Apesar de os signos serem uma referência comum quanto se trata de Astrologia, sabemos que ela vai além disso: há muitos aspectos a serem analisados por esse estudo, que promove autoconhecimento e nos permite conhecer um pouco mais sobre a nossa personalidade por meio da análise de diferentes perspectivas. Um desses aspectos são os elementos dos signos.
Cada um dos quatro elementos — Água, Ar, Fogo e Terra — rege três signos, trazendo para eles atributos únicos, que influenciam tendências, comportamentos e personalidades de seus nativos. Por exemplo, Água está ligado às emoções; Ar, ao poder de comunicação; Fogo é o elemento do ímpeto; e Terra traz estabilidade.
Entender o nosso elemento e as energias que ele traz para o nosso signo pode nos ajudar a lidar com nós mesmos e o ambiente que nos cerca, além de contribuir profundamente para o nosso desenvolvimento pessoal, permitindo que tiremos o melhor dessas características, a fim de avançarmos na nossa jornada evolutiva.
O que você encontrará neste artigo:
Calma, que logo você vai descobrir tudo sobre cada um desses elementos. Assim, vai poder saber mais sobre si, tendo uma visão mais ampliada da sua personalidade, de suas escolhas e sobre seu temperamento, para compreender melhor as suas necessidades e identificar, com mais assertividade, os seus pontos fortes e fracos. Continue a leitura e se surpreenda!
Terra: Touro, Virgem e Capricórnio
Esse elemento está ligado à estabilidade, praticidade, segurança e solidez. Está associado ao mundo material, das coisas concretas e palpáveis. Quem é regido pelo elemento Terra tende a ser alguém persistente, esforçado, responsável, trabalhador e confiável.
Confira a compatibilidade do seu elemento com seu parceiro
Como está relacionada a tudo o que é tangível, a Terra também carrega afinidades com o prazer físico, simbolizando a expressão daquilo que desejamos na vida material. Também rege pessoas pragmáticas, realistas, dotadas de propósito e que prezam o conforto e a estabilidade na vida. Os signos regidos por esse elemento têm traços muito parecidos, porém, apresentam também suas particularidades.
Touro: taurinos são perseverantes, estáveis e amam o conforto material. É, provavelmente, o signo mais trabalhador do Zodíaco (nem o esforçado capricorniano vence essa). Entre os pontos fracos, estão a teimosia, a possessividade e a dificuldade para aceitar mudanças.
Virgem: virginianos prezam a praticidade, a organização e o detalhismo. São analíticos e muito prestativos. Amam eficiência e colocam excelência em tudo o que fazem. O lado ruim é que são muito críticos e perfeccionistas e estão constantemente preocupados.
Capricórnio: esses nativos são persistentes, esforçados e miram no sucesso, tudo de forma ética e responsável. Sua ambição os faz evoluir na carreira. Por seu lado negativo, capricornianos podem ser um tanto inflexíveis e viciados em trabalho, além de terem dificuldade para expressar emoções.
Água: Câncer, Escorpião e Peixes
O elemento Água simboliza emoção, sensibilidade e intuição, além de renascimento e purificação. Está associado às profundezas de alguém, a tudo o que está guardado lá no nosso íntimo. Além disso, é um elemento que diz respeito à nossa criatividade e à capacidade de curar as nossas emoções.
Veja como um elemento pode influenciar no amor
Nativos regidos pela Água são mais intuitivos, solidários, perceptivos e empáticos. Conseguem se conectar com os outros em níveis profundos, compreendendo e decifrando as suas maiores necessidades. Podem ter habilidades mediúnicas e estão muito ligados à espiritualidade e a temas ocultos. Cada signo tem suas peculiaridades, embora todos compartilhem o básico do elemento.
Câncer: sensíveis e carinhosos, esses nativos são muito ligados ao lar e à família, por quem fazem tudo, graças a seu senso de proteção. Podem, no entanto, ser bastante ciumentos, dramáticos e sensíveis até demais, podendo guardar ressentimentos.
Escorpião: esse signo traz pessoas intensas, misteriosas e reservadas. Apresentam enorme profundidade emocional, são prestativas e determinadas. Pelo lado ruim, podem ser vingativas, exageradamente ciumentas e bastante desconfiadas.
Peixes: piscianos são amáveis, sensíveis e muito sonhadores. A criatividade é bem desenvolvida neles, além da espiritualidade, que é parte de sua natureza. Negativamente, podem se iludir demais, são muito distraídos e têm dificuldade de encarar a realidade, tendendo para o escapismo.
Fogo: Áries, Leão e Sagitário
Esse é o elemento do ímpeto, das paixões. Está relacionado à proatividade, ao pioneirismo e à capacidade de transformação. Expressa movimento, dinamismo, energia para correr atrás dos sonhos e objetivos. Evoca coragem, entusiasmo e força de vontade.
O Fogo também traz protagonismo, brilho próprio, senso de aventura e capacidade de liderança. Quem é regido por ele tem um grande gosto pela vida, gosta de desafios e é muito motivado. É alguém muito conectado com a pulsão da vida. Os três signos desse elemento carregam tudo isso, somado aos seus próprios atributos.
Áries: arianos são corajosos, ousados, não temem as dificuldades. Eles botam a cara para bater mesmo, são enérgicos e destemidos. Lideram e gostam de assumir riscos.
Leão: leoninos são inspiradores, iluminam tudo por onde passam. São também criativos, muito autoconfiantes e tendem a ser o centro das atenções, pois se destacam. Como pontos fracos, eles podem ser egocêntricos, autoritários, vaidosos e um pouco arrogantes.
Sagitário: aqui moram o espírito aventureiro e o senso de liberdade. Sagitarianos são otimistas, espontâneos e cheios de carisma, além de curiosos e brincalhões. Entre os aspectos negativos, temos: falta de comprometimento, irresponsabilidade (especialmente a emocional) e o famoso “sincericídio”.
Ar: Gêmeos, Libra e Aquário
Esse é o elemento das trocas, da comunicação e da sociabilidade. Além disso, está associado à intelectualidade, à lógica e ao pensamento. Pessoas regidas por esse elemento são muito inteligentes, curiosas e criativas e têm grande facilidade para versar sobre qualquer assunto.
Adoram socializar e se expressar. Prezam a liberdade e o movimento, são inovadoras e objetivas. Amam estar conectadas com os outros, trocar ideias e experiências, aprender e ensinar. Os três signos desse elemento carregam essas características e várias nuanças baseadas em suas próprias personalidades.
Gêmeos: geminianos são divertidos, curiosos e inteligentes. Amam se comunicar e fazem amigos com facilidade. São capazes de conversar sobre qualquer coisa. Traços negativos desse signo envolvem: superficialidade, falta de foco e inconstância.
Libra: librianos são equilibrados, gostam de conversar e são extremamente diplomáticos, sempre olhando os dois lados de uma situação com objetividade e justiça. Entre seus pontos fracos, estão: indecisão, futilidade e necessidade de agradar a todo mundo.
Aquário: esses nativos são independentes, revolucionários e progressistas e amam se dedicar a causas comunitárias e sociais. Entre seus maiores defeitos, estão excesso de individualismo, distância emocional e insubordinação.
Estude a relação entre os 4 elementos e os planetas
Conhecer os elementos dos signos e saber como eles nos regem pode nos ajudar a lidar com a nossa personalidade, identificando nossas forças e fraquezas, para que possamos nos aperfeiçoar e transmutar nossas falhas em propósitos e potencialidades.
Também nos auxilia a lidar com os outros e o mundo ao nosso redor, permitindo que nos comuniquemos de forma mais assertiva. Mergulhe nesse incrível universo e conheça mais sobre si, aprimorando seu autoconhecimento.
Confira também: