Existem alguns assuntos abordados pela astrologia que sempre dão o que falar. O lado sombrio do signo de Peixes é um deles.
E não é para menos! Embora as pessoas usem, constantemente, o zodíaco para entender mais sobre si mesmas e suas próprias personalidades, ninguém gosta de ver qualidades negativas do seu jeitinho de ser e viver sendo expostas, não é mesmo? Principalmente pessoas tão sensíveis quanto os piscianos.
Porém, esse tipo de conhecimento é muito importante. Afinal, é conhecendo nossos pontos de melhorias que podemos evoluir, nos tornarmos seres ainda mais completos e vivermos com tranquilidade.
Pense bem: já sabemos que Peixes é conhecido por sua natureza empática, sensível e imaginativa.
Esses elementos os transformam em pessoas bastante românticas e, em geral, agradáveis. Mas o que acontece quando esses traços de personalidade são levados ao extremo ou então são mal direcionados? Será que você sabe lidar com esse tipo de situação ou vai se sentir perdido caso isso ocorra em sua vida?
O que você encontrará neste artigo
Para ajudar você nessa missão, desenvolvemos um artigo completo sobre o lado sombrio do signo de Peixes. Respire fundo e vamos lá!
O pior do signo de Peixes
O pisciano tem uma natureza sonhadora e intuitiva que pode parecer, a princípio, que ele é uma pessoa fácil de lidar.
Porém, essas características não são sinônimos de tranquilidade. Na verdade, elas podem gerar desafios bastante intensos tanto para a rotina do próprio nativo quanto das pessoas ao seu redor.
Por exemplo, esse signo apresenta uma tendência ao escapismo e à criação de ilusões, principalmente quando as coisas ficam um pouco difíceis.
Ou seja, ele foge da realidade, o que acaba fazendo com que deixe suas responsabilidades de lado e enfrente desafios para lidar com os desafios da vida cotidiana.
Veja 10 cenários comuns na vida de todo pisciano
Além disso, é muito compassivo e generoso. Isso é bom, pois ele se mostra muito bondoso com aqueles ao seu redor, mas pode fazer com que acabe se colocando em segundo — ou último lugar — e negligenciando a sua própria felicidade, saúde e bem-estar.
Ao mesmo tempo que isso é ruim para ele, cria aquele personagem de mártir — que ele sabe aproveitar bem, se colocando na posição de vítima.
Essa tendência pode levar a um ciclo de autossabotagem e relacionamentos desequilibrados e bastante dramáticos, e até mesmo cansativos.
Por que o signo de Peixes é ruim?
Se surpreendeu com o que viu sobre o lado sombrio do signo de Peixes até agora?
Pois é, muitas pessoas nem imaginam que esses nativos têm esse tipo de característica. Mas isso não ocorre por acaso. Na verdade, existem explicações astrológicas e psicológicas para isso.
Astrologicamente, Peixes é um signo do elemento Água.
Isso significa que eles são sensíveis, intuitivos e emocionais; por isso, eles se tornam sensíveis ao extremo, o que os sobrecarrega emocionalmente e, consequentemente, os fazem se perder em suas próprias emoções.
Saiba mais sobre as curiosidades dos signos de água
Essa falta de limite emocional pode ser vista como problemática, já que dificulta a tomada de decisões objetivas e o estabelecimento de limites saudáveis.
Já psicologicamente, os piscianos são muito propensos ao escapismo. Isso pode resultar em falta de responsabilidade e evasão de problemas em diferentes áreas da vida.
Além disso, esse é um signo conhecido por sua natureza compassiva e empática. Porém, essa qualidade pode levar a uma falta de assertividade e uma tendência a se sacrificar em excesso pelos outros.
Essa postura de "salvador" pode criar relacionamentos desequilibrados e permitir que outros tirem vantagem da generosidade dos piscianos.
Peixes é ciumento?
Muitas pessoas acreditam que, por serem emocionais e sensíveis, os piscianos são bastante ciumentos. Porém, esse signo surpreende, pois não tem essa tendência natural.
Sempre empáticos e generosos, eles entendem a importância de manter outras pessoas do seu círculo próximo felizes, por isso, não julga seu parceiro por ser próximo de outros indivíduos.
Mas calma! Isso não significa que ele é imune ao ciúme. Fatores como insegurança pessoal, medo de abandono e sensibilidade emocional podem despertar esse tipo de sentimento.
É por isso que a mesma característica que o torna tão receptivo também pode levar a um aumento da sensibilidade emocional e, consequentemente, a sentimentos de ciúme quando há uma ameaça percebida ao vínculo emocional estabelecido.
A insegurança pessoal também pode desencadear o ciúme nesse signo, especialmente se houver um medo subjacente de não ser amado ou valorizado.
Ele também manifesta ciúme quando sente que não está recebendo a atenção ou o afeto necessários de seus entes queridos.
Como são naturalmente generosos e dedicados aos outros, podem se sentir desvalorizados ou negligenciados se perceberem que não estão recebendo o mesmo nível de cuidado e atenção em troca.
O lado sombrio do signo de Peixes no trabalho
O lado sombrio do signo de Peixes também influencia em sua vida profissional.
Bastante procrastinadores — às vezes por seu espírito sonhador; em outros momentos, por evitar suas responsabilidades —, eles estão constantemente adiando tarefas e projetos.
Ou seja, não são muito bons com prazos, o que ainda afeta a produtividade.
Além disso, esse é um signo bastante ansioso. Até mesmo coisas pequenas podem fazer com que fiquem nervosos, já que se preocupam excessivamente com cada detalhe insignificante.
Sendo assim, é comum que eles se sintam sobrecarregados e, consequentemente, percam seu foco e se tornem menos eficientes.
Por sua natureza empática e sensível, os piscianos podem se sentir vitimizados e assumir uma postura passiva diante de desafios ou críticas.
Aprenda a lidar com um pisciano com essas dicas
Essa atitude resulta na falta de assertividade e dificuldades em lidar com situações desafiadoras no ambiente de trabalho. Muita informação, né? Sabemos que não necessariamente você vai concordar com todas elas. Mas tudo bem: o zodíaco é um assunto complexo. Ou seja, apesar de reunir características padrões, cada pessoa reage de forma específica a cada uma delas. Porém, é impossível negar que a essência do signo de Peixes não esteja presente aqui.
Por isso, esperamos que este artigo ajude você a desvendar a sua própria personalidade — ou a do pisciano que você ama — e a lidar melhor com o seu lado sombrio. Boa sorte nessa jornada de autoconhecimento e evolução!
Confira também: