Vamos começar esse texto explicando detalhadamente o que são crenças. Crenças são um conjunto de regras que direcionam suas ações e que explicam como o mundo funciona. No Wikipédia você verá a seguinte definição: “é o estado psicológico em que um indivíduo detém uma proposição ou premissa para a verdade, ou ainda, uma opinião formada ou convicção”.
Quem está no comando da sua vida?
Desta forma, nem toda crença limita sua vida. Se uma pessoa possui a crença de que consegue aprender qualquer coisa que se propuser, ela terá uma confiança em seus estudos e isso a ajudará. Entretanto, nem todas as crenças são positivas. Algumas podem gerar grandes dificuldades por manter a visão rígida da situação. Um exemplo de crença negativa seria uma pessoa que tem a seguinte narrativa: “Se tal pessoa me olhou estranho, então ela deve estar brava comigo”. Ou então, “Quando entro em uma sala e todos me olham, sei que então pensando de forma negativa”.
Mas como saber quais crenças são positivas e quais são nocivas para a minha vida?
Essa é uma ótima pergunta, pois quase ninguém consegue identificar suas crenças, já que operam de maneira automática. São pensamentos que passam em nossa mente e tomamos como verdade absoluta. No entanto, existem algumas estratégias que podemos utilizar para identificar nossas crenças limitantes e sair desse ciclo de autossabotagem. Aqui vou expor três técnicas. Se quiser saber mais pode também acessar meu canal no youtube.
Questione-se
Vamos partir do básico. Se um pensamento negativo surgir, questione-se se esse pensamento realmente traduz a realidade, ou se ele é apenas uma interpretação sua. Não o tome como verdade de maneira automática. Pode até ser que seja, mas se questionar sobre ele tira você do processo automático de seguir a crença limitante e tomá-la como verdade.
Como superar suas crenças limitantes?
Confira também: