Você alguma vez já se apaixonou por alguém que simplesmente terminou tudo sem dar explicações? Teve alguma amizade que acabou sem nenhum motivo aparente? Você acaba de descobrir o que é o ghosting.
Ghosting é um termo inglês derivado da palavra "ghost", fantama. E, como o próprio nome sugere, é quando você é deixado de lado a ver "fantasmas" por alguém que era querido para você. Essa é uma das piores formas de terminar um relacionamento, pois a pessoa simplesmente some, te exclui das redes sociais, não responde a telefonemas, não retorna suas mensagens e, com toda essa situação, você, além de ficar com o coração partido, nem ao menos tem um motivo para consolar a si mesmo e dizer: "Ah, foi por isso que tudo acabou."
Resumindo, você, que passou por uma situação dessas, fica triste pelo término da relação e fica imaginando mil e uma razões para justificar o que aconteceu (razões essas que podem nunca ser confirmadas).
Aprofunde-se no quadro atual do seu relacionamento
A pessoa que pratica essa "tática" para pôr um fim em seus relacionamentos, faz isso de forma consciente, e os motivos que a levam a agir dessa maneira são diversos:
-
Preferências: Ela pode ser o tipo de pessoa que prefere relacionamentos superficiais e rápidos.
-
Conflitos: Ela pode não gostar de conflitos e por isso resolve sumir a fim de evitar uma possível briga.
-
Rejeição: Ela pode não gostar de se sentir rejeitada e acaba terminando o relacionamento antes de que o próprio parceiro ou parceira o faça.
Agora, o porquê da pessoa ter feito ou deixado de fazer algo não é mais da sua conta, pois é como aquele velho ditado diz: "Quem vive de passado é museu". E, bem, você não é um museu. Você é um ser humano único, que tem um valor imensurável e que merece muito ser feliz.
Se ainda está cabisbaixo, se olhe no espelho e fale com convicção: "Quero sair dessa". Tendo tomado essa decisão é hora de você dar a voltar por cima com essas dicas:
Aceite o término
Tem coisas na vida que simplesmente não têm explicação, ou até têm, mas nós simplesmente não temos acesso a elas. E, quando aceitamos isso, a vida fica mais leve.
Sim, isso é extremamente frustrante, vai ser difícil, mas esse é apenas o primeiro passo para você conseguir realmente seguir em frente.
Pare de tentar se comunicar
Se você acatou a primeira dica com sucesso, essa será apenas uma consequência. Procurar papo com alguém que não quer o mesmo é perda de tempo e pode te fazer se sentir ainda mais preso a essa situação. Buscar explicação para o que não entendemos é humano e, nesse caso, é só essa pessoa que pode te dar.
Desvende quais signos aceitariam um relacionamento aberto
Se você simplesmente não conseguir seguir essa dica de primeira, estabeleça um número de tentativas. Se a pessoa não responder a nenhuma delas, chega. É nessa hora que você deve lembrar que ainda tem amor próprio.
Pense menos
Evite ficar pensando muito em hipóteses ou justificativas para tudo o que aconteceu. Só levantará questões que não podem ser respondidas.
Não é sua culpa
Você não sabe o que realmente aconteceu, o que levou a pessoa a agir dessa forma, portanto não tente se culpar.
Você com certeza deu seu melhor na relação e, se a pessoa simplesmente sumiu, ela fez isso por problemas pessoais dela, não por ações suas.
Invista na sua autoestima
Estar sozinho não é algo ruim. É a sua chance de entrar mais em contato consigo mesmo.
Dedique seu tempo a fazer coisas de que goste, fortaleça seus laços com pessoas queridas, saia, leia um livro, veja um filme, coloque suas séries em dia. Você é o mais importante.
Veja o que cada signo pode fazer para melhorar o relacionamento
A vida é um aprendizado e, como todo aprendizado, ela tem seus erros. Nós cometemos erros. Ser uma pessoa que passou por um ghosting não é um erro, pois a culpa não é sua. Nós simplesmente não temos o poder de saber o que vai ou não acontecer. O erro é você se esquecer de que é a pessoa mais importante da sua vida, é se esquecer de que, antes de ter criado vínculo com essa pessoa, já era alguém incrível e continua sendo. Mas é válido lembrar que a vida, como todo aprendizado, tem seus acertos também, e seguir em frente de cabeça erguida é sempre uma escolha certa.
Confira também: