A Casa 12 é uma das áreas mais enigmáticas e intricadas de um Mapa Astral. Além de concentrar todas as experiências e emoções vivenciadas desde a primeira casa, ela trata de temas delicados e intangíveis. Ao se associar a planetas e signos, ela acaba sendo influenciada por eles em todos os temas que rege. Aqui nós vamos falar sobre a Casa 12 no signo de Capricórnio, mostrando quais energias o signo mais focado do Zodíaco traz para essa relação.
Cada uma das casas astrológicas é naturalmente regida por um signo e um planeta. Mas, na elaboração do Mapa, elas também recebem as energias do signo que estava posicionado sobre ela no momento do nosso nascimento. Há ainda a possibilidade de surgir um ou mais planetas (ou mesmo nenhum), o que pode alterar ainda mais a mecânica dessa relação.
E vai ser justamente isso que vamos abordar aqui – os signos que surgem nas casas após os cálculos astrológicos. Então vem com a gente nessa jornada de descoberta, para saber tudo sobre essa associação astral, quais são as áreas regidas pela última casa e que características são mais marcantes em Capricórnio.
Saiba mais sobre Casa 12 em Capricórnio:
A Casa 12 no Mapa Astral
Associada ao signo de Peixes, essa é a Casa do Carma, do Inconsciente e da Espiritualidade. Ela versa sobre as áreas ocultas da nossa vida, as quais não conseguimos acessar por meio do nosso consciente, mas que nos influenciam de maneira considerável.
A Casa 12 mostra como nos relacionamos com o mundo superior e expressamos nossa fé e crenças, além de expressar as potenciais experiências místicas e transcendentais que porventura venhamos a vivenciar.
Além disso, expõe nossos medos, culpas, mágoas, traumas e complexos que sequer conseguimos identificar com lucidez, pois se encontram nas profundezas da nossa psique. É também onde se dão as nossas ilusões, sonhos e as idealizações que fazemos tanto sobre os outros quanto sobre nós mesmos.
Veja o que caracteriza o signo de Capricórnio
A Casa do Carma nos coloca num caminho de lições de vida, correção de padrões e superação de desafio, a fim de que aprendamos e nos tornemos nossa melhor versão. É aqui que vamos encerrar ciclos e passar as coisas a limpo, perdoando e sendo perdoados, para podermos seguir em frente.
Essa é também uma área de introspecção, que define os nossos momentos de solidão e rejeição, mas também de solitude e meditação. Solidão, aqui, também pode se referir a condições de confinamento físico – como a estada em retiros, hospitais e até mesmo prisões.
Outro tema digno de nota é o sacrifício, pois é nessa casa que lidamos com sofrimento, abnegação e renúncia. Ela também revela o quanto somos generosos, empáticos e solidários, sobretudo com populações marginalizadas. Por outro lado, toca na nossa propensão à vitimização, autossabotagem, dependência emocional e permissividade diante de abusos.
Características do signo de Capricórnio na Astrologia
Capricórnio é o décimo signo do Zodíaco e rege quem nasceu entre os dias 22 de dezembro e 20 de janeiro. Simboliza resiliência e foco, mas também revela certa inflexibilidade. Conheça os principais pontos fortes e fracos desse signo terreno.
Características positivas de Capricórnio
-
• Persistência e dedicação incansáveis, jamais desistindo dos objetivos e metas facilmente.
-
• Senso de responsabilidade, confiabilidade e seriedade quanto a relacionamentos, obrigações e tudo a que se propõe.
-
• Ambição e muita disposição para alcançar o sucesso.
-
• Disciplina invejável, organização e planejamento em todas as tarefas diárias.
-
• Prudência, cautela e análise minuciosa de todas as suas ações.
-
• Honestidade, integridade e irrevogável senso ético.
-
• Foco no trabalho, determinação e noção de hierarquia.
-
• Lealdade a todas as pessoas de seu convívio, valorizando-as e fazendo tudo em prol delas.
-
• Paciência e timing perfeito, sabendo sempre esperar o momento certo e se planejando efetivamente para obter resultados em longo prazo.
-
• Talento inato para liderar.
Características negativas de Capricórnio
-
• Rigidez excessiva, refletindo sua teimosia e inflexibilidade ante opiniões alheias, considerando que, muitas vezes, apenas as suas são válidas.
-
• Propensão ao pessimismo, com aquele olhar para o copo sempre meio vazio.
-
• Resistência a mudanças, em algumas situações.
-
• Ambição desmedida, caso haja um desequilíbrio entre ética e desejo pelo sucesso.
-
• Aparente frieza emocional, mas apenas pelo fato de não saber expressar seus sentimentos.
-
• Ceticismo exagerado, mostrando um comportamento desconfiado e questionador.
-
• Julgamento implacável, graças a uma visão crítica muito endurecida sobre si mesmo e os outros.
-
• Tendência a colocar o material acima da essência.
-
• Desejo por controle.
-
• Inclinação a guardar rancor por longos períodos, inclusive se fechando para os outros.
O que significa Capricórnio na Casa 12?
Quando Capricórnio está Casa 12, suas energias se depositam nas áreas regidas por essa casa, recebendo de volta as influências dela. Então temos traços como ambição e poder sendo tocados com profundidade e complexidade.
Esse é um signo de Terra, focado na materialidade e no que é palpável, tendo uma visão pragmática sobre as coisas da vida. Quando se choca com as energias do elemento Água e os temas da Casa do Inconsciente, há uma tendência a transformar em medo muitos dos traços capricornianos.
FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO
Por exemplo, essa configuração evidencia o medo da ambição e do poder – justamente duas das buscas mais valorizadas por esse signo. Outra tendência é esconder a rigidez e a natureza perfeccionista.
Por outro lado, há também uma potencialização do temor em não atender às expectativas capricornianas. Ou seja, é bem provável que haja um “engessamento” das ambições por medo de que o fracasso seja o único resultado possível dos próprios esforços.
Compare os três tipos de casas astrológicas
Em se tratando de espiritualidade, revela uma certa negação a tudo que não é palpável. Mas não quer dizer que não haja espiritualidade: é que a terra dá uma atenuada nesse aspecto, fazendo com que a fé seja praticada com uma “margem de segurança”, sempre pautada pelos limites da razão.
A solidão se materializa na recusa ao trabalho em equipe, na seletividade nos relacionamentos, realçando todas as dificuldades de uma vida solitária, além de possíveis sentimentos de autocobrança e culpas.
Mas esse também é um posicionamento de dedicação, abnegação e senso de responsabilidade, além de grande capacidade de superação e resiliência. A disciplina e a sabedoria desse signo podem ajudar a lidar com os desafios.
Confira, a seguir, as características pessoais da Casa 12 em Capricórnio. Mas saiba que elas podem variar, a depender de todos os outros achados no Mapa Natal de cada um de nós.
Características de quem nasce com Capricórnio na Casa 12
Ter Capricórnio na Casa 12 significa ser uma pessoa com uma espiritualidade bastante peculiar, delimitada pela razão e praticada com ressalvas, já que ela tem uma certa tendência a negar o transcendente, o oculto. É aquela pessoa que crê em algo, mas não se abre muito a experiências fora da curva.
É reservada e honesta, que pode, por vezes, se sentir engessada emocionalmente e tende a ocultar sua rigidez e perfeccionismo. Pode ter que lidar com medos inconscientes e restrições emocionais que obstam seu crescimento pessoal, espiritual e profissional.
Ela valoriza momentos de solitude, mas precisa estar atenta para não se isolar, pois não é alguém que valoriza muito a troca com equipes, além de ser muito seletiva nas relações, não deixando que qualquer um entre em sua vida – seja no amor, nas amizades ou na profissão.
Mas aqueles que fazem parte do seu “seleto grupo” podem comprovar sua generosidade e abnegação, sobretudo para lhes proporcionar uma vida tranquila e confortável.
Essa pessoa teme ficar sem recursos financeiros, falir e conviver com o fracasso, fora o pavor de se tornar improdutiva. Talvez por isso precise dosar seu impulso por conquistas materiais, tendo que contornar uma aparente ganância e abuso de poder.
Entenda a relação entre religião e o processo de individuação
É preciso buscar equilíbrio entre o material e o espiritual, pois são as suas (até renegadas) habilidades psíquicas que lhe permitirão praticar melhor a empatia e ajudar os outros. E é assim que a vida vai retribuir.
Precisa também aprender a não se cobrar demais (pois isso pode prejudicar sua saúde mental e física) e a se aprimorar no âmbito profissional, explorando novos conceitos sobre chefia e liderança.
O bom é que ela é uma pessoa altamente dedicada e focada, que trabalha duro em direção ao sucesso – não só o profissional e material, mas também aquele ligado ao propósito de vida.
As características listadas aqui caíram como uma luva na sua personalidade? Então há fortes indícios de que Capricórnio esteja na sua Casa 12. Quer descobrir se é verdade esse bilhete? Então faça já seu Mapa Astral aqui no site e veja esse e outros posicionamentos, para aprimorar o autoconhecimento e tirar o melhor que a Astrologia pode proporcionar em sua vida!
Confira também: