Quaresma: dicas para ficar bem espiritualmente durante este período

A Quaresma representa um tempo muito importante na vida de todos os cristãos. Esse período, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas e é finalizado no Domingo de Cinzas, tem como principal objetivo preparar as pessoas para a celebração da Páscoa.

Durante esses 40 dias, os seguidores do cristianismo procuram se purificar para, assim, passar pelo renascimento de Jesus Cristo com a melhor versão delas mesmas. É comum que elas passem por um período de jejum, façam penitência e se desprendam dos bens materiais. Assim, elas conseguem enxergar somente aquilo que realmente importa em suas vidas: a humildade.

O crescimento espiritual é um termo que pode exemplificar de maneira muito eficiente a Quaresma. Não só isso: os cristãos que respeitam esse período também se renovam, passando por um período de renascimento.

Entretanto, é importante ter cuidado. Isso porque, nesse período de 40 dias, as energias do baixo astral, também conhecido como Umbral, ficam mais próximas da Terra. Assim, é comum que a gente se sinta tentado a fazer coisas que normalmente não faríamos e muito provavelmente são consideradas um pecado. Não só isso: indivíduos que possuem maior sensibilidade são até mesmo capazes de sentir algo pesado no ar, algo que vai piorando ao passar do tempo.

Conheça os benefícios do banho de purificação para a Quaresma

Além disso, acredita-se que todo o abuso – de álcool e de festa, por exemplo – que antecede a Quaresma e possui conexão com o Carnaval também contribui para que a energia desse período se torne bastante negativa.

ara passar pela Quaresma sem nenhum tipo de problema e sair renovado e ainda mais forte dela, é necessário ter muita força de vontade. É interessante, também, tomar algumas medidas para não se deixar levar pelas más influências que estão no ar.

A seguir, você encontra as melhores dicas para enfrentar a Quaresma e evitar qualquer tipo de situação negativa em sua vida durante esse período. Confira agora mesmo!

1 – Evite cores escuras

A Quaresma é um período sagrado. Por isso, é importante se vestir de acordo com o que ela prega. Cores claras são as melhores opções. Dessa forma, você afasta um pouco das energias negativas e também evita que espíritos maléficos e encostos se atraiam por você justamente por conta das cores escuras. É importante eliminar de seu guarda-roupa, durante esses 40 dias, roupas pretas, roxas, marrons e vermelhas. Aposte no branco, no azul, no amarelo e em tons pastel.

2 – Jejue

Mostrar que você está se esforçando para cumprir os mandamentos cristãos por meio do jejum é uma boa tática para afastar as energias negativas de você. Isso porque a sua força de vontade irá intensificar a sua fé. Sendo assim, a presença de Deus ao seu lado se tornará mais forte, e todo e qualquer tipo de espírito maléfico ficará acuado, sem coragem de chegar perto de você.

Imagem de uma jovem sentada. Sobre uma mesa a bíblia aberta, um copo com água e um pão, simbolizando o jejum durante o período da Quaresma.

O jejum, contudo, não deve fazer mal ao seu corpo. É importante se alimentar de maneira a se manter forte e saudável. Você pode estabelecer um dia para jejuar, por exemplo. Caso escolha medir sua alimentação diariamente, uma opção é fazer um jejum parcial ao menos um dia por semana.

3 – Harmonize os ambientes

Existem diversas pedras que possuem imenso poder. Elas são capazes de afastar toda e qualquer energia negativa ao mesmo tempo em que criam um escudo de proteção ao nosso redor.

Aprenda a usar os cristais de cura

Sendo assim, harmonizar ambientes com essas rochas é algo bastante benéfico, principalmente durante a Quaresma. São muitas as pedras que podem ser utilizadas nesse momento. Separamos as principais e os locais que elas atuam da melhor forma. Veja:

• Porta da casa: ônix. Essa pedra é excelente em filtrar toda a energia negativa e, por isso, irá impedir que ela entre em sua casa;

• Sala: druza de quartzo branco. Ela oferece força e apoio para todas as pessoas que estão se sentindo fracas e desmotivadas;

• Banheiro: cristal de sal. Limpa o ambiente e elimina toda e qualquer energia negativa.

4 – Energize suas pedras

Colocar as pedras em locais estratégicos mas não tomar medidas para garantir a sua energização não adianta. Para que elas funcionem do modo que esperamos, precisam ter as condições necessárias para tal. Por esse motivo, é importante energizá-las com certa frequência. Para limpá-las, utilize água corrente, garantindo que nenhum elemento externo fique grudado nelas. Depois, deixe-as expostas por algumas horas ao sol e à lua. A luz e os raios refletidos por eles irá energizá-las e garantir o seu bom trabalho.

5 – Tenha cuidado com as palavras

As palavras possuem um grande poder. Por esse motivo, é importante que você tome cuidado com o que fala durante a Quaresma. Isso porque, mesmo que acidentalmente, você pode acabar atraindo energias negativas ao recitar os termos errados. Palavrões, por exemplo, são muito propensos a nos deixar para baixo. Além disso, é interessante falar de maneira mais calma e evitar se exaltar.

O peso de uma palavra: reflita sobre as consequências de tudo que você diz

Não só isso: deixe os julgamentos para Deus, afinal de contas, somos todos humanos e cometemos erros. Ao invés de criticar, procure sempre elogiar e fazer o bem por meio das palavras. Assim, você irá atrair energias boas e positivas.

6 – Ore com frequência

Rezar sempre nos deixa mais próximos de Deus. Durante a Quaresma, é ainda mais importante investir nas orações. Assim, além de intensificarmos a nossa fé e a nossa relação com todos os santos e santas, também evitamos que seres maléficos se aproximem de nós. Você também pode exercitar a leitura das histórias das divindades que fazem parte do cristianismo e, assim, aprofundar o seu conhecimento.

Imagem de uma pessoa ajoelhada praticando a oração.

A Quaresma é um período de reflexão, renovação e fortalecimento espiritual, no qual os cristãos buscam se aproximar de Deus e preparar seus corações para a Páscoa. Ao adotar hábitos como o jejum, a oração e a harmonização dos ambientes, é possível vivenciar essa fase com mais serenidade e proteção contra influências negativas.

Que esses 40 dias sejam uma oportunidade para o autoconhecimento, o crescimento da fé e a prática do bem, permitindo que cada um saia desse período mais fortalecido e em sintonia com a verdadeira essência do amor divino.

Confira também: