Muito do que fazemos diariamente é tão automático que parece inofensivo. No entanto, algumas manias que temos podem nos prejudicar sem que nos demos conta disso, principalmente por ser algo corriqueiro e que já é enraizado e inerente à nossa personalidade. Mesmo assim, saiba que podemos mudar se tomarmos consciência destes atos e nos propusermos a diferentes abordagens.
Abaixo, listamos alguns dos costumes mais comuns entre todas as pessoas. Leia com atenção e identifique se esse tipo de comportamento faz parte do seu cotidiano e, principalmente, se estas manias têm te deixado para baixo:
Falar mal de si mesmo
Opiniões são pontos de vista e a tendência é que cada um tenha a sua. Se alguém acha que o que você faz ou gosta é errado, não leve isso muito a sério e muito menos encare como verdade suprema. Aprenda a ouvir a sua opinião e seguir o que você acredita ser o melhor para si.
Se apegar ao lado negativo das situações
Tudo que passamos tem dois lados: o positivo e o negativo. Cabe a nós escolher qual lado ressaltar e, principalmente, qual iremos acreditar. Quando tendemos a enxergar apenas o lado negativo das situações, tudo parece pior e mais difícil. Se apegue ao lado positivo do que acontece em sua vida e verá que nada é tão ruim assim.
Dar importância a quem ou ao que não merece
A preguiça e a falta de vontade são problemas grandes e difíceis de lidar, mas é necessário fazer um esforço. Deixar as tarefas para amanhã não irão tirá-las do seu caminho, só fará com que elas se acumulem e tudo fique ainda mais árduo. Tente se disciplinar e fazer o que precisa ser feito, no tempo em que deve ser feito.
Deixar de fazer o que gosta
Dizer sim a tudo e acumular mais compromissos do que pode dar conta é uma atitude que suga sua energia com extrema rapidez. Se você tem se sentido cansado ou lhe falta pouco tempo livre, talvez seja hora de colocar o pé no freio. Aprenda a dizer não e a pensar em você antes de tentar abraçar o mundo.
Não dar importância a sua saúde física e mental
Se algo te magoou, se permita sofrer por um tempo, avalie a situação, faça as mudanças necessárias e bola pra frente. Ninguém é feliz alimentando sentimentos negativos como mágoa, rancor, tristeza ou raiva. As coisas acontecem em nossa vida para que possamos aprender com elas e crescer como pessoa. Não há porque guardar isso.
Recusar ajuda
Nem devia perder tempo falando de algo tão óbvio, mas, vamos lá: você não é melhor do que ninguém. Somos todos iguais, uns melhores em determinada coisa, outros com mais conhecimento em outro assunto, mas todos com falhas, defeitos e qualidades. Não se iluda achando que é mais do que ninguém, em situação alguma.
Confira também: