Há, no senso comum, a ideia de que gentileza é uma atitude praticada por pessoas fracas. Ser gentil parece ser sinônimo de ingenuidade ou fragilidade. Desse modo, o esforço para ser grosseiro com os outros passou a se tornar cada vez mais comum. Mas será que a gentileza é realmente uma debilidade?
Para começar, ser gentil não é uma tarefa fácil e requer dedicação e coragem. A pessoa gentil é atenta às necessidades dos outros e enfrenta problemas que não são dela para o bem alheio. Portanto, como algo que exige tanto esforço pode ser considerado uma fraqueza? É justamente contrário: é muito fácil ser uma pessoa rude, mas é necessária muita força para ser gentil.
Contudo, ainda que não seja uma tarefa fácil, ser gentil compensa o esforço. Um gesto de gentileza, por mais simples que possa parecer, é capaz de mudar completamente o dia – e, às vezes, até a vida – de alguém. Pode parecer algo trivial, mas está longe disso: às vezes, damos passagem para uma pessoa no trânsito, e, por causa disso, ela não se atrasa para uma prova e consegue se formar.
Às vezes, damos bom-dia para alguém, ele se sente querido e notado e, por isso, decide continuar vivo. Você pode não saber quais foram os impactos de suas boas ações, mas sua gentileza, certamente, vai se transformando em uma bola de neve do bem: uma pessoa alegre e feliz tem mais disposição para trabalhar e ajudar o próximo. A sociedade passa, aos poucos, a funcionar melhor, e os atos de gentileza inspiram outros atos de gentileza. Quando você menos espera, a comunidade ao seu redor está melhor e mais feliz, tudo por sua causa.
Por mais que se exijam coragem e empatia, os atos de gentileza podem ser muito simples – basta prestar atenção e ter disposição. A seguir listamos algumas atitudes que você pode passar a ter para praticar mais a gentileza e mudar o mundo ao seu redor para melhor.
1. Ceder seu assento àqueles que mais precisam (como idosos, pessoas com deficiência, grávidas etc.), mesmo que não esteja sentado em um lugar preferencial.
2. Oferecer um copo d’água ou comida para o carteiro ou qualquer outro prestador de serviço que vier à sua casa.
3. Cumprimente as pessoas com quem se encontrar, incluindo vendedores, zeladores, porteiros, garçons e outros que estão lhe prestando um serviço.
4. Ajude alguém a carregar objetos pesados.
5. Dê passagem para pessoas que parecem estar com pressa.
6. Não jogue lixo no chão e, se possível, recolha os que você encontrar.
7. Escute quem precisa desabafar, mesmo que você não saiba o que aconselhar.
8. Agradeça sempre que lhe fizerem algo, mesmo que seja “obrigação” da pessoa.
9. Não deixe sua bandeja de comida na mesa da praça de alimentação.
10. Deixe o lado esquerdo das escadas rolantes livre.
11. Desfaça-se de seu orgulho e peças desculpas sempre que estiver errado.
12. Ajude crianças que pareçam perdidas.
13. Sempre diga “por favor” antes de pedir por algo.
14. Ofereça para fazer tarefas domésticas a amigas que acabaram de se tornar mães.
15. Denuncie injustiças e nunca finja que não viu.
16. Empreste livros e outros objetos que não usa com tanta frequência.
17. Pare o carro para uma pessoa atravessar.
Você também pode gostar:
18. Converse de tempos e tempos com amigos antigos. Eles talvez precisem de sua amizade.
19. Ofereça água e ração para animais de rua. Se puder, regaste-os.
20. Doe sangue.
Você consegue pensar em mais coisas para acrescentar na lista? Certamente, há muito mais a se fazer, mas esses pequenos passos já ajudam bastante.
Que tal fazer pelo menos um ato de gentileza por dia? Compartilhe a ideia com seus amigos e família.
Confira também: