Nós, seres humanos, somos guiados a partir de nossos sentidos. Temos diversos, mas os principais são cinco: audição, visão, tato, paladar e olfato. O olfato, em particular, pode ser muito poderoso para diversos aspectos de nossa vida, como para superar traumas, por exemplo.
Cada cheiro que sentimos nos leva a momentos da nossa vida. Por exemplo: o cheiro de bolo de fubá lembra a casa da avó. O cheiro de terra molhada lembra aquela viagem especial para o interior. E assim por diante. Mas nem só de lembranças boas somos feitos. Muitas vezes, passamos por situações traumatizantes que nos causam feridas difíceis de serem cicatrizadas. E aí, como superar esses traumas?
O olfato pode nos ajudar mais uma vez. Assim como alguns cheiros nos lembram de situações específicas, há aromas que também nos ajudam a superar traumas. Isso porque são capazes de, literalmente, mexer com o nosso cérebro.
O olfato consegue, muitas vezes, permear nossa massa cerebral, atingindo regiões como o sistema límbico, ligada às memórias e emoções, além de ativar o hipotálamo, que produz hormônios importantes para o nosso corpo. Então, uma vez que é tão poderoso, como usar o olfato a nosso favor? A resposta é simples: por meio da aromaterapia.
A aromaterapia utiliza óleos essenciais específicos para reciclar nossas memórias. Em outras palavras, os aromas liberados pelos óleos, escolhidos de forma específica para cada tipo de situação, eliminam ou equilibram sentimentos e emoções antigos e ruins, que podem estar nos causando problemas.
Lembrando que a aromaterapia também serve para traumas físicos, não somente para os emocionais. Traumas como abusos sexuais, doenças e acidentes também podem ser tratados com a terapia dos cheiros. Porém é importante destacar que os tratamentos convencionais não devem ser descartados nesses casos. Consulte sempre seu médico e faça um trabalho em conjunto.
Então, para tratar os traumas, sejam eles de qualquer origem, quais são as melhores opções de óleos essenciais? Veja abaixo!
Não deu certo, e agora?
Muitas vezes, a forma generalizada de utilizar os óleos essenciais ajuda a diminuir os problemas, mas não a eliminá-los. Nesses casos, é preciso contatar um profissional de aromaterapia para que ele especifique a melhor forma de utilizar essa técnica para você. Lembre-se de que cada ser humano é único e, portanto, cada pessoa reage de uma maneira.
Confira também: