O Louco é a carta do “caia de cabeça” nas coisas, sem “medo de ser feliz”.
Esse Arcano é um dos mais conhecidos do Tarot, até porque sua imagem está presente nas cartas de jogar comuns, na forma do Coringa.
Aliás, você sabia que a origem do símbolo está justamente naquele bufão de chapéu de guizos da Idade Média? O que sempre dizia a verdade para o rei em forma de brincadeira?
Pois é!
História do Louco e seu significado principal
Essa figura foi tão marcante que quem conhece a história do Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, sabe bem da Festa dos Tolos, aquela na qual, por um dia, todos invertem papéis. Os nobres viravam camponeses, e vice-versa.
Com base nessa festa, outra importante e tão amada por nós, brasileiros, nasceu: o Carnaval, que até hoje mantém esta conotação de “suspensão das convenções”, quando tudo é possível, e o único objetivo é a diversão.
Isso acontece porque o Louco fala da caminhada rumo a novos horizontes, impelindo-nos a ser mais espontâneos, desapegados, corajosos e entusiasmados pela vida e a respeito de tudo que fazemos.
Afinal, lançar-se ao desconhecido sempre dá um frio na barriga. E se ficarmos temendo tudo que pode dar errado, certamente não iremos sair do lugar. Não à toa o Louco fale tanto de intuição, já que, sem ela, como teríamos convicção para nos arriscarmos?
Obviamente que esse movimento é sempre uma aposta com o Destino. Porém, este não quer saber de nossas estripulias, posto que essa carta é de total livre-arbítrio.
Como interpretar esse Arcano dos diversos planos da vida
Na sua vida material e profissional, você pode esperar por precipitação e negligência caso essa carta saia, chegando ao ponto, inclusive, de perder tempo ou dinheiro. Tudo por culpa de distração e falta de organização da sua parte.
> Faça uma consulta de Tarot personalizada
Já na vida emocional e nos relacionamentos, esse Arcano promete prazer, divertimento e aventura, mas pede que tenhamos cuidado com nossa imaturidade e ingenuidade, pois, devido à despreocupação e extravagância, podemos nos colocar numa "roubada".
Na vida espiritual, por outro lado, é sinal de negativismo e regressão, de vazio espiritual e também de uma falta de direção religiosa clara.
E como alerta e conselho?
Como tudo na vida, há momentos que a energia do Louco nos falta, e isso acaba nos fazendo mal. Por isso, como alerta, acaba retratando o medo de se lançar ao desconhecido, nossa ausência de iniciativa, de entusiasmo pela vida e de entrega emocional.
Ao mesmo tempo, como conselho, sugere que busquemos novos horizontes e inovações, que tenhamos dinamismo no nosso dia a dia, além de flexibilidade e coragem de seguirmos nosso próprio caminho.
Meditação do Louco
Encerro aqui com uma frase para sua meditação diária a respeito desse Arcano:
“Eu sou ingênuo em meus planos futuros, pois acho que tudo vai dar certo sem que eu precise me organizar. No entanto, acabo arrumando um monte de confusão.”
Confira também: