Saturno, na mitologia romana, representa o tempo, assim como Cronos na mitologia grega. Na Astrologia, essa interpretação é um pouco mais aprofundada.
No Mapa Astral de uma pessoa, Saturno está relacionado não exatamente com o tempo, mas com a organização do tempo e da própria vida. O planeta também aponta as consequências das nossas ações.
O que você encontrará nesse artigo:
Conhecido por indicar a rigidez e a disciplina, Saturno é um planeta que tem muito a oferecer na essência de alguém. Então supere todos os estereótipos negativos sobre esse corpo celeste para entender como ele está atuando sobre a sua vida. Surpreenda-se com os detalhes de Saturno!
Saturno no Mapa Astral: características e significado
Se você não entende muito de Astrologia, não deve imaginar qual é o aspecto astrológico de Saturno no seu Mapa Astral. Poucas pessoas falam sobre esse planeta, porque ele é um planeta social. Por causa disso, a influência que ele exerce sobre nós não incide diretamente na nossa personalidade.
O poder de Saturno se manifesta nas nossas vidas quando pensamos nas leis, nas tradições e nas normas sociais, que conduzem nossa existência em sociedade. Inclusive Saturno está relacionado com a posição que ocupamos em uma comunidade.
FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO
Por esse aspecto, Saturno é o que define as limitações que temos em nossas vidas. O planeta mostra as restrições que você vai enfrentar ao longo da sua existência e quais são as responsabilidades que você deve assumir perante a sociedade.
Saturno também indica quais são as áreas da sua vida nas quais você precisa de mais esforço, mas que trazem resultados sólidos e confiáveis. Nesse sentido, o planeta também se relaciona com a passagem do tempo, a tradição, a experiência e as consequências dos seus atos.
Aspectos positivos e negativos de Saturno
Por falar sobre limitações e responsabilidades, Saturno parece ser um planeta chato, em palavras simples. No entanto, nada na Astrologia é totalmente bom ou totalmente ruim. Ao analisar esse corpo celeste com mais profundidade e cuidado, você vai entender quais são os aspectos positivos e negativos de Saturno.
Em um potencial harmônico, Saturno favorece o amadurecimento de um indivíduo, ajudando-o a desenvolver o autocontrole, a coragem, a determinação e o senso de sacrifício. Ele é o que mostra as responsabilidades que precisamos assumir para chegarmos ao fim que queremos, ou para resolvermos algumas situações.
Entretanto, em um potencial desarmônico, Saturno cria um sentimento de inferioridade, além de uma sensação de inadequação em relação à sociedade. O pessimismo e a hesitação podem se mostrar como um obstáculo, ou então o vício em trabalho pode desequilibrar os outros aspectos da vida de um indivíduo.
Saturno rege qual signo?
Os aspectos positivos e negativos de Saturno são mais aparentes no signo que esse planeta rege, que é Capricórnio. Pensando nas características de cada um deles, você já deve notar algumas semelhanças.
Desvende qual é o poder de Saturno para os signos
Assim como Saturno, Capricórnio é um signo bastante rígido e severo. Esse signo também representa uma figura de autoridade, que não é muito acolhedora. Ainda assim, é muito comprometida com bons resultados. Se Capricórnio e Saturno são disciplinados, é porque eles sabem aonde podem chegar.
Saturno nas casas astrológicas
Como saber quais das características de Saturno vão influenciar a sua essência? Ao analisar o aspecto astrológico de Saturno nas casas astrológicas, conseguimos descobrir como esse planeta atua em diferentes áreas da vida de uma pessoa. Até porque é isto que as casas astrológicas indicam: os diferentes aspectos da sua existência.
Analise como funcionam os diferentes ciclos de Saturno
Se você tiver Saturno em uma casa astrológica associada ao dinheiro, por exemplo, é sobre essa área da sua vida que o planeta irá agir com mais intensidade. Perceba como as vibrações desse corpo celeste podem se transformar, a seguir.
Saturno na Casa 1: estimula a maturidade e a seriedade, apesar de formar uma personalidade intolerante e desconfiada.
Saturno na Casa 2: favorece o autocontrole, sobretudo nas finanças, com alta habilidade para gerir os próprios recursos, ainda que diminua a autoestima.
Saturno na Casa 3: proporciona um compromisso sério com valores morais e regras, mas pode dificultar a fala nos momentos de se apresentar em público.
Saturno na Casa 4: mesmo que crie uma base sólida com os familiares, os outros relacionamentos são afetados pela insegurança e pela frieza.
Saturno na Casa 5: intensifica o talento e a criatividade, ao mesmo tempo em que torna o ego frágil, que só se envolve naquilo que realmente pode trazer bons resultados.
Saturno na Casa 6: destaca a responsabilidade com a carreira profissional, porém pode resultar em dificuldades para se enquadrar em um emprego.
Saturno na Casa 7: resulta em rigidez e seriedade nos relacionamentos, mas a falta de tolerância pode tornar as relações cada vez mais escassas.
Saturno na Casa 8: aumenta o aproveitamento a energia sexual para fazer transformações em si, embora haja dificuldade para declarar os próprios gostos no sexo.
Saturno na Casa 9: estimula o uso da razão para fazer escolhas, havendo uma tendência para o ceticismo e para as aventuras.
Saturno na Casa 10: favorece a carreira profissional e o alto comprometimento em cargos de chefia, ainda que possa resultar em mudanças bruscas no status social.
Saturno na Casa 11: desenvolve a preferência por relacionamentos mais estáveis, verdadeiros e duradouros, ao mesmo tempo em que pode criar desconfianças na amizade.
Saturno na Casa 12: intensifica o contato com a própria espiritualidade, estimulando a caridade a ponto de esquecer de cuidar de si.
Saturno nos signos
As vibrações de Saturno também são influenciadas pelo signo no qual esse planeta está. No seu Mapa Astral, você consegue identificar qual era o aspecto astrológico de Saturno no momento em que você nasceu. Dessa forma, é possível entender como as energias de determinado signo se unem às energias de Saturno.
A seguir, compare as características de Saturno de acordo com o signo ao qual ele pode ser associado. Se você já fez o seu Mapa Astral, é só ver qual é o aspecto astrológico do planeta no seu caso e mergulhar no seu autoconhecimento.
Saturno em Áries: favorece a liderança e a competição, ainda que haja uma tendência para a impulsividade.
Saturno em Touro: desenvolve o desejo pela segurança material, com determinação, resiliência e pouca paciência, em alguns casos, além de medo de se arriscar.
Saturno em Gêmeos: simboliza a facilidade para lidar com desafios de forma racional, ao mesmo tempo em que aumenta a intolerância às ideias diferentes.
Saturno em Câncer: promove a felicidade por meio do afeto e dos relacionamentos, mas é preciso tomar cuidado com o apego excessivo ao passado.
Saturno em Leão: intensifica a lealdade e o comprometimento com o que se propõe a fazer, sendo necessário desenvolver a flexibilidade.
Saturno em Virgem: aumenta o desejo de ter uma rotina bem estruturada e séria, embora seja importante abrir mão da tentativa de controlar tudo.
Saturno em Libra: forma pessoas otimistas e racionais, que resolvem problemas com facilidade, mesmo que se sintam responsáveis por tudo e por todos ao seu redor.
Saturno em Escorpião: favorece as mudanças que transformam a vida de uma pessoa, porém lidar com o apego e com a estagnação pode ser um desafio.
Saturno em Sagitário: estimula o desejo de realizar grandes planos, mas traz a ideia de que só vale a pena se arriscar naquilo que pode resultar em frutos excelentes.
Saturno em Capricórnio: preza a cautela e a segurança material, sendo fundamental buscar leveza em meio à rigidez da rotina.
Saturno em Aquário: cria um senso de coletividade que se torna concreto a partir de ideias criativas para atuar no mundo, no entanto pode elevar o sentimento de superioridade.
Saturno em Peixes: facilita a estruturação dos sonhos e proporciona mais sensibilidade, o que pode resultar em oscilações de humor frequentes.
Saturno retrógrado: o que significa?
Tudo que é retrógrado parece ruim, não é? Muitas pessoas acreditam que a retrogradação é algo negativo na Astrologia. Entretanto esse fenômeno é bem mais simples do que parece. Quando um planeta está retrógrado, significa que, do ponto de vista da Terra, parece que ele está se movendo para trás, como se andasse de marcha à ré.
É evidente que o planeta não está, de fato, andando em outro sentido, mas essa é a impressão que temos quando olhamos para ele. Por causa disso, as energias desse planeta podem ser um pouco diferentes do normal.
No caso de Saturno retrógrado, as vibrações desse planeta vão pedir que você faça uma revisão na sua vida. É fundamental que você reflita sobre a sua carreira, a sua relação com as autoridades ao seu redor e a sua imagem pública. No geral, pense sobre as regras e as limitações que te cercam.
Curiosidades sobre Saturno
Além das características de Saturno no Mapa Astral, existem algumas curiosidades que vão te ajudar a saber mais sobre esse planeta.
Use estratégias para viver melhor em sociedade
Desvende os fatos mais interessantes sobre esse corpo celeste, tanto na Astrologia quanto na Astronomia.
1) Por que Saturno é famoso?
Saturno é um planeta famoso por ter anéis ao redor dele, que o diferenciam dos outros planetas do Sistema Solar.
2) Quantos são os anéis de Saturno?
Saturno apresenta sete anéis principais, e cada um deles orbita em diferentes velocidades.
3) Qual é a pedra de Saturno?
A safira azul é a pedra que se relaciona com Saturno. No entanto, o lápis-lazúli também pode ser utilizado para fazer referência a esse planeta.
4) Qual é a cor de Saturno?
A cor associada ao planeta Saturno, na Astrologia, é o preto.
5) Qual dia é regido por Saturno?
Sábado é o dia da semana regido por Saturno.
Levando em consideração as informações que apresentamos acima, você entendeu que Saturno é o planeta das limitações na Astrologia. Ele te ajuda a pensar sobre as consequências das suas ações e a manter a disciplina. Porém, se você quer descobrir como ele atua diretamente na sua personalidade, faça o seu Mapa Astral!
Confira também: