Se você já me conhece e lê os meus textos, sabe que o assunto que mais gosto de tratar é a autossabotagem. A pessoa sabota a si mesma quando comete ações que a prejudicam. Porém, essas ações não são conscientes, mas sim automáticas. A pessoa não percebe que esses comportamentos sabotam sua vida e o pior é que aparentemente a pessoa pode achar que está tendo ganhos.
Para exemplificar melhor, nesse artigo vou explicar 4 comportamentos que você deve evitar a todo custo para que não se sabote. Vamos a eles:
1º - Tentar agradar a todos
Esqueça isso, ninguém conseguirá agradar a todo mundo. Compreenda uma coisa: O ser humano é imperfeito. E o que tem isso? Bem, nos relacionamos com o mundo através da projeção. Projetamos para fora tudo aquilo que carregamos em nosso interior. É natural as pessoas se projetarem tanto negativamente quanto positivamente.
Isso significa que sempre haverá alguém que não gostará muito de você. Aceitar isso é entender a limitação do outro e que nada mais é do que a projeção atuando.
Além disso, se você quer agradar a todo mundo acaba abrindo mão de muitas coisas suas e isso não tende a trazer alegria. Por isso não tente agradar a todos, tente apenas fazer aquilo que é importante para você. Seja feliz para espalhar a felicidade.
2º - Medo da mudança
Eu gosto muito do conceito budista sobre a impermanência. Esse conceito diz que nada na vida dura para sempre. Então não há motivo para temer a mudança, pois bem da verdade ela ocorre o tempo todo.
Tudo em nossa vida está em constante movimento, por isso temos que aprender a lidar com a mudança. A necessidade de tentar manter as coisas permanentes é o que causa sofrimento, exatamente por ser impossível não deixar que as coisas mudem. Por isso, se desapegue e aceite a mudança.
3º - Viver no passado
O passado é uma criação da mente e você não precisa estar preso a ele. Quando vivemos no passado, geralmente, lamuriamos os acontecimentos, achando que se tivéssemos uma nova oportunidade faríamos diferente. Entretanto, deixamos de considerar o contexto dos acontecimentos. Esquecemos que sempre tentamos fazer o melhor que podemos em todas as situações.
O passado são os nossos aprendizados. Se hoje acha que agiria diferente é porque aprendeu com essa experiência. Liberte-se do passado para poder viver o presente.
4º - Colocar-se para baixo
Jamais reduza seu potencial. Todos nós temos a capacidade de gerar realidades. Talvez hoje você não esteja criando a que realmente deseja, mas isso só demonstra que não foi ensinado a fazer isso.
Lembre-se que a autossabotagem ocorre a nível inconsciente. A pessoa não percebe que está se sabotando. Contudo, é possível se livrar dessas amarras e começar a viver uma nova vida. Você pode assistir um vídeo do Coach Matinal, de apenas 5 minutos, onde ajudo você a não cair nas armadilhas de sua mente.
Lembre-se de deixar seu curtir e comentar.
Um grande abraço e até nosso próximo artigo!