Você sabe o que é a cabala? A cabala nada mais é do que uma tradição judaica que ensina as percepções mais profundas da nossa interação com o mundo e o propósito da criação, inclusive ensina fatos sobre a cosmologia judaica. Uma das vertentes dessa tradição se encontra com o tarot e, com essa combinação, nós conhecemos a Árvore da Vida.
A árvore da vida é uma estrutura que visa compreender o mundo físico, emocional e espiritual. Ela pode tanto ser usada para o entendimento do cosmos quanto do ser humano. Nessa árvore, nós encontramos 10 círculos — chamados de sefirot — que representam dez atributos divinos:
Malchut — Mundo físico, representa o mundo percebido pelos 5 sentidos;
Yessod — Segunda dimensão, onde se encontra a base e o fundamento de nossas atitudes;
Hod — Dimensão que visa o autoaperfeiçoamento;
Netsach — Dimensão ligada à permanência, à necessidade de insistir e confiar em determinado caminho;
Tiferet — Nessa dimensão, encontramos a contemplação e todos os aspectos relacionados à beleza, harmonia e equilíbrio;
Guevurá — Dimensão ligada à disciplina e ao nosso desejo de receber algo em troca pelo nosso esforço;
Chessed — Dimensão relacionada à misericórdia e ao desejo de compartilhar;
Hokmah — Esse sefirot representa o segundo estágio da criação: a sabedoria;
Biná — Nessa dimensão, encontramos o foco do entusiasmo, alegria e a porta para acessar o mundo infinito;
Keter — Tudo é possível nessa dimensão, ela é mais conhecida como dimensão do mundo infinito.
Leia também: 10 ensinamentos da Cabala
Todos os sefirot estão ligados às 10 cartas numeradas dos arcanos menores, que trazem mais detalhes sobre as nossas ações, escolhas e influências. E os 22 caminhos — as linhas que ligam os sefirot — estão ligadas às 22 letras do alfabeto hebraico ao mesmo tempo em que estão associadas aos 22 arcanos maiores, representando as nossas diretrizes divinas e possíveis destinos.
Caminho Keter - Hokhmah
Conhecido por ser o caminho da inteligência e evolução, ele está relacionado com o Arcano I - O mago (ou 0 - O louco).
Caminho Keter - Binah
O caminho da transparência, que nos faz ver as coisas como elas são. Está relacionado ao Arcano II - A Papisa (ou I - O mágico, o mago do poder).
Caminho Keter - Tiferet
Esse caminho é o que unifica o espírito com a nossa individualidade e está relacionado com o Arcano da Magia III - A Imperatriz (ou II - A Papisa, Sacerdotisa).
Caminho Hokhmah - Binah
Esse caminho representa o suporte do espírito e está associado à carta O Imperador ou A Imperatriz.
Caminho Hokhmah - Tiferet
Esse caminho traz a ideia da criação, das trevas e como evoluir nessa caminhada. Essa liga corresponde ao Arcano O Papa (ou O imperador, ou A Estrela).
Caminho Hokhmah - Hesed
Esse caminho nos propõe a ligação do amor e da sabedoria, para assim aprender a servir de maneira impessoal. A carta correspondente a esse caminho é O Enamorado (ou O Papa).
Caminho Binah - Tiferet
Esse caminho está ligado à nossa fé, tanto a Deus quanto a nós mesmos. Sua carta correspondente é O Carro (ou Os Namorados).
Caminho Binah - Gevurah
Esse caminho representa a nossa necessidade de encontrar a harmonia entre nosso espírito e nossa individualidade. A carta relacionada com essa ligação é A Justiça (ou O Carro).
Caminho Hesed - Gevurah
Esse é o caminho da aceitação e do suporte da individualidade. Sua carta correspondente é O Eremita (ou A força).
Caminho Hesed - Tiferet
Esse caminho representa o ponto de equilíbrio entre a força (poder de ação) e a nossa individualidade. A carta que simboliza esse caminho é A Roda da Fortuna (ou O Eremita).
Caminho Hesed - Nezah
Esse caminho traz os ideais e as aspirações do ser humano. Sua carta correspondente é A Força (ou A Roda da Fortuna).
Caminho Gevurah - Tiferet
Nesse caminho, encontramos as nossas virtudes espirituais sendo desenvolvidas. A carta que representa essa ligação é O Pendurado (ou A Justiça).
Caminho Gevurah - Hod
Esse caminho nos propõe um aspecto espiritual ligado a um julgamento, compreendendo o sacrifício das ideias e padrões do passado. Sua carta correspondente é O Sem Nome, A foice (ou O Pendurado).
Caminho Tiferet - Nezah
Esse caminho propõe o fim dos nossos impulsos a fim de elevar a nossa individualidade. Sua carta correspondente é A Temperança (ou A Morte).
Caminho Tiferet - Yesod
Esse caminho propõe uma via de mão dupla com a nossa personalidade e individualidade a fim de elevar a nossa consciência espiritual. A carta que representa essa ligação é O Diabo (ou A Temperança).
Caminho Tiferet - Hod
Esse caminho propõe a superação de nossos limites tendo em vista o caminho da sabedoria. Sua carta correspondente é A Torre (ou O Diabo).
Caminho Nezah - Hod
Esse caminho liga o nosso pensamento com a nossa capacidade de ação, sendo o principal suporte da nossa personalidade. A carta que simboliza essa ligação é A Estrela (ou A Casa de Deus).
Caminho Nezah - Yesod
Esse caminho traz a nossa imaginação sendo convertida para o nosso mundo subconsciente. Sua carta correspondente é A Lua (ou O Imperador).
Caminho Nezah - Malkhut
Esse caminho está ligado ao corpo humano e os seus instintos, principalmente os sexuais. A carta que simboliza esse caminho é O Sol (ou A Lua).
Caminho Hod - Yesod
Esse caminho está relacionado à inteligência coletiva e ao esclarecimento do universo. Sua carta correspondente é O Julgamento (ou O Sol).
Caminho Hod - Malkhut
Esse caminho é o que difere o homem dos demais animais, pois ela se refere à instrução a nível mental. Sua carta correspondente é O Louco (ou O Julgamento).
Caminho Yesod - Malkhut
Esse caminho representa a casualidade em um plano mais elevado e a aceitação do limite do espírito. A carta que simboliza essa ligação é O Mundo (ou O Louco).
Com o entendimento dos caminhos e sefirot junto à interpretação das cartas, é possível chegar a uma compreensão maior do mundo físico, emocional e espiritual de cada um. Ainda que “o Tarot e a Cabala” seja um campo de pesquisa aberto, pois muitas hipóteses nem sempre estão de acordo com a tradição cabalística.
Artigo escrito por Amanda Magliaro da Equipe Horóscopo Virtual.
Confira também: