“Devemos praticar firmemente a paz, imaginando nossa mente como um lago sempre calmo, sem agitações, sem mesmo ondulações para perturbar sua tranquilidade e, aos poucos, desenvolver esse estado de paz até que nenhum acontecimento da vida, nenhuma circunstância, nenhuma outra personalidade seja capaz, sob qualquer condição, de encrespar a superfície do lago ou despertar em nós sentimentos de irritabilidade, depressão ou dúvida.
Ajudar-nos a efetivamente reservar poucos momentos diários para pensar serenamente na beleza da paz e nos benefícios da calma, e compreender que não é através de preocupação ou de ansiedade que poderemos realizar mais; mas sim, que nos tornamos mais eficientes em tudo o que empreendemos, através de pensamentos e ações calmos e serenos”.
Estas foram palavras do médico inglês Edward Bach, precursor da Terapia Floral e criador dos Florais de Bach. Celebramos no último dia 24 o seu aniversário.
O Dr. Edward Bach nasceu em 24 de setembro de 1886 em Moseley, na Inglaterra. Formou-se em medicina e trabalhou no tratamento dos feridos durante a Primeira Guerra Mundial. Tornou-se bacteriologista. Em 1919, ingressou no Hospital Homeopático de Londres, onde conheceu a obra de Samuel Hahnemann, o fundador da homeopatia.
Durante algumas observações durante um jantar no ano de 1928, concluiu que as pessoas se encaixavam em grupos de tipos diferentes. Sendo assim, cada grupo reagiria às doenças de uma forma específica. Naquele mesmo ano foi ao País de Gales e descobriu as primeiras essências florais. Em 1930, deixou tudo para trás e resolveu dedicar-se às pesquisas no campo em busca de mais florais.
O sistema dos Florais de Bach é composto por 38 essências florais e o Rescue Remedy. O Rescue Remedy é uma combinação de cinco essências florais. Pode ser utilizado em situações emergenciais bem como em qualquer ocasião que gerar tensão como por exemplo: ao receber notícias desagradáveis como a morte de um ente querido, antes de uma prova ou entrevista, no dia do casamento entre outras situações. O Rescue Remedy vai restaurar o equilíbrio e a harmonia interior.
Ainda hoje os florais são utilizados da mesma forma de quando foram criados e devemos isso aos companheiros e amigos do Dr. Edward Bach, a quem ele confiou a responsabilidade de continuar seu trabalho.
Confira também: