Alguns problemas que afetam nossas emoções e, consequentemente, o bem-estar são há muito tempo observados na sociedade. A ciência tenta explicar como acontecem alguns desses problemas com a esperança de encontrar soluções para eles. Um desses problemas é a solidão. Digo problema, pois para algumas pessoas em algum momento a solidão pode até fazer bem. Mas, para refletir sobre os estudos que a ciência tem feito, vamos analisar o lado negativo da solidão.
As mais recentes descobertas sobre o assunto estão vindo da neurociência. De acordo com um artigo publicado na “Science of Us”, o cérebro das pessoas solitárias funciona de forma diferente. É como se o cérebro das pessoas solitárias entrassem mais rapidamente em “modo de alerta” em busca de ameaças, o que gera nervosismo e depois o isolamento.
Outros estudos apoiam essa teoria citada acima e indicam que o cérebro dessas pessoas capta sinais de rejeição mais rapidamente. Uma dessas pesquisas, feita na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostrou, num estudo feito com palavras relacionadas a sentimentos, que os mais solitários estavam mais ligados a palavras de sentimentos negativos -- e isso de uma forma inconsciente, como se já estivesse enraizado no comportamento da pessoa dar valor a esses sentimentos. O que explicaria um pouco o porquê delas perceberam sinais de ameça mais rapidamente que os outros, pois isso já está funcionando num modo inconsciente para elas.
Se a neurociência diz que o cérebro de solitários funciona de forma diferente, mas ainda não nos dá solução para isso, o que a astrologia pode nos dizer?
A energia de alguns signos podem indicar uma tendência maior para a solidão e a melancolia. Por exemplo: Peixes quando se depara com ambientes e emoções negativas ao seu redor; Aquário quando percebe que seus ideais estão longe de se tornarem realidade ou, até mesmo, Capricórnio quando vê a desordem num nível que não pode consertar. Também podemos ver essa tendência à solidão quando uma pessoa tem muitos planetas na casa 12, a casa de Peixes, que é uma casa sensível e de contato com a espiritualidade e o plano astral.
Se você se sente muito isolado do mundo e isso te prejudica, estudar seu mapa astral pode te trazer respostas de como lidar com as energias pessoais em seu benefício, e assim poder equilibrar os aspectos introspectivos e extrovertidos que você tem. E, buscando o equilíbrio, suas energias afetam o funcionamento do cérebro, e nenhuma pesquisa dessas da ciência poderá te dizer o que fazer, pois o autoconhecimento já terá te fornecido as respostas que você precisa.
Confira também: