O baralho cigano é um baralho utilizado pelos povos ciganos europeus para o ato de divinação e leitura oracular. Sua origem é incerta. Como os povos ciganos estavam sempre de mudança, não se sabe ao certo quem criou e em que lugar foram criados os símbolos que foram associados aos naipes do baralho comum. Alguns defendem a tese de que são símbolos adaptados do tarô tradicional, outros acreditam que pode ter sido uma criação de uma esotérica francesa do século XVIII, a madame Lenormand.
O baralho possui 36 cartas e o significado de cada uma delas vai além da interpretação de símbolos. É necessário o uso da intuição e da conexão espiritual com a questão para a qual está buscando a resposta. Devido a esse aspecto, dizem que antigamente apenas as mulheres poderiam ler as cartas do baralho cigano, pois somente com a intuição feminina poderia ser feita uma leitura perfeita das cartas, além da conexão com a deusa mãe e a fertilidade da terra.
Na leitura das cartas pode aparecer um dos quatro naipes (também utilizados no baralho comum). Cada um com o seu significado:
-
Copas – representa o elemento água, as emoções e os relacionamentos.
-
Ouro – representa o elemento terra, os bens materiais, o trabalho e o dinheiro.
-
Paus – representa o elemento fogo, a inspiração, a espiritualidade e a sabedoria.
-
Espadas – representa o elemento ar, a mente e o intelecto.
Veja alguns significados de cartas para ter uma ideia de como o baralho cigano pode trazer respostas, ideias e inspirações de acordo como propósito da consulta:
Confira também: