Zinnia é minha essência floral favorita. De tempos em tempos, quando o cotidiano vai ficando mais pesado e cinzento, utilizo esta essência floral para que a leveza e o colorido da vida ressurjam.
Esta flor com certeza fascina e desperta logo ao primeiro olhar. Sua cor vermelho vibrante e as pequenas flores amarelas em seu centro nos remetem a uma sensação de vitalidade e alegria.
Na realidade, o que pensamos ser pétalas são os capítulos da flor, e o que pensamos ser o miolo é o espaço reservado a uma multidão de flores que lembram crianças brincando de roda.
Zinnia é uma herbácea anual que floresce principalmente na primavera e no verão, e que se adapta também em regiões de clima ameno e áreas tropicais. Pertence ao Sistema de Florais da Califórnia, criado por Patricia Kaminski e Richard Katz.
Claudia Stern, no livro Remédios Florais da Califórnia, cita as seguintes indicações para o uso de Zinnia:
- para pessoas sem senso de humor, pouco espontâneas, sérias demais e que quase nunca desfrutam a alegria da vida;
- auxilia a todos que se levam muito a sério. É útil também para adolescentes e crianças.
- também é indicada aos dependentes do trabalho ou de outras maneiras de fugir de si mesmos através do exercício de atividades de forma pouco equilibrada;
- diminui a tensão física.
Zinnia ajuda a recuperar a capacidade de brincar, de usufruir, de voltar a ser alegre, despreocupado, de poder rir de si mesmo; possibilita a expressão da criança que todos nós temos em nosso interior, a fim de poder desfrutar a vida, ser mais maleável e comunicar-se com mais vitalidade.
Os florais não possuem contra indicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade. São encontradas nas farmácias de homeopatia e manipulação, e podem ser utilizados por via oral tomando-se 4 gotas, 4 vezes ao dia.
Confira também: