Vamos supor que você seja leonino. Mas, frequentemente, você percebe características cancerianas em você. Você pode achar isso muito estranho, mas não é. Na realidade, o que pode estar acontecendo é que você, ao invés de ser leonino, é nativo de Câncer.
Sim, é possível que isso aconteça. Mas, antes de explicar exatamente o motivo, vale dizer que uma pessoa não recebe influências apenas do seu signo solar, uma vez que cada um de nós tem o próprio mapa astrológico, no qual estão presentes os outros signos. Ou seja, cada um em sua casa, ou fatia do mapa astral. Além, é claro, sofrermos influências diretas dos planetas e seus respectivos posicionamentos e outros astros, como o Sol e a Lua.
Mas, o nosso maior influenciador é nosso signo nativo, aquele que abrigava o sol no momento do nosso nascimento. Porém, é justamente aí que mora a razão do equívoco de muitas pessoas que acreditam serem de um signo, quando na verdade são de outro – ou o anterior, ou o posterior.
Tudo depende do exato momento que a pessoa nasceu, o que pode ser num período entre dois signos, ou seja, entre duas posições diferentes do mapa astral. E, para definir isso, até mesmo dois minutinhos podem fazer toda a diferença.
Pense o seguinte: a casa de cada signo possui 30 graus e o sol demora 30 dias para percorrer cada casa. Mas, esse tempo é um pouco variável. Se o Sol entrou em Virgem às 20h30 do dia 23 de agosto, por exemplo, quem nasceu até antes desse horário é leonino. É claro que, quanto mais próximo do momento da completa transição solar, mais forte será a presença de características de Virgem nesse leonino – no caso do exemplo dado.
Portanto, as transições de um signo para o outro, apesar de ocorrerem de fato a cada 30 dias, não são exatas em horas e minutos. Então você pode, sim, achar que é de um signo quando, na verdade, é do signo anterior ou posterior.
Investigue cada parte do seu Mapa Astral e se conheça mais
Logo, fica claro que é impossível alguém ter dois signos. Ou seja, se você é taurino, mas possui muitas características geminianas, talvez você tenha nascido no momento próximo do momento de transição dos dois signos, ou talvez seja geminiano e ainda não saiba. Mas, ou você é um, ou é outro; impossível uma mesma pessoa ter dois signos solares.
E se você de fato nasceu na transição de dois signos, você nasceu em um momento chamado cúspide. Cada cúspide dura alguns dias (os dias finais de um signo e iniciais do próximo) e reserva um tipo de energia diferente para cada pessoa que nasce em seus posicionamentos.
Se você nasceu entre Capricórnio e Aquário (de 16 a 22 de janeiro), você será energizado pela cúspide da imaginação. Entre Aquário e Peixes (15 a 21 de fevereiro) fica a cúspide da sensibilidade. Entre Peixes e Áries (período de 17 a 23 de março) a do renascimento.
A transição entre Áries e Touro (16 a 22 de abril) reserva a cúspide do poder. Entre Touro e Gêmeos (17 a 23 de maio) a da energia. Entre Gêmeos e Câncer (17 a 23 de junho) está a cúspide da mágica. A transição de Câncer para Leão (19 a 25 de junho) abriga a cúspide da oscilação.
Entre Leão e Virgem (19 a 25 de agosto) está a cúspide da exposição. A transição de Virgem para Libra (19 a 25 de setembro) é a cúspide da beleza. Entre Libra e Escorpião (19 a 25 de outubro) está a cúspide do drama e da crítica. Entre Escorpião e Sagitário (18 a 24 de novembro) está a cúspide da revolução e, por fim, a transição de Sagitário para Capricórnio, de 18 a 24 de dezembro, é a da profecia.
De qualquer forma, é importante frisar mais uma vez que cada indivíduo recebe influências de todo seu mapa astrológico.
Mergulhe no significado de Cúspide e tenha uma surpresa
Portanto, o signo solar define a personalidade, mas o posicionamento da lua vai influenciar em suas características, assim como Mercúrio, Vênus e todos os outros astros também vão.
Confira também: