Casa 12 em Sagitário: um mergulho na espiritualidade

Casa 12 no signo de Sagitário é um dos inúmeros posicionamentos astrológicos que podem surgir nos cálculos de um Mapa Astral. Essa combinação traz a energia curiosa e exploradora desse signo de Fogo sobre temas como espiritualidade, inconsciente e medos, regido pela última e mais complexa casa astrológica. E é esse o nosso tema de hoje!

Direto ao ponto:

Uma breve contextualização: as casas são as 12 divisões da mandala astral e manifestam as diversas áreas de nossa vida (como família, finanças, autoexpressão etc.). Cada uma delas é naturalmente regida por um signo e um planeta. Mas, quando fazemos nosso Mapa, pode surgir um signo diferente e um, nenhum ou mais de um planeta.

E é justamente o caso que vamos trazer: aqui apresentaremos as características de quem se deparou com Sagitário em sua Casa 12. E, para promover um entendimento mais abrangente, falaremos sobre as áreas comandadas por essa enigmática casa, além de explicar os principais atributos desse signo de ritmo mutável e cheio de confiança e espirituosidade. Acompanhe a leitura!

A Casa 12 no Mapa Astral

Associada ao signo de Peixes, essa é a Casa do Carma, do Inconsciente e da Espiritualidade. Representa as áreas da vida que estão ocultas e não são facilmente acessadas por nosso consciente, encontrando-se além da nossa racionalidade, mas nos influenciando de maneira significativa.

A Casa 12 mostra a forma como nos relacionamos com o plano espiritual e expressamos nossa fé e crenças, além de indicar as possíveis experiências místicas e transcendentais com que venhamos nos deparar.

Homem vestindo terno refletindo sozinho. Conceito de introspecção e solitude.

Além disso, toca em medos, culpas, mágoas, traumas e complexos que sequer conseguimos identificar conscientemente, pois se encontram nas profundezas da nossa psique. É também onde lidamos com nossas ilusões, sonhos e (auto)projeções.

A Casa 12 nos põe em contato com as lições de vida, os padrões repetitivos que necessitam ser desconstruídos os desafios que devemos resolver para termos a oportunidade de aprender e evoluir. Ela joga luz sobre os acertos de contas e a necessidade de perdoar para seguirmos em frente. 

Aqui também é um espaço reservado para a introspecção, com o poder de determinar os nossos momentos de solidão e rejeição, mas também de solitude e meditação. Solidão, nesse sentido, também envolve situações de confinamento físico – como retiros, hospitais e até encarceramentos.

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO

Por último, mas não menos importante, temos o sacrifício. Pois é: é na Casa 12 que lidamos com sofrimento, abnegação e renúncia. Ela também mostra o nosso grau de generosidade e empatia, especialmente em relação aos excluídos.

Por outro lado, revela também nosso potencial de vitimização e as brechas que deixamos para que as pessoas se aproveitem de nós e nos explorem.

Características do signo de Sagitário na Astrologia

Sagitário é o nono signo do Zodíaco, e seus nativos estrearam no mundo entre os dias 22 de novembro e 21 de dezembro. Simboliza a liberdade e o desejo por aventuras, mas também expressa uma certa falta de comprometimento. E ainda tem muito mais a ser explorado. Descubra os principais pontos positivos e negativos desse signo regido por Júpiter.

Características positivas de Sagitário

- Independência, valorização da liberdade e gosto por e desbravar o mundo por conta própria.

- Compaixão, generosidade e disponibilidade para ajudar.

- Ávida curiosidade e desejo por buscar novas experiências e conhecimentos.

- Paixão e dedicação por tudo que decide realizar.

- Espirituosidade, bom humor e habilidade para tornar qualquer situação divertida.

Decifre o significado da Casa 12 no seu Mapa Astral

- Alegria contagiante e dom de não levar as coisas muito a sério, sabendo rir de si mesmo.

- Tendência a ver o melhor nas pessoas e situações, sempre olhando por uma perspectiva otimista.

- Destemor em assumir responsabilidades e se jogar nos projetos.

Características negativas de Sagitário

- Distração, inquietação e agitação exagerada.

- Propensão ao moralismo e ao fanatismo, sobretudo quanto às próprias crenças e convicções.

- Negligência, problemas com pontualidade e falta de responsabilidade, de preocupação e de comprometimento.

- Rebeldia, pretensão e tendência a desafiar a autoridade.

- Impaciência, principalmente quando as coisas não caminham do seu jeito.

- Falta de tato, comportamento direto e insensível e fama de ser arrogante.

- Inconstância e dificuldade para manter a coerência em pensamentos, ações e sentimentos.

- Inclinação a superestimar o próprio intelecto, sentindo-se superior e achando que está sempre com razão.

- Comportamento por vezes individualista e egoísta, com hábito de se colocar frequentemente acima de tudo e todos.

O que significa Sagitário na Casa 12?

Mãos femininas entregando bíblia para uma mulher.

Quando temos Sagitário na Casa 12, isso quer dizer que as energias sagitarianas – como curiosidade e desprendimento – agem sobre o setor que lida com o oculto e o inconsciente.

A décima segunda casa é muito associada às características dos signos de Água, já Sagitário é um signo de Fogo. Sendo assim, podemos ter aqui uma combinação de extremos se potencializando ou mesmo se atenuando.

Ou seja: de um lado, temos o Fogo sagitariano aguçando os temas profundos dessa casa; por outro, temos a Água aplacando algumas das energias mais inflamadas desse signo. Isso pode ser bom ou ruim, a depender de um bom ou mau aspecto.

Assim, podemos ter um mergulho na espiritualidade e na busca por filosofias, religiões e correntes que tragam resposta para o sentido da vida. Mas também nos deparar com uma ética distorcida ou bloqueada, bem como uma resistência a regras.

Conheça os detalhes sobre o signo de Sagitário

Sagitário na décima segunda casa revela medo da solidão e de conspirações morais. Sobre os próprios “fantasmas”, esse é um posicionamento que reforça o medo sagitariano de se comprometer, se envolver, se fixar, de ter raízes impossíveis de podar. Dessa forma, essa casa faz emergir e aguça muito do que é rejeitado por esse signo.

Mas, por outro lado, pode despertar demandas não exploradas, como a necessidade de reclusão para desenvolver a introspecção e o autoconhecimento e trabalhar melhor as próprias crenças.

A Casa 12 também evidencia o nosso grau de compaixão e generosidade, e, com Sagitário posicionado aqui, a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender as dores alheias é intensificada. A expansão sagitariana faz com que a solidariedade atravesse barreiras e seja amplificada.

Conheça, a seguir, as características pessoais da Casa 12 em Sagitário. Mas lembre-se: elas podem variar de indivíduo para indivíduo, isso porque a nossa mandala astral traz uma série de cálculos específicos e personalizados.

Características de quem nasce com Sagitário na Casa 12

Ter Sagitário na Casa 12 significa ser alguém profundamente interessado por assuntos espirituais, religiosos e filosóficos. É uma pessoa que gosta de um tempo consigo mesma para meditar, filosofar e entender melhor os seus processos internos.

Seu mundo interior é rico, cheio de ideias, refletindo uma abordagem esperançosa e otimista quanto a temas do inconsciente e de saúde mental. Ela anseia pela verdade e pelo significado da vida, e busca trabalhar suas questões cármicas, sobretudo as relacionadas com a liberdade e as regras.

Analise a relação entre espiritualidade e autoestima

Nesse sentido, pode sofrer vários bloqueios na avaliação da melhor atitude ética para lidar com as crenças religiosas e assuntos legais. Assim, uma de suas missões é aprimorar o seu conhecimento e desenvolver o sentido de ética. E ela vai obter essa expansão por meio das viagens, do estado meditativo e das experiências fora de seu ambiente.

Ela precisa também aprender a administrar seus medos, principalmente aqueles que o lado sombra do signo revela, entre eles a imaturidade, irresponsabilidade, medo de se comprometer e a inconsequência afetiva com o outro.

Ela precisa também aprender a se desvencilhar do medo da escassez, do desconhecido, da solidão, de perder a liberdade, de não acreditar e de lidar com as próprias fraquezas. É a energia da Casa 12 obrigando essa pessoa a encarar seus temores, romper esse ciclo e parar de se desviar pelo caminho mais fácil da jornada.

Mulher ignorando flores e declaração romântica de homem.

Mas, no geral, é uma pessoa generosa, empática e verdadeiramente interessada em resolver as dores alheias. Essa já é uma qualidade sagitariana, que, sob interação com última casa, se eleva a um outro nível.

Achou que tem uma boa parte das características listadas aqui? Então faça seu Mapa Astral aqui no site e veja se tem mesmo Sagitário posicionado na sua Casa 12. Além desse posicionamento, você ainda vai conhecer vários outros aspectos que, juntos, mostram grande parte de quem você é. Use essas informações a seu favor para evoluir ainda mais na sua jornada e obter o melhor da vida!

Confira também: