na Terra. Até hoje, os pretos velhos utilizam o linguajar característico dos escravos e protegem seus filhos com os rituais que eram praticados à época.
Filhas e filhos de pretos velhos
Os filhos e filhas dos pretos velhos geralmente estão em busca de sabedoria, proteção e conselhos sobre a vida e o dia a dia. Eles procuram por ajuda e por uma pessoa que esteja disposta a ouvi-los com tranquilidade, além de ser capaz de oferecer dicas e ensinamentos valiosos sobre o mundo.
Essas entidades são muito pacientes com seus afilhados e os tratam com muito amor e carinho. Entretanto, se precisar corrigi-los, o fazem sem medo, pois consideram que repreensões são uma forma de amar e educar.
Os filhos dos pretos velhos precisam ter dedicação e ser fiéis ao que os espíritos pedem, confiando plenamente no que é solicitado. Além disso, também é indicado montar um altar e oferecer presentes, que podem incluir charutos, cachimbos, café e velas, conforme os gostos do preto velho em questão.
É necessário que os afilhados demonstrem cuidado, afeto e respeito por seu preto velho. Dessa forma, realizar orações, homenagens e pontos também é necessário, porque indica o reconhecimento dos atos feitos pela entidade até então.
Porém, é importante ter em mente que, para entender melhor qual entidade você é filho, é necessário frequentar um terreiro ou uma casa de Umbanda para receber as informações precisas e saber quais instruções devem ser seguidas.
Dia de pretos velhos
O dia do preto velho é celebrado em 13 de maio em todo o Brasil. A data remete ao momento em que a Princesa Isabel, em 1888, assinou a Lei Áurea, abolindo a escravatura em todo território brasileiro.
Não é à toa que o dia dessa entidade é comemorado em uma data que simboliza a liberdade dos negros no Brasil. E, claro, os terreiros de Umbanda não deixam a celebração passar despercebida e cultuam os pretos velhos com muita festa, dança, batucadas e oferendas, como café, fumo e bolos de fubá.
Durante os cultos desse dia tão especial, os umbandistas recitam cânticos e pontos que servem para cortejar a presença desses espíritos e fortalecer os seus poderes sábios, além de envolver todos os participantes do terreiro em um ritual intenso.
Pontos de pretos velhos
Os pontos (também chamados de cantigas) são utilizados para louvar, chamar ou se despedir de entidades como os pretos velhos. Confira algumas das principais abaixo:
Ponto para o Pai José de Aruanda
Barracão, telhado de Nzambi
Protege teus filhos
Traz o protetô
Vem Pai José de Aruanda
Chefe do terreiro
de Ogum e Xangô
É de Pai Ogum
É de pai Xangô (2x)
Viva o mestre, feiticeiro
Trabalha na Angola, no Jeje e Nagô (2x)
Ponto de chegada dos Pretos Velhos
Está iluminada a nossa banda
Está cheio de flor o meu Gongá
Está iluminada a nossa banda
Está cheio de flor o meu Gongá
Meu preto velho,
É tudo que eu peço
Meu preto velho,
Ilumina os caminhos por onde passo
Meu preto velho,
É tudo que eu peço
Meu preto velho,
Ilumina os caminhos por onde passo
Saudação aos Pretos Velhos
Yorimá, Yorimá...
Os pretos velhos nós vamos saravá
Eles sofreram, mas ensinaram…
Boa vontade, persistência e fé…
E quando eles apanhavam...
Eles rezavam pedindo proteção
Para o Senhor, que os castigava;
Sem piedade e sem compaixão
A lei de Zambi sempre seguia
Na esperança do seu passamento
Que um dia teria de vir...
Pela vontade de seus pensamentos
Yorimá, Yorimá;
Os pretos Velhos nós vamos saravá...
Ponto de Pai de Joaquim
O cajado de Pai Joaquim
Bate devagar mas pode doer
O rosário de Pai Joaquim
Tem mironga pra benzer
O cajado de Pai Joaquim
Bate devagar mais pode doer
O rosário de Pai Joaquim
Tem mironga pra benzer
Vem benzer, ó meu filho, ó vem benzer...
O rosário de Pai Joaquim
Tem mironga pra benzer...
Vem benzer, ó meu filho, ó vem benzer...
O rosário de Pai Joaquim
Tem mironga pra benzer...
Ponto de Pretos Velhos
Preto velho Senta no Toco
Faz o sinal da cruz
Pede proteção a Zambi
Para os filhos de Jesus
Preto velho Senta no Toco
Faz o sinal da cruz
Pede proteção a Zambi
Para os filhos de Jesus
Cada conta do seu rosário
É um filho que ali está
Se não fosse o Preto velho
Eu não sabia caminhar...
Cada conta do seu rosário
É um filho que ali está
Se não fosse o Preto velho
Eu não sabia caminhar…
Oração a pretos velhos
Oração para pedir proteção a um preto velho
"Bendito e louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, que conheceu, como os negros escravizados, as dores da humanidade. Bendito farol que ilumina e guia as santas almas da falange dos Pretos-Velhos, fazei-me manso(a) em minha razão, mas não submisso(a) aos desmandos alheios, fazei-me ciente de minhas ações e do quanto elas podem ser beneficiadoras ou prejudiciais a mim mesmo(a). Fazei com que o Preto-Velho - ou Preta-Velha - (diga o nome), me abençoe e proteja sempre. Auxilia-me nas minhas necessidades e, nas horas de desespero, amparai-me. Não permita que meu coração seja um baú de mágoas e dores. Limpai-me e purificai-me para que eu seja digno(a) de sua presença salutar. Afasta de mim todo mau-olhado, inveja, feitiçaria, mau espírito, tudo que possa me tirar da trilha da fé, devoção, caridade, dedicação e amor. Esteja sempre comigo a cada momento, amansando as ânsias brutas, os desejos desenfreados. Guia-me durante os dias e noites. Dai-me amparo, carinho e colo para que, descansado(a) e protegido(a), assim revigorado(a) no corpo e na fé, eu possa continuar minha caminhada em paz e prosperidade, em saúde e cura, até o dia em que Oxalá quiser nosso encontro. Assim, confiante da graça de vossa proteção em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, de Maria e de José, agradeço. Amém".
Desvende os mitos e curiosidades sobre a Umbanda
Oração para pedir a um preto velho libertação da culpa de erros passados
"Bendito e louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, farol das santas almas, nossos amados Pretos-Velhos. Nesse momento venho vos pedir, meu pai, Preto-Velho de devoção), auxilia-me a me libertar do cativeiro do passado que insiste em pesar em minha alma, em minha consciência e meu coração. Venho pedir humildemente que todos aqueles que em algum momento eu feri ou magoei com gestos, atitudes ou palavras, possam em nome de Deus, me perdoar. Que qualquer mal criado por mim, por minhas palavras ou por meus pensamentos em horas de raiva, medo, angústia, desespero ou dor sejam eliminados e apagados de meu coração e de minha mente. Sei que o amor de o Sagrado Coração de Jesus tudo perdoa, sei que as mãos dispendiosas da Virgem Maria a todos acolhe. Então, rogo, por intermédio de meu querido Preto-Velho ou Preta-Velha - (diga o nome), eu seja liberto(a) das amarras, dos cativeiros da culpa e do passado. Quebrem-se todas as correntes que me ferem, que me doem, pois sei que Deus me ampara e compreende, que sabe de minhas limitações e de minhas dificuldades e justamente por isso me deu esse guia maravilhoso para guiar e iluminar minha vida. Sei que, a partir desse momento, seu amor, sua paz e seu perdão inunda minha alma, mente e coração, e assim também me perdoo. Abro meu coração e minha alma pra uma nova vida e já a sinto pulsar em mim, livre, liberta, leve! Que assim seja. Axé e amém".
Oração para pedir paz interior a um preto velho
“Amado Pai Maior, de joelhos peço Vosso amparo divino neste momento.
Envie Suas irradiações vivas e divinas e envolva todo meu espírito, remova todas as imantações e vibrações negativas para que, equilibrado e harmonizado, eu possa invocar o trabalhar com o mistério dos Pretos Velhos.
Amados Senhores Regentes do Trono da Evolução, peço ao amado Pai Obaluaiê e à amada Mãe Nanã Buruquê que abra o Vosso Portal e acolha minha prece.
Amém!”
Oração para fazer a um preto velho em momentos de desespero
“Bendito Louvado Seja nosso Senhor Jesus Cristo, louvado seja São Benedito, Louvado seja Santo Antônio de Categeró e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Bahia. Peço as Santas Almas, principalmente ao meu Preto Velho que me conforte, que me dê o amparo de sua força, que me dê a força de sua paz, que me dê a paz de sua alegria espiritual, pois nesse momento, eu preciso saber que estou cercado, amparado e protegido por vós, meu protetor, e que sua luz e seu amor me dão sustento e ânimo para seguir em frente apesar de todas as correntes contrárias que já, nesse momento são quebradas. Eu agora me abro e deixo que vossa luz e vossa presença inundem meu ser, minha alma, minha mente, minhas emoções e as acalme, alivie minha ansiedade e desespero.
Sei que vossas mãos poderosas, com a força da Rainha das águas, Yemanjá, pega todos os meus pensamentos negativos, meus medos, minhas aflições, minhas angústias e as elimina nas águas do mar sagrado. Pego toda minha solidão, minhas confusões, minhas dores e receios e deposito nas mãos abençoadas de Oxalá e assim me sinto liberto de tudo que me cause frustração, desamparo, sofrimento ou dor. Abro minha alma e meu coração para receber nesse momento sua santa presença em minha vida e desde já sinto todo alivio, toda paz, toda serenidade, toda confiança, toda força, toda alegria e assim vos oferto toda minha gratidão em forma de oração. Salve Deus, salve Jesus, salve Maria e José, salve São Benedito e Santo Antônio de Categeró, Salve o meu protetor. Axé e amém.”
Rituais e oferendas a pretos velhos
Na umbanda, rituais, oferendas e simpatias fazem parte de trabalhos sérios, que devem ser feitos com muita cautela, pois podem prejudicar a vida de várias pessoas, estejam elas envolvidas ou não.
Por isso, caso o seu objetivo seja fazer um trabalho com foco em ter algo em troca ou se você estiver procurando uma maneira de afetar significativamente a sua vida, recomendamos que você procure um terreiro ou uma casa de Umbanda em que se sinta confortável.
Nesses locais, os pais de santo responsáveis irão te explicar com maiores detalhes o que são os rituais e oferendas, quando eles devem ser utilizados, e qual é a melhor maneira de evocar os pretos velhos ou outras entidades.
Abaixo, trouxemos uma simpatia que você pode fazer em casa, sem qualquer risco:
Simpatia para preto velho com objetivo de alcançar a paz
Tenha em mãos uma vela palito branca, galhos pequenos de arruda, guiné e alecrim, um copo de água mineral e uma xícara de café. Depois, acenda a vela branca e ofereça para os pretos velhos. No copo d’água, coloque as ervas e ofereça também a xícara de café. Posteriormente, faça a seguinte oração:
"Amado preto velho, de joelhos peço a vossa presença ao meu lado direito e que, através do meu lado sagrado, vós possais auxiliar-me e amparar-me neste momento de minha vida. Peço ao senhor que me equilibre energeticamente e acalme meu coração para que, equilibrado, eu possa direcionar meus pensamentos e escutar as vossas palavras através do meu eu interior. Os meus desejos e pensamentos já foram registrados nas telas vibratórias divinas e já estou sendo irradiado pelas esferas afins com meu estado de espírito ao qual me encontro nesse momento. Em sua imensa luz e sabedoria, interceda por mim, para que eu possa ser auxiliada pelas hierarquias de luz a qual estou ligado. Mostre-me meus erros para que consciente deles possa retificá-los. Ó, meu amado preto velho, seja o guia que me conduzirá a senda evolutiva do Divino Criador nesta terra de meu Deus. Remova todos os buracos, pedras e obstáculos que tem me prejudicado. Nunca deixe faltar a sabedoria necessária para que eu possa tomar as decisões certas e assim remover as situações que me perturbam. Nunca deixe faltar saúde em meu corpo material, pois sem ela não consigo viver dignamente nesta terra. Nunca deixe faltar o alimento de todo dia. Nunca deixe faltar esperança em realizar os meus sonhos e projetos. Em sua morada espiritual, zele por mim nesta terra de meu Deus".
Compartilhe o conhecimento dos pretos velhos com outras pessoas! Os pretos velhos são entidades poderosas, carismáticas e amorosas, que, apesar de terem sofrido muito em suas vidas na Terra, ainda se dedicam a ajudar os filhos que ainda permanecem nesse plano espiritual.
Se você gostou desse artigo, aproveite para compartilhá-lo com amigos e familiares para, dessa forma, espalhar mais conhecimento a respeito desse grupo de espíritos tão especial para a Umbanda!
Confira também: