O ano de 2022 trouxe ótimas notícias, como o avanço da vacinação contra a Covid-19 e o controle da pandemia. Várias pessoas puderam voltar a encontrar entes queridos e amigos, os estabelecimentos comerciais voltaram a funcionar normalmente e a esperança se fez presente em muitos momentos.
Ainda assim, as dificuldades que a pandemia trouxe para a economia permaneceram. Tudo se tornou mais caro, até mesmo os programas de lazer. Dessa maneira, é fundamental se preparar financeiramente para o fim do ano, quando há um gasto maior com as festas e com os presentes. Veja como fazer isso com 5 dicas simples!
1) Acabe com as dívidas
O primeiro passo para ter dinheiro no fim do ano é acabar com as suas dívidas. Uma hora ou outra, você terá que fazer isso, então é melhor quitar tudo em vez de contrair novas pendências, com as compras de Natal ou viagens. Assim, você saberá qual é a quantidade real de dinheiro que pode gastar.
2) Respeite seu orçamento
Sabendo exatamente qual é o seu orçamento, mantenha-se fiel a ele. Para facilitar, organize em uma tabela quanto dinheiro você tem e no que pretende investir no final do ano, para evitar que a situação fuja do controle, ou até que você se esqueça de comprar alguma coisa.
3) Controle os gastos impulsivos
Sem dívidas, com seu orçamento bem definido e com tudo que você precisa pagar em mente, é essencial controlar os gastos impulsivos. Em geral, os efeitos que eles trazem são mais negativos do que positivos, e podem acabar te complicando em uma época importante do ano, que exige mais disciplina.
4) Faça uma reserva
Nos últimos meses do ano, se você tiver condições, pode começar a fazer uma reserva financeira, justamente para possíveis gastos que não estava prevendo. No entanto, você só vai conseguir deixar esse dinheiro sobrando se já tiver quitado todas as suas dívidas e se não adquirir novas.
5) Economize no que for possível
Economizar é sempre o caminho infalível para lidar bem com o seu dinheiro. No final do ano, pense bem sobre os gastos que você terá, para assumir apenas aqueles com os quais você pode lidar. Pense em presentes feitos à mão, cozinhe em família em vez de comprar tudo pronto e organize viagens que não sejam mais caras do que você pode pagar.
Você também pode gostar:
Seguindo cada uma dessas dicas, as suas finanças serão salvas no final de 2022. Inclusive você pode aplicar esses conselhos em outros momentos do ano, para fazer um controle dos seus gastos e não passar mais por esse tipo de aperto. Organize-se!
Confira também: