Alguma vez na vida você já se sentiu andando em círculos? Essa é a sensação de quem está preso em algum padrão que se repete indefinidamente. O movimento natural da natureza é a evolução e quando você não está evoluindo, é porque está preso em um desses ciclos viciosos. A maior preocupação é: como sair deles?
Veja abaixo cinco passos para você aprender a lidar com esses ciclos e conseguir superá-los:
O primeiro passo é observar. Tente analisar a sua vida como se estivesse vendo ela de fora, de um outro ponto de vista. Use a observação para descobrir quais situações estão se repetindo e sempre trazendo o mesmo problema. Os problemas podem aparecer com uma roupagem nova, mas se você observar bem vai descobrir que existe um padrão repetitivo acontecendo.
O segundo passo é um processo interno que pode demorar um pouco para você se acostumar, mas é extremamente importante. Nesse momento, você deve parar de se vitimizar. Depois de descobrir onde estão acontecendo os padrões repetitivos em sua vida, é muito tentador se fazer de vítima e dizer que a culpa é dos outros, do mundo ou da sociedade. A verdade é que a responsabilidade é só sua e de mais ninguém. Só você pode parar esse ciclo vicioso em sua vida. Por isso, procure superar os pensamentos de vítima e assuma um papel de responsabilidade pelos seus problemas.
No terceiro passo você deve identificar quais são os seus comportamentos e atitudes quando os problemas do ciclo vicioso acontecem. A orientação aqui é clara e objetiva: você só vai conseguir consequências diferentes se agir e se comportar de forma diferente. Você tem que mudar como reage aos problemas da sua vida. Se sempre tenta resolvê-los de uma forma, agora é a hora de resolver de um jeito diferente. Seja criativo e arrisque sem medo de errar. Nesses casos, o pior erro é fazer tudo igual novamente.
Se mesmo depois de tentar mudar o comportamento você não esteja vendo muitos resultados, é hora de pedir ajuda. Não tenha vergonha de se abrir. O importante aqui é conversar com outras pessoas e pedir conselhos de como você pode superar esses ciclos viciosos. Mas lembre-se: peça ajuda a quem pode te ajudar, pois outras pessoas que também estão presas no mesmo problema não vão poder fazer muito por você enquanto elas mesmas não conseguirem se ajudar primeiro.
Para terminar os cinco passos de orientação vamos falar de algo que deve ser levado para a vida toda: o autoconhecimento. Somente conhecendo a si mesmo é que você vai conseguir pegar prática e identificar os ciclos viciosos mais facilmente e, consequentemente, sair deles mais rápido. Conheça a ti mesmo, e o universo abrirá as portas para você evoluir e seguir em frente. Boa sorte!
Confira também: