Na maioria das vezes em que ouvimos a palavra “retrógrado”, imaginamos que algo muito ruim está por vir. Afinal, nós só podemos evoluir e nos transformar se olharmos para frente, e esse movimento é justamente o oposto de algo “retrógrado”, que anda para trás.
Por causa disso, muitas pessoas interpretam que os planetas retrógrados na Astrologia são necessariamente negativos. Será que isso é verdade? Há duas maneiras de analisar esse assunto. Preste atenção a cada uma delas!
O movimento retrógrado de um planeta indica que, do ponto de vista da Terra, esse corpo celeste está se movendo para trás no céu. Para que você visualize melhor como isso funciona, imagine um relógio.
O Sol é o ponto de encontro dos ponteiros, bem no meio do relógio. O ponteiro das horas representa a Terra, e o ponteiro dos minutos representa outro planeta. Vamos supor que a Terra está chegando ao ponto correspondente às três horas e o outro planeta está quase alcançando os 50 minutos.
Ambos os corpos celestes estão realizando o movimento horário. No entanto, se a Terra olhar para o outro planeta, terá a impressão de que ele está se movendo para trás, porque ele ainda vai chegar no ponto pelo qual ela já passou.
Ou seja, os planetas retrógrados estão apenas realizando um movimento retrógrado em relação à Terra. E isso pode trazer consequências positivas ou negativas para nós, dependendo da maneira como iremos viver esse período. Logo, o movimento retrógrado não é o fim do mundo!
Desvende o significado dos planetas no Mapa Astral
Com as informações abaixo, entenda o que é melhor evitar ou fazer durante o período retrógrado de cada planeta. Aproveitando corretamente as energias que serão estimuladas, sua vida pode mudar para melhor.
Mercúrio retrógrado: atenção aos meios de comunicação, porque confusões podem acontecer.
Júpiter retrógrado: recomenda-se agir de maneira ética e evitar quebrar normas e regras.
Saturno retrógrado: dificuldade para fechar contratos, concretizar projetos e lidar com questões do passado em um relacionamento.
Netuno retrógrado: aumento das expectativas e das ilusões, que podem resultar em inseguranças e decepções.
Plutão retrógrado: cuidado redobrado com investimentos, poupanças e outras questões referentes a dinheiro.
Vênus retrógrado: momento para se conectar com a própria essência, analisando oportunidades que podem te agradar.
Marte retrógrado: desentendimentos podem gerar consequências graves, sendo essencial se expressar com cuidado.
Urano retrógrado: é indicada uma revisão de situações e de pessoas que oprimem a essência de uma pessoa.
Depois de aprender um pouco mais sobre os planetas retrógrados, saiba quais deles vão passar por esse processo em 2022, a seguir!
Janeiro de 2022
14/01 – Mercúrio retrógrado em Aquário
Maio de 2022
10/05 – Plutão retrógrado
10/05 – Mercúrio retrógrado em Gêmeos
Junho de 2022
08/06 – Saturno Retrógrado em Aquário
Julho de 2022
08/07 – Netuno retrógrado
30/07 – Júpiter retrógrado em Áries
Setembro de 2022
01/09 – Urano retrógrado em Touro
10/09 – Mercúrio retrógrado em Libra
Outubro de 2022
30/10 – Marte retrógrado em Gêmeos
Dezembro de 2022
29/12 – Mercúrio retrógrado em Capricórnio
Confira também: