Assim como o ano tem doze meses, os signos do Zodíaco também são doze. Mas, ao contrário do que muitos pensam, os signos não correspondem exatamente a meses específicos. Porque, segundo a Astrologia, o período que os signos influenciam seus nativos vai mais ou menos da metade de um mês até a metade do outro, por isso todos os meses “oferecem” duas possibilidades de signos.
O que você encontrará nesse artigo:
Os nascidos no mês de fevereiro, por exemplo, podem tanto ser nativos de Aquário quanto do signo de Peixes, dependendo do dia em que nasceram. Então confira este artigo para entender tudo sobre os aquarianos e sobre os piscianos, bem como sobre os decanatos desses signos e o que significa ter a Lua em um desses signos no Mapa Astral.
Signos de Fevereiro
Há duas possibilidades de signos do Zodíaco para pessoas que nascem no mês de fevereiro: Aquário ou Peixes, dependendo do dia em que nasceram.
O signo de Aquário é um signo que incute em seus nativos bastante independência, ousadia e senso de liberdade. Aquarianos são aqueles que nasceram entre 20 de janeiro e 18 de fevereiro. Este signo é regido pelos planetas Urano (inconformismo e transformações) e Saturno (responsabilidade e maturidade). O elemento deste signo é o Ar, e suas cores são o amarelo e o vermelho.
Já o signo de Peixes tem nativos sonhadores e idealizadores. Piscianos são os nascidos entre 19 de fevereiro e 20 de março. Este signo é regido pelos planetas Júpiter (crescimento e confiança) e Netuno (sonhos e imaginação). O elemento deste signo é a Água e as cores dele são verde e violeta.
Características de Aquário
Aquarianos são conhecidos principalmente por serem pessoas desapegadas, que não abrem mão da independência e da liberdade para agradar ao outro ou se manter em uma situação que não faz com que se sintam mais felizes. Apesar de amarem pessoas, lugares e momentos, não se prendem a eles e seguem em frente com facilidade, se isso for necessário.
Inovadores e criativos, os nativos de Aquário também são bons amigos, porque são muito sinceros e honestos sempre que abrem a boca para dizer alguma coisa. Além disso, eles odeiam rodeios e sentimentos ocultos, por isso sempre vão direto ao ponto, e esperam que as pessoas com quem se relacionam façam o mesmo. Enfim, aquarianos são sempre muito genuínos.
Por último, mas não menos importante, os aquarianos são pessoas tão indignadas e inconformadas com o modo como as coisas são que são quase revoltados. Além disso, é uma pessoa com bastante senso de coletividade, que está sempre pensando no que é melhor para todos, não somente para si mesmo. Eles odeiam ver pessoas em sofrimento.
Podemos dizer que os nativos do signo de Peixes são os mais sensíveis e sentimentais do Zodíaco. São pessoas sonhadoras, românticas e idealizadoras, mas também muito calmas, pacientes e empáticas, por isso dificilmente agem de maneira egoísta e estão sempre pensando no outro quando vão tomar suas decisões.
O problema de serem assim tão empáticas é que funcionam muitas vezes como uma esponjinha, absorvendo as negatividades que ouvem e se sentindo um pouco sobrecarregadas emocional e psicologicamente. E isso acontece principalmente porque são pessoas que têm dificuldade de colocar limites, de dizer “já chega”, de tanto que se doam ao outro.
Como amam uma zona de conforto, podem se tornar pessoas acomodadas em suas relações. Além disso, como fantasiam demais, resolvem os problemas em suas mentes e se esquecem de resolver na vida real. Por fim, são escapistas: quando as coisas ficam ruins, tendem a fugir para seu mundo interno, o que muitos podem entender como covardia, mas é só esse medo de encarar a realidade de frente.
Signo de Água
Peixes é um dos signos pertencentes ao elemento Água, ao lado de Câncer e Escorpião. Esses signos não pertencem a esse elemento por acaso, porque são conhecidos como signos que transbordam, e isso pode ser tanto positivo, pois representa abundância, quanto negativo, porque uma enchente pode causar muitos estragos, não é mesmo?
Todos os signos de Água têm a empatia como uma de suas principais características, então são pessoas bastante capazes de perceber, entender e acolher o outro. Além disso, é o signo das pessoas criativas e intuitivas, que ouvem bastante aquela “voz interior”. Como sabem cuidar e são criativas, podem se dar bem em carreiras médicas ou artísticas.
Enfim, os nativos de signo de Água são pessoas que amam se doar, que amam pertencer e sentir que são úteis para o outro. Sempre fazem tudo de coração e alma e têm dificuldade extrema de lidar com momentos de desmotivação, nos quais seu propósito e sua missão na Terra ficam meio nebulosos e pouco claros.
Signo de Ar
Aquário é um signo influenciado pelo elemento Ar, assim como Libra e Gêmeos. Os signos de Ar são os mais imprevisíveis do Zodíaco, porque, assim como um vendaval pode repentinamente se tornar uma brisa leve e agradável, eles podem mudar de ideia, de rotina e até mesmo de personalidade ao sabor do vento, do momento e das pessoas com quem se relacionam.
Isso faz com que os nativos de signos de Ar sejam pessoas bastante comunicativas, porque conseguem trocar com gente que entende e se interessa por assuntos muitos diferentes. Além disso, isso “conversa” com outra característica desses signos: adaptabilidade. Os nativos dos signos de Ar são como camaleões, que trocam de cor e atitude de acordo com o ambiente onde estão.
Por fim, como são pessoas com muitos interesses e que odeiam rotina, gostam muito de ter uma vida intelectual ativa, então podem ser devoradores de séries, de livros, de cursos e de outros tipos de conhecimento, além de amarem trocar com pessoas quem sejam cultas e inteligentes, pois assim estimulam essa necessidade de intelectualidade.
Decanatos dos signos
Apesar de as principais características dos signos aparecerem na personalidade de todos os seus nativos, a intensidade desses traços da personalidade depende de algo chamado decanato, que é pouco conhecido por muitos que acompanham Astrologia. Ou seja, dependendo do dia em que um nativo nasceu, algumas características são mais presentes na personalidade dele.
E a “culpa” disso é dos decanatos. Anualmente, o Sol faz um círculo de cerca de 360º ao redor da Terra, e cada 30º corresponde a um signo do Zodíaco. Mas há outra subdivisão geralmente ignorada: cada 10º desses 30º equivalem a um decanato. Portanto o primeiro decanato de um signo exerce diferentes influências em um nativo, em relação ao segundo e ao terceiro decanatos.
Parece confuso, mas não é! Preparamos abaixo uma lista que mostra todos os decanatos de Aquário e Peixes, os signos de fevereiro, para você entender a influência de cada um:
Decanatos de Aquário
1º decanato (nascidos entre 21/01 e 30/01): as características mais comuns do signo de Aquário aparecem com mais força aqui. São os aquarianos mais ousados, livres e independentes, além de terem um comportamento excêntrico e meio revoltado.
2º decanato (nascidos entre 31/01 e 09/02): um pouco influenciados pelo signo de Gêmeos, os nativos desse decanato são menos inflexíveis, bastante cautelosos e mais racionais, então pesquisam e refletem bastante antes de cada decisão, especialmente se for importante.
3º decanato (nascidos entre 10/02 e 19/02): relativamente influenciados pelo signo de Libra, esses aquarianos são bastante românticos e se entregam de coração a tudo o que fazem. Além disso, são muito conciliadores e menos inflexíveis do que o “aquariano padrão”.
Decanatos de Peixes
1º decanato (nascidos entre 20/02 e 29/02): esses são os piscianos mais “raiz”: são pessoas altamente sensíveis e que se emocionam facilmente, além de muito generosas e carinhosas. Além disso, são muito criativas, têm uma mente ágil e frequentemente se envolvem com arte.
2º decanato (nascidos entre 01/03 e 10/03): estes são os piscianos mais intuitivos, que têm maior tendência a ter envolvimento com espiritualidade. Ademais, são muito conectados à família e fazem amizades e novas relações com uma facilidade realmente impressionante.
3º decanato (nascidos entre 11/03 e 20/03): os piscianos de terceiro decanato são os mais intensos, independentes e impulsivos, então refletem muito pouco e agem quase que 100% baseados em suas emoções. São questionadores e um tanto inflexíveis, pois têm o gênio forte.
Lua em Peixes
Não é só o signo solar que influencia nossa personalidade. A posição da Lua em nosso mapa astral também ajuda a moldar quem somos. As pessoas que têm a Lua em Peixes costumam ser muito espiritualizadas e ligadas a assuntos esotéricos e intuitivos. São pessoas que tendem a acreditar no significado dos sonhos e que amam arte, especialmente música.
Essas pessoas se mostram extremamente disponíveis para o outro, seja lá quem ele for, e sempre demonstram disposição e disponibilidade para ajudar em qualquer situação. São muito empáticas, então conseguem ouvir e entender o outro com facilidade, o que ajuda na hora de aconselhar e de tentar compreender o mundo e a vida a partir do olhar de outra pessoa.
Por fim, são pessoas que costumam ter baixa autoestima e pouca autoconfiança, então, ao longo da vida, em diversos momentos precisarão trabalhar em si mesmas a ideia de que são capazes de conseguir o que desejam e merecedoras das melhores coisas, caso contrário podem acabar sendo um tanto pessimistas ou aceitando muito menos do que merecem de verdade.
Lua em Aquário
A influência que a Lua posicionada no signo de Aquário exerce é diferente do que traz o signo solar. Essas pessoas são muito apaixonadas pelas relações de amizade e pelos relacionamentos mais leves que cultivam na vida, especialmente por aquelas pessoas que ofereçam tanto gargalhadas quanto colo. Além disso, amam estar em grupo e adoram o coletivo, por isso adoram festas.
Ainda que amem o furdunço que é um grupo, são pessoas muito observadoras, capazes não só de captar a individualidade de cada um, mas de acolhê-la, então têm uma capacidade enorme de fazer pessoas de diferentes personalidades se sentirem acolhidas e cuidadas. São, enfim, extremamente flexíveis quando se trata de se relacionar com o outro.
Enfim, essas pessoas têm liberdade como um pilar de suas vidas, então odeiam precisar obedecer a ordens e regras, assim como odeiam impor regras e ordens para os outros, sejam como pais, filhos, parceiros em um relacionamento ou no ambiente de trabalho. Por fim, são pessoas encantadas e fascinadas por inteligência, então tendem a se envolver com pessoas cultas, dotadas de muito conhecimento.
Você também pode gostar:
- Desenvolva aprendizados com os signos de Ar
- Fascine-se com curiosidades sobre os signos de Água
- Aprofunde-se no conhecimento sobre o signo de Peixes
Pronto, agora você já sabe tudo sobre os emotivos e emocionados piscianos e sobre os independentes e livres aquarianos, além da influência dos elementos desses signos, de como se comportam os nascidos em cada decanato deles e de que forma a posição na Lua neste signo do Zodíaco pode influenciar a personalidade de uma pessoa.
Confira também: