Quando o tema é horóscopo, a maior referência aqui no Ocidente são os 12 signos tradicionais — Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes —, cada um representando, em média, 30 dias.
No entanto, o tema Zodíaco não se limita a isso. Existem vários outros horóscopos que podem trazer informações igualmente relevantes, aprimorando ainda mais o nosso autoconhecimento.
Um deles, muito divulgado até mesmo por aqui, é o Horóscopo Chinês, que, assim como o nosso, também é composto por 12 signos. No entanto, é aqui que as diferenças começam a se destacar.
Para começar, esse Zodíaco tem como base o calendário lunar (em vez do solar), e seus 12 arquétipos são animais, cada um regendo um ano, e não um período mensal.
Outra questão é que esse horóscopo associa os animais aos elementos Água, Fogo, Madeira, Metal e Terra. Também não é comum ter previsão diária, e, sim, a associação entre elemento e animal para definir as energias do ano regido por essa interação.
Saiba como Capricórnio supera obstáculos com muito foco
Os animais que integram o Horóscopo Chinês são: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cachorro e Porco. Cada um tem seus próprios atributos, e o nativo regido por um determinado animal tem os traços dele influenciando seu jeito de ser.
No entanto, as diferenças entre esses horóscopos não fazem deles concorrentes. Aliás, se unirmos as características de ambos para analisar a personalidade de alguém, vamos ter uma definição bem mais abrangente e rica.
Já imaginou, por exemplo, como seria um sagitariano regido pelo Porco, ou um canceriano nascido no ano do Cachorro?
É hora de parar de imaginar, pois a gente resolveu fazer essa combinação um tanto inusitada, porém, divertida e inspiradora. Montamos uma coletânea incrível sobre o tema, e aqui vamos associar Capricórnio aos signos chineses. Se você é capricorniano, empenhe-se nesta jornada que pode levar você ao sucesso!
Como descobrir meu signo no Horóscopo Chinês?
Para descobrir qual é o animal que rege você, você precisa, primeiro, identificar o seu signo chinês.
Para tal, é necessário saber o ano em que você nasceu, de acordo com o calendário lunar chinês (que é diferente do nosso ano civil, pois se baseia no ciclo da Lua, resultando, portanto, em mais ou menos 354 dias, em vez de 365).
E, ainda que você possa ser uma pessoa esforçada e que gosta de contas, sabemos que o seu lado prático fala mais alto. Então, já fizemos essa parte. É só acessar nosso site e descobrir seu signo, gratuitamente e de forma prática.
Combinações do signo de Sagitário e o Horóscopo Chinês
Agora que você já sabe qual é o seu signo no Horóscopo Chinês, é hora de entender como ele pode contribuir para o signo de Capricórnio. Assim, você tem um leque maior de elementos para ajudar você a desvendar ainda mais detalhes sobre sua personalidade ou de algum capricorniano que você conheça. Confira!
Capricórnio e Rato: aqui, temos uma energia empreendedora, que não teme desafios, enfrentando-os com maestria. A honestidade também é um ponto forte, além de determinação, organização e inteligência. Por outro lado, esse nativo pode ser muito pragmático, extremamente cauteloso e um crítico impiedoso.
Capricórnio e Boi: essa associação resulta em uma pessoa que buscar o seu lugar ao sol, por meio do trabalho duro e da ética. A independência é uma busca nessa jornada. Para tal, é disciplinada, responsável e persistente.
Pelo lado negativo, pode demorar além do normal para atingir suas metas. Além disso, tende a ser inflexível, reservada demais e avessa a mudanças.
Capricórnio e Tigre: aqui, o dinamismo se une à perseverança, criando uma atmosfera propícia à realização de objetivos e sonhos. Trata-se de um nativo muito determinado e cheio de energia para atingir suas metas.
Descubra mais sobre os ascendentes de Capricórnio
No entanto, todo esse ímpeto pode resultar em impulsividade, ambição desmedida e competitividade tóxica.
Capricórnio e Coelho: toda a sorte do Coelho garante ao obstinado Capricórnio um destino bem-sucedido na vida — mas, como sorte não é tudo, aqui entra também o empenho máximo.
Por ter algumas facilidades na vida, o excesso de autoconfiança pode surgir, atrapalhando a jornada desse nativo e trazendo, também, um pouco de arrogância e dificuldade para enxergar outras perspectivas, especialmente sobre o que dá certo na vida.
Capricórnio e Dragão: nesta combinação, a vitalidade e a proatividade fazem com que esse nativo seja muito mais empenhado em obter conquistas e realizar seus planos.
É a personificação do ditado “Não sabendo que era difícil, foi lá e fez”. O problema é que tanta proatividade pode levar a subestimar os outros, se achando mais dedicado que os demais. É necessário exercitar a humildade.
Capricórnio e Cobra: o capricorniano regido pela Cobra é altamente estratégico e astuto. Não faz nada à toa e consegue traçar metas de forma eficiente e praticamente sem falhas.
É observador e intuitivo e sabe a hora de agir e a hora de recuar ou esperar. O ruim é que, com a prática da observação, ele tende a se tornar mais desconfiado, reservado e até rancoroso. E o desejo de chegar lá é tão forte que esse nativo pode se tornar manipulador e controlador.
Capricórnio e Cavalo: as energias capricornianas geralmente não são muito ousadas. São mais pragmáticos, realistas (e às vezes até pessimistas); mas o Cavalo vem dar um toque de liberdade e aventura, proporcionando um certo arrojo e desembaraço.
Com isso em equilíbrio e sendo bem usado, o céu é o limite. Só é preciso aprender a lidar com a paciência, dosar a teimosia e identificar os riscos.
Capricórnio e Carneiro: nesta combinação, temos pessoas íntegras e sinceras. São aquelas que vão ter sucesso por mérito e ética. As energias da Cabra vêm para trazer um pouco de cor e emoção para Capricórnio.
A diplomacia e a educação também são marcas desses nativos, que conseguem as coisas sem recorrer à força ou à ostensividade. Ainda que sejam cordiais, podem apresentar uma certa resistência a trabalhar em equipe. Se não dosarem as energias, podem oscilar emocionalmente.
Capricórnio e Macaco: a inventividade do Macaco pode trazer um lado mais versátil para o Capricorniano. O resultado disso são nativos que sabem usar a criatividade para alcançar seus objetivos.
Há também aqui o equilíbrio entre o planejamento e o improviso, que, se trabalhados e acionados na hora certa, trazem sucesso. Por outro lado, se não houver harmonia, o aspecto capricorniano vence, trazendo pessimismo, austeridade e um pragmatismo excessivo.
Capricórnio e Galo: capricornianos regidos por Galo são honestos, organizadíssimos, responsáveis e disciplinados. Usam o lado mais prático de sua personalidade e preferem pisar em terrenos que já dominam, pois isso traz mais segurança.
Podem vir a ser mais pessimistas, perfeccionistas e extremamente críticos. Também tendem a ter dificuldade para relaxar (olha o estresse batendo à porta!)
Capricórnio e Cachorro: nesta associação, os nativos se mostram muito constantes e regulares. São muito compreensivos, leais e protetores, sobretudo quando o assunto é família. Gostam de proporcionar segurança para os seus familiares e amigos.
Essa vontade de proteger e prover, porém, pode ir ao extremo de se tornar uma tentativa de controle, inflexibilidade e apego exagerado às regras.
Capricórnio e Porco: capricornianos que nasceram no ano do Porco são leais, confiáveis e dotados de uma grande força moral, que é a bússola de suas condutas. São dedicadíssimos, generosos e gentis.
Precisam ficar mais espertos, porque nem todo mundo é tão digno quanto eles, assim, por ingenuidade, eles acabam achando que todos vão agir da mesma forma ética com eles.
E aí? Conta para a gente o que você achou dessas combinações inusitadas? Tudo isso combinou direitinho com quem você é, ou teve pouca coisa em comum?
Aprofunde seus conhecimentos no Horóscopo Chinês
Agora, se o capricorniano não for você, mas alguém do seu círculo social, compartilhe este artigo com essa pessoa e mostre a ela novos elementos que vão ajudá-la a compreender muito mais sobre si e aprimorar o autoconhecimento.
Confira também: