Mercúrio vai retrogradar dia 14 de janeiro no grau 10 e ficará assim até dia 3 de fevereiro, voltando ao movimento direto no dia 4. Nesse meio-tempo, ele retornará a Capricórnio, que é um ponto importante, trazendo coisas do arco da velha, literalmente, que precisaremos organizar dentro da energia de Saturno.
Literalmente muita coisa volta para uma resolução final.
As máscaras irão cair, Saturno irá tirar da gente arrogância, achismos, radicalismos... poderemos cair do cavalo em algo que achávamos que estava certo, e, de repente, tudo irá por terra. Ou seja, tudo que estiver pouco enraizado, pouco elaborado, poderá fracassar, seja trabalho, relacionamentos, projetos, amizades... tudo. Momento em que o castelo de cartas, cai. Portanto manter uma postura humilde é indicado, além de buscar, de fato, nosso propósito de vida e sair das ilusões, das situações que sustentamos, mas que não têm a ver com nossa essência ou missão de vida.
Iremos ter momentos de reviravoltas e a necessidade de interiorizarmos fortemente para desapegar de tudo que não tem nada a ver com a nossa essência. Mercúrio irá trazer à tona, na marra, uma parte nossa original e verdadeira, portanto nem adianta tentar manter as coisas por aparência. Irá desabar! Momento de muita liberdade e renovação para uma retomada, e poderá ser um período de muita ansiedade e desespero de as pessoas realizarem qualquer coisa de qualquer maneira apenas para aparecer. Mas nada disso se sustentará, então optar por um caminho mais curto apenas por querer uma solução fácil nesse período não vai dar muito certo.
Iremos conhecer o outro lado da situação, um outro lado da nossa personalidade e da nossa vida. Por isso, aguarde por mudanças: a sua vida irá mudar, dar uma guinada ou uma grande bagunçada. Aguentar esse tranco é importante, e saber finalizar os ciclos também é. Assim, iremos passar bem por esse momento difícil, tenso, mas libertador.
Caso queira, você também pode entender melhor assistindo ao vídeo completo sobre Mercúrio Retrógrado:
Confira também: