Entre os rituais de Natal do Brasil, podemos listar uma ceia farta no dia 24 de dezembro, a troca de presentes e a decoração de uma árvore de Natal. Mas você sabia que, em vários outros lugares no mundo, existem diferentes formas de celebrar essa data especial?
A seguir, você vai desvendar como diferentes países comemoram o Natal ao redor do mundo. Quem sabe você não se inspira com algumas das tradições e acaba fazendo na sua casa também? Saiba mais!
Islândia
O Natal na Islândia é o sonho de quem ama um bom livro, e o pesadelo de quem não tem paciência para a leitura. Lá, a principal tradição é a troca de livros entre as pessoas. É possível comprar um livro novo ou reaproveitar algum que já foi lido.
Nesse caso, basta escrever uma dedicatória especial no livro em questão, para que a outra pessoa saiba que é um presente único, mesmo que seja reciclado. Além de ser uma tradição sustentável, é um hábito que estimula a leitura.
Alemanha
Na Alemanha, o Natal começa um mês antes, no final de novembro, com o Adventszeit (Advento). Em cada domingo desse período, deve-se acender uma vela que faz parte da celebração. As quatro velas ficam organizadas em uma guirlanda decorada.
Ao longo do Adventszeit, funciona o Mercado de Natal, que recebe turistas do mundo todo, que acompanham as decorações do ambiente e fazem compras. Nessa época, é tradição organizar um calendário de 24 dias, contados até o Natal, que apresenta janelinhas em cada data. Elas guardam presentes ou lembrancinhas.
Saiba como os signos se comportam na ceia de Natal
Entre os doces, encontramos casas de pão de mel e biscoitos natalinos. No dia 6 de dezembro, quando se comemora o Dia de São Nicolau, é comum comprar um pão doce em formato de homem, que seria o santo. A função dele é perguntar se as crianças estão se comportando como deveriam.
Nova Zelândia
A Nova Zelândia é um lugar que celebra o Natal com direito a tudo. Em primeiro lugar, o Papai Noel do país usa sandálias e roupas leves, combinando com o clima de lá nessa época do ano. A decoração nas casas e nas ruas é extravagante, com muitas luzes coloridas e representações dos personagens da festa.
A árvore de Natal é simbolizada pela pohutukawa (árvore-de-fogo), uma árvore nativa da Nova Zelândia que floresce nessa época e ganha flores vermelhas e redondas. Também acontecem desfiles de Natal em cidades e bairros, com pessoas usando orelhas de renas, gorros de Papai Noel e outros adereços.
Finalmente, o Natal é celebrado em um almoço no dia 25 de dezembro, com a troca de guloseimas natalinas e Christmas crackers, que são embalagens que escondem uma lembrancinha. Para abri-las, duas pessoas devem puxar as duas extremidades delas, como em uma brincadeira.
Espanha
Quem gosta de se adiantar para o Natal precisa ir à Espanha em 8 de dezembro, quando a celebração tem início, para a Festa da Imaculada Conceição. A partir de então, todo o país é decorado, e as crianças ganham um pedaço de tronco enfeitado com um rosto risonho. Todas as noites, elas devem cuidar desse objeto, para que, no Natal, ele ofereça guloseimas.
Os presentes tão aguardados não são entregues na noite de Natal. Na verdade, acontece um jantar nesse dia, que costuma começar com uma sopa e terminar com um doce de amêndoas. Apenas na Festa dos Três Reis Magos, em 5 de janeiro, é que os presentes são distribuídos. Inclusive há um desfile bem elaborado para essas três figuras.
Áustria
Na Áustria, a entrega dos presentes acontece de um jeito um pouco diferente. Isso porque existem duas datas para ser presenteado. A primeira delas é 6 de dezembro, Dia de São Nicolau, quando esse santo entregaria algo especial às crianças. Se elas forem desobedientes, não ganharão prendas nessa ocasião.
Aplique o Feng Shui na sua decoração natalina
O outro momento para a troca de presentes é entre os dias 24 e 25 de dezembro, quando se costuma dizer que o Menino Jesus passou pelas casas de todas as pessoas, deixando lembranças. A ceia de Natal e a Missa do Galo também fazem parte da tradição.
Grécia
A Grécia comemora o Natal no dia 25 de dezembro, como ocorre em outros lugares do mundo. Inclusive várias das tradições que os gregos reproduzem são inspiradas nas celebrações dessa festa ao redor do mundo.
No entanto, uma diferença desse país em relação aos outros é que não há uma decoração da árvore de Natal. Na verdade, eles decoram pequenos barcos com luzes e outros enfeites.
Além disso, acredita-se que há um elfo travesso que se manifesta nesta época do ano, até 6 de janeiro, assustando as pessoas. Em vez da figura do Papai Noel, os gregos fazem homenagens a São Basílio, um santo da Igreja Ortodoxa.
Noruega
O Natal na Noruega recebe o nome de Jul, e o Papai Noel é conhecido como Julenisse. É ele quem entrega os presentes, como no resto do mundo, mas o que há de mais marcante na celebração é que se organiza um festival de luzes por todo o país.
Outro toque especial do Natal nesse país são as casas feitas de biscoitos de gengibre e a enorme quantidade de presentes feitos à mão, que ficam disponíveis em feiras de Natal, para quem quiser comprar.
Venezuela
Na Venezuela, o Natal é uma celebração marcante. Alguns elementos que vemos em outras partes do mundo estão presentes, como a árvore de Natal e a manjedoura. Entretanto a festa é celebrada com danças, desfiles e muita música.
Em um desses desfiles, o Menino Jesus é apresentado em um lenço de seda, e depois permanece escondido durante três dias, realizando o ritual conhecido como Roubo e Busca da Criança. Já os presentes são entregues pelos Reis Magos, só em 6 de janeiro.
Colômbia
Existem duas tradições natalinas marcantes na Colômbia: o Dia das Velas e as Novenas. A primeira delas é celebrada dia 7 de dezembro, quando as pessoas acendem velas dentro e fora das casas, iluminando toda a cidade com as chamas discretas.
Entenda o que é o Natal na religião wicca
Depois, nove dias antes do Natal, começam as Novenas. Elas são celebradas com orações todos os dias, com encontros entre amigos e familiares e com uma refeição generosa ao anoitecer. Então é como se a festa de Natal durasse 10 dias.
Filipinas
Desde quatro meses antes do Natal, as Filipinas já começam a decorar as casas e as ruas com luzes coloridas, enfeites e presépios em tamanho real. Toda essa arrumação é para receber entes queridos e amigos que não moram nas Filipinas, mas que vão até lá para o Natal.
Sendo assim, prezando a união e o fortalecimento de laços afetivos importantes, o Natal nas Filipinas também conta com um leitão assado e com a celebração da Missa do Galo. Mesmo que ela ocorra durante algumas madrugadas, muitas pessoas acordam cedo para assistir.
Entre as muitas maneiras de celebrar o Natal, é fundamental destacar a importância de cultivar bons sentimentos, reunir-se com quem você ama e construir memórias inesquecíveis. Qual é a tradição dessa festa que você adotaria na sua casa?
Confira também: