Casa 12 no signo de Escorpião é uma das possibilidades de combinação que uma pessoa pode ter no Mapa Astral. É a energia intensa e profunda desse signo de Água se encontrando com temas como espiritualidade, inconsciente e medos, regido pela última e mais complexa das casas astrológicas. E é sobre essa interação que vamos falar aqui.
Só para contextualizar: as casas são os 12 setores da mandala astral que representam as áreas de nossa vida (como família, saúde, pets, rotina, sexualidade e todo o resto). Cada uma delas é naturalmente regida por um signo e um planeta. Mas, na elaboração do Mapa de uma pessoa, surge mais um signo (que até pode ser o mesmo regente) e pode aparecer um ou mais planetas (ou mesmo nenhum).
E é esse o caso do nosso tema central: aqui vamos trazer as características de quem tem Escorpião na Casa 12. E, para você ter uma melhor ideia do quadro geral, vamos apresentar os temas dessa misteriosa casa, além de expor os principais traços desse signo regido pelo planeta Plutão, igualmente misterioso. Siga com a leitura para descobrir mais!
O que você encontrará neste artigo
A Casa 12 no Mapa Astral
Ligada ao signo de Peixes, essa é a Casa do Carma, do Inconsciente e da Espiritualidade. Ela rege as áreas da vida que estão ocultas e que não conseguimos associar de forma consciente – já que estão além da lógica –, mas que nos influenciam de maneira considerável.
A Casa 12 mostra o modo como nos relacionamos com o plano espiritual e expressamos nossa fé e crenças, além de revelar as potenciais experiências místicas e transcendentais com que podemos nos defrontar.
Saiba quais são os três tipos de casas astrológicas
Além disso, versa sobre medos, culpas, mágoas, traumas e complexos que sequer conseguimos identificar com lucidez, pois se encontram nas profundezas da nossa psique. É também onde se dão as nossas ilusões, sonhos e projeções que fazemos dos outros e de nós mesmos.
A Casa 12 nos mostra as lições de vida, os padrões repetitivos que precisam ser corrigidos e os desafios que devemos superar para que tenhamos a oportunidade de aprender e evoluir. Ela faz emergir os “acertos de contas” e a necessidade de perdoar para seguirmos em frente.
Essa é também uma área de introspecção, que determina os nossos momentos de solidão e rejeição, mas também de solitude e meditação. Solidão, aqui, também pode se tratar de situações de confinamento físico – como retiros, hospitais e até mesmo prisões.
FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO
Não podemos nos esquecer do sacrifício, pois é na Casa 12 que lidamos com o sofrimento, a abnegação e a renúncia. Ela também define nosso grau de generosidade e empatia, especialmente em relação aos mais vulnerabilizados. Mas também revela o quanto podemos nos vitimizar e permitir abusos e explorações por parte dos outros.
Características do signo de Escorpião na Astrologia
Escorpião é o oitavo signo do Zodíaco, e seus nativos vieram ao mundo entre os dias 23 de outubro e 21 de novembro. Simboliza a profundidade e a intensidade, revelando certa compulsão por controle. Mas ele vai além disso.
Veja mais alguns pontos positivos e negativos desse signo que compartilha do mesmo elemento que a última casa.
Características positivas de Escorpião
- Força de vontade, persistência, dedicação e paixão em tudo que vive e faz.
- Sensibilidade, percepção e intuição aguçada.
- Perspicácia, talento investigativo, senso estratégico, senso de oportunidade e mente visionária.
- Natureza de líder e facilidade para comandar e delegar.
- Profundidade, magnetismo e sensualidade.
- Alto grau de exigência, não se contentando com menos.
- Habilidade e expertise, o que lhe provê o título de especialista em todos os temas de seu interesse.
- Grande capacidade de superação e de regeneração, sobretudo após adversidades, mostrando a força de renascimento e de transformação.
Características negativas de Escorpião
- Desconfiança, retração e dificuldade para abrir para desconhecidos ou pessoas com as quais não tem intimidade.
- Teimosia e resistência a mudar de opinião, ainda mais quando está consolidada.
- Tendência a querer se vingar de qualquer desafeto, muito graças ao hábito de guardar ressentimentos e rancores.
- Desejo absoluto por poder e controle, além de mania de querer sempre impor a própria vontade.
- Ciúme irracional, apego exagerado e sentimento de posse, refletindo uma paixão violenta por pessoas e coisas.
- Propensão à manipulação, principalmente para alcançar seus objetivos (podendo, inclusive, usar seu poder de sedução para induzir a ação dos outros).
O que significa Escorpião na Casa 12?
Quando temos Escorpião na Casa 12, isso quer dizer que as energias escorpianas – como profundidade e intensidade – atuam sobre temas como o oculto e o inconsciente.
Aqui, ambos são regidos pela Água, o que revela uma profundidade emocional impressionante, que permite a exploração do mundo interior e do lado mais sombrio da psique.
A Casa 12 é também uma casa de segredos, e segredo é a marca registrada desse signo. Portanto há um interesse forte por ocultismo, espiritualidade e magia. Mas também se revelam desejos e fetiches estranhos e que são guardados a sete chaves, principalmente pelo medo de julgamento.
Examine o perfil completo do signo de Escorpião
Escorpião é um signo que toca em assuntos como morte e renascimento, que, em interação com as energias dessa casa, mudam um pouco o rumo: a curiosidade pela morte, algo que faz parte da natureza desse signo, dá lugar ao medo desse aspecto da vida.
Outros pontos negativos a serem observados nessa associação são: propensão à autossabotagem, vitimização e rancores extremos, revelando um lado sombra potencialmente cruel e vingativo.
A seguir, você vai conhecer as características pessoais da Casa 12 em Escorpião. Mas lembre-se de que elas podem variar pessoa para pessoa, a depender de todos os outros achados no Mapa Astral de cada um de nós.
Características de quem nasce com Escorpião na Casa 12
Ter Escorpião na Casa 12 significa ser uma pessoa com grande habilidade de ir fundo dentro do seu próprio eu e de assuntos delicados e complexos. Isso facilita a sua jornada de libertação por meio da cura de dores arraigadas em seu âmago.
Essa pessoa tem forte conexão com a espiritualidade, que também mexe com sua forma de enxergar o todo e de usar sua empatia, já que ela acaba tendo um olhar voltado para a coletividade. Além disso, alimenta o sentimento de que faz parte de algo muito maior.
É alguém de personalidade e temperamento fortes, intenso em suas emoções, mas que não as revela com tanta facilidade. Pelo contrário, tende a camuflar sua agressividade por trás de uma máscara de aparente normalidade. Mas, por dentro, está observando e investigando tudo à sua volta.
Por não conseguir expressar sentimentos com tanta facilidade, essa pessoa acaba guardando rancor e, no embalo, reprimindo suas paixões e seu lado mais hostil, o que pode intoxicar seu emocional.
Isso porque, quando um ressentimento ou algo que lhe causa aborrecimento vem à tona, ela alimenta sua fera interior. Porém apenas fica arquitetando vinganças e se sabotando, achando que isso vai atingir o outro – mas é ela que sai mais ferida nisso tudo.
Aprofunde-se na relação entre materialidade e espiritualidade
Pode ser que ela carregue em seu inconsciente registros de experiências de perdas ou de crises emocionais do passado. O que favorece essa repressão sentimental e também uma dificuldade de desapegar e de abrir mão de situações que já não se encaixam em seu contexto evolutivo.
Sente muito medo de se expor, pois teme se entregar ou mesmo ser julgada. Isso porque ela carrega dentro de si alguns desejos bizarros, que talvez sejam exagerados para os olhos dos outros.
Outro medo que pode aprisioná-la é o de morrer, o que pode ter a ver com esses traumas do passado, que já mencionamos mais acima.
Será que você é uma pessoa tão intensa assim? Se for igual ao que descrevemos aqui, é bem capaz de Escorpião estar posicionado na sua Casa 12. Quer tirar isso a limpo? Então faça seu Mapa Astral aqui no Horóscopo Virtual, para saber se tem esse posicionamento e descobrir todas as configurações sobre sua personalidade e modo de enxergar o mundo.
Confira também: