Uma das escolas astrológicas chinesas é o Bazi, também chamado de 4 pilares do destino, uma ferramenta desenvolvida há mais de cinco mil anos que se baseia na interação entre os cinco elementos chineses e os doze animais do zodíaco chinês. A tradução de Bazi significa 8 símbolos, ou caracteres, já que a construção do mapa astral segundo o Bazi envolve 4 colunas e 8 caracteres chineses, pelos quais se analisa a personalidade e o fluxo de energia de cada pessoa.
As quatro colunas são: a hora; o dia; o mês e o ano do nascimento de quem deseja fazer seu mapa astral. Dentro de cada coluna, dois caracteres são colocados. Um que representa o elemento correspondente a cada uma das datas (os elementos chineses são terra, fogo, água, metal e madeira) e um para o animal correspondente à data (os doze animais do zodíaco chinês são rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, galo, macaco, cão e porco).
A interpretação de um mapa astral dos 4 pilares do destino é bastante complexa, já que cada coluna tem diferentes significados, dependendo de que aspecto da vida da pessoa está sendo analisado. De forma geral, as colunas representam dois aspectos. O primeiro, são os traços herdados a partir da estrutura familiar do indivíduo:
-
Coluna do ano: os antepassados, avós e família anterior.
-
Coluna do mês: os pais.
-
Coluna do dia: o indivíduo e seu cônjuge.
-
Coluna da hora: os filhos e irmãos e irmãs do indivíduo.
Mais especificamente, o símbolo superior (elemento) representa os homens e o inferior (animais), as mulheres. Exceto da coluna do dia, onde o superior sempre representa o indivíduo, e o inferior seu parceiro, independente do gênero.
O segundo aspecto representa a evolução da vida do nativo:
-
Coluna do ano: infância (até cerca de 17 anos).
-
Coluna do mês: juventude (até cerca de 34 anos).
-
Coluna do dia: maturidade (até cerca de 51 anos).
-
Coluna da hora: idade avançada (de 51 anos em diante).
O significado de cada coluna é encontrado por meio da interpretação da interação entre o elemento e o animal. Esse resultado proporciona uma grande ajuda no processo de autoconhecimento. É possível compreender sua essência e em como isso pode lhe ajudar a interagir com o mundo, já que o Bazi oferece, além de maior consciência pessoal, uma visão ampla das interações familiares e no campo do trabalho. Tal conhecimento auxilia a lidar melhor com momentos difíceis e fazer o melhor dos momentos bons.
O Bazi completo conta com mais 9 colunas, ou ciclos da sorte, que correspondem a cada década da vida da pessoa, sendo por meio disso possível prever a fortuna do indivíduo em cada uma de suas décadas. O Bazi não indica um futuro imutável, nem ordena o que a pessoa deve fazer, ele apenas auxilia na tomada de decisões, baseando-se em como os ciclos de energia de cada indivíduo influenciam no presente e no futuro.
Confira também: