O Natal é uma das festas religiosas mais celebradas no Brasil. Nos feriados de fim de ano, as famílias gostam de decorar a casa pra receber a família. O que poucos sabem é qual seria a data mais correta para montar a árvore e colocar os enfeites. Muitas pessoas se empolgam tanto com a proximidade das festas que começam a decorar a casa ainda no mês de outubro. Mas será que pode mesmo?
Depende. Se você gosta das festas pelo fato de poder celebrar a data com a família e curtir com os amigos, não precisa levar tão a sério quando montar ou não a árvore. Já se você é católico ou simpatizante de alguma religião cristã, alguns estudiosos de religiões afirmam que a data correta para montar a árvore é sempre 4 semanas antes do Natal. Em 2020, essa data vai cair na sexta-feira, dia 27 de novembro.
Eles explicam que, pelos registros históricos, ninguém sabe ao certo a data de nascimento de Cristo. Mas, caso os fiéis sigam as diretrizes da igreja, a data oficial do Natal é 25 de dezembro. Essa data foi escolhida, pois, há muitos séculos, com a queda do império romano, a igreja católica precisava substituir as festas pagãs por festas cristãs, então aproveitou as datas que os romanos já utilizavam para essas festividades para converter o povo ao cristianismo. Desde então, 25 de dezembro é a data simbólica do nascimento de Jesus.
Já, para desmontar a árvore, de acordo com a tradição católica, a data correta seria dia 6 de janeiro. O chamado Dia dos Reis. Esse é o dia que, como contam as histórias, os reis magos encontraram o menino Jesus pela primeira vez.
Por que montar uma árvore de Natal?
A origem da árvore de Natal é incerta. Historiadores e antropólogos quebram cabeças para definir uma data e um local exatos. É certo que a tradição começou na Europa Central, no território onde hoje é a Alemanha, a Estônia ou a Letônia, entre os séculos XV e XVI.
As árvores de Natal nasceram de tradições pagãs daquela região e só começaram a se difundir pelo resto da Europa e do mundo no século XIX, por influência da Rainha Vitória, que também tinha origens alemãs.
Para o cristianismo, a árvore de Natal representa o nascimento e a ressurreição de Cristo e desempenha um papel importante para marcar os festejos natalinos, simbolizando também a união familiar.
Quando montar a árvore de Natal?
Tradicionalmente, a árvore de Natal é montada 1 mês antes da data. Neste ano de 2022, o dia da montagem será 27 de novembro, o Primeiro Domingo do Advento, segundo o cristianismo. O Brasil segue essa data. Apesar disso, diversos países adotam datas distintas para a montagem.
Nos Estados Unidos, por exemplo, costuma-se fazer a montagem da árvore no Dia de Ação de Graças, que ocorre na última quarta ou quinta de novembro.
Quando desmontar a árvore de Natal?
Para a tradição cristã, a árvore de Natal deve ser desmontada no Dia de Reis. Celebrada no dia 6 de janeiro, a data marca o momento em que os três reis magos (Melchior, Baltazar e Gaspar) visitaram Jesus recém-nascido e entregaram presentes.
Você também pode gostar:
Desmontar a árvore nesse dia aponta para a reflexão da existência de Cristo e para a celebração da vida e da saúde.
Mas independente de sua religião e crença, o importante é sentir o espírito do Natal no seu melhor, pois ele incentiva a reunir a família e a compartilhar bons momentos e sentimentos.
Com ou sem decoração ou com ou sem árvore, aproveite a data para demonstrar o carinho e amor por aqueles que convivem com você. Um abraço ou uma palavra de carinho pode valer mais do que qualquer árvore ou presente de Natal. E o espírito natalino estará junto contigo.
Confira também: