Atire o primeiro cavaquinho quem nunca dançou ou sofreu com um pagode na vida, especialmente nos anos 90, quando esse gênero musical ganhou força e popularidade e fez sucesso até nas baladas que tocavam outros estilos. Quem nunca acabou a noitada na boate se divertindo ao som do Molejão ou mais agarradinho com uma história de amor contada e cantada pelo Exaltasamba?
O fato é que foi uma época que trouxe uma infinidade de letras, para todos os gostos e sentimentos, e cada um podendo muito bem representar o nosso estado de espírito ou o nosso jeito de ser. Por que, então, não brincar um pouco e fazer uma analogia com os signos, escolhendo um pagodinho para chamar de seu?
Tem como dar samba, ou melhor, pagode? Claro que tem! O que não falta é opção! Com base na personalidade de cada casa do zodíaco, separamos o pagode de cada signo para você se divertir um pouco. E para quem gostou muito daquela fase, vai ser muita lembrança para acessar na memória. Não nos esqueçamos, porém, de trazer os pagodes que vieram depois disso, para provar que esse ritmo é mais que atemporal.
Antes de mais nada, um pouquinho de história
Considerado um “filho” do samba, o pagode já é um conhecido da nossa cultura desde o século 19, quando era sinônimo de festas que ocorriam nas senzalas. Com o tempo, esse termo passou a definir qualquer festa regada a bebida e música.
E como o pagode encontrou o samba? Por empréstimo, alguns sambistas começaram a usar o termo para se referir às suas festas, regadas a bebida, comida e samba, no fim da década de 1970. Seus “pagodes” eram realizados nos fundos dos quintais dos subúrbios cariocas.
Faça uma playlist com o estilo musical perfeito para o seu signo
O precursor desse novo estilo que despontava na cidade maravilhosa foi o grupo Fundo de Quintal, que trouxe uma nova proposta de samba, misturando-o a outros ritmos africanos e inserindo novos instrumentos musicais, como repique de mão, banjo com braço de cavaquinho e o tantã, este no lugar do surdo.
O resultado foi um estilo que caiu no gosto do povo, trazendo nomes como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e Almir Guineto, que abriram caminho para os clássicos grupos que estouraram nos anos 1990 e para uma renovação do gênero, com influências até de instrumentos eletrônicos, o que o distanciou um pouco de suas origens.
Foram inúmeras composições, das mais antigas às mais modernas, todas coexistindo com igual sucesso e contando as mais diversas histórias – de amor, amizade, diversão, zoeira, trocadilhos, desilusões. O que mais tem é tema de pagode e, certamente, existe um que vai fazer você vibrar e dizer: “esse pagode me representa”.
O pagode de cada signo
Confira a nossa seleção, adicione à sua playlist e se jogue na música da sua vida!
Áries
Arianos se jogam e vivem intensamente qualquer desafio ou situação. Com o amor, não poderia ser diferente. Seu ímpeto lhes permite viver profundas histórias, ainda que não sejam eternas. Em contrapartida, eles também metem os pés pelas mãos e fazem um monte de besteira e, consequentemente, bate o arrependimento e o desespero para consertar as coisas. “Eu Menti”, do Grupo Raça, retrata com maestria esse arrebatamento ariano.
“O amor faz a gente enlouquecer
Faz a gente dizer coisas
Pra depois se arrepender
Mas depois vem aquele calafrio
E o medo da solidão
Me faz perder o desafio
Mas depois vem aquele calafrio
E o medo da solidão
Me faz perder o desafio
Aí vem o desespero
Machucando o coração
Eu me entrego por inteiro
Implorando o teu perdão”
Touro
O taurino se dedica intensamente à vida, por isso gosta de trabalhar, ou seja, para ter uma vida confortável, com os luxinhos a que ele tem direito. Sombra e água fresca depois de muito trabalho são tudo o que esse nativo precisa para fechar o dia. Tem dinheiro e saúde? Então fechou a conta. “Caraca, Muleke!”, de Thiaguinho, representa bem o estilo de vida de Touro.
“Caraca, muleke! Que dia! Que isso?
Põe um pagodinho só pra relaxar
Sol, praia, biquíni, gandaia
Abro uma gelada só pra refrescar
Tô com saúde, tô com dinheiro
Graças a Deus e aos meus guerreiros
Tá tudo armado, vou pro estouro
Hoje eu tô naquele pique de muleke doido!”
Gêmeos
Geminianos são comunicativos e falam com todas as “tribos”. Uma de suas maiores qualidades é fazer amigos com grande facilidade, pois são animados e agitam qualquer evento. Conhecem Deus e o mundo e nunca estão sozinhos. O pagode que combina com esse signo é “Cohab City”, do Negritude Júnior.
“Tô chegando na Cohab
Pra curtir minha galera
Dar um abraço nos amigos
E um beijinho em minha cinderela
Netinho!
Também tô chegando
Não vou te deixar sozinho
Tô levando o Nenê
Ari, Feijão, Claudinho e o Fabinho”
Câncer
Cancerianos fazem de tudo pela pessoa amada e pelos amigos, pois, para eles, não há nada melhor do que agradar quem eles amam. O amor é tudo e a pessoa que eles escolheram para a vida significa o mundo. Eles têm necessidade de dizer a todo instante o quanto a amam e não a trocam por nada. O pagode que combina com esse signo é “Tristinha”, do Ferrugem.
“Todo fim é um recomeço pra uma nova chance de amar
Toda vez que eu te encontro o coração insiste em falar
Eu só preciso de um minuto com você
Pra me declarar
Meu olhar te segue sem eu perceber
Já deu pra notar
Que ele não te faz feliz
E sinto que você também me quer
Eu não te trocaria por bebida
E muito menos por outra mulher
Ele faz com você (ele faz com você)
O que eu não vou fazer”
Leão
Leoninos são, definitivamente, o último biscoito do pacote. São pessoas que amam com paixão, mas se valorizam mais do que qualquer coisa. O amor-próprio, para eles, vem em primeiro lugar e eles têm a plena certeza de que deixam saudade nos relacionamentos passados.
Surpreenda-se com os cantores sertanejos de cada signo
Autoconfiança é tudo. “Reprise”, do Sorriso Maroto, mostra bem o quanto esses nativos são seguros de si.
“O meu casalzinho favorito
Deve tá entrando em crise, teve deslize
Se ela me chamou de madrugada
Meu palpite é que tá livre
Bateu saudade ou tá quebrando as regras
Faz tempo que não puxava conversa
Ainda mais numa hora dessa
Pra mim, só o que interessa
Se eu fui o primeiro que você lembrou
Sinal que ainda é fã do jeito que eu faço amor
Se chamar de novo, eu vou
Se quiser reprise, eu dou”
Virgem
Virginianos são críticos, perfeccionistas e querem nada menos do que um relacionamento com zero defeito. A questão é que eles sempre se preocupam mais com os erros e as falhas do que buscar uma solução para viver uma vida a dois tranquila. “Quem de Nós”, do Grupo Pirraça, simboliza bem essa cobrança, dos outros e de si mesmo, típica desse signo.
“Tantas vezes eu te perguntei
Onde foi que contigo falhei
E não tendo o que me responder
Não se dá conta
Que você não consegue mentir
Dessa vez não vai dar pra fugir
Põe as cartas na mesa e vamos decidir
Quem de nós não foi sincero?
Quem de nós fez do amor mistério?
Só pra machucar quem não merecia
Acabou com sonhos, rico em fantasias”
Libra
O medo de tomar decisões é algo que assombra um libriano em todas as esferas de sua vida. Ele nunca sabe se está tomando a atitude correta e pensa muito, mas muito, antes de agir. Só que quando a coisa chega ao limite, ele acaba decidindo, mas sempre fica aquela dúvida: “Será que vou me arrepender disso?”. Atitudes, ele até tem, mas nunca consegue ter uma pista sobre se errou ou acertou. “Decisão”, do Karametade, é bem a cara desse nativo.
“Há tanto tempo queria te falar
Mas tinha medo de te magoar
O meu amor chegou ao fim
É duro, eu sei, mas é melhor assim
Difícil foi tomar essa decisão
Não deu pra evitar a separação
Eu nem sei bem ao certo o que aconteceu
Cansei, preciso de um tempo pra cuidar de mim
Tirar da minha vida as marcas do passado
Lamento, mas não deu pra ficar ao teu lado
Não sei, talvez um dia eu possa me arrepender
Mas sinto que a minha vida sem você
Está a um passo da felicidade”
Escorpião
Em contraste com seu comportamento mais reservado em público e quando o assunto é relacionamento, os escorpianos são sedutores e completamente sexuais. Com eles, é no calor da hora. O amor só se completa quando tem muito desejo ardendo entre os dois. “Frenesi”, do Pixote, retrata bem essa sensualidade aflorada desses nativos.
“Nada se compara ao nosso amor
É loucura que paira no ar
Arde mais que o fogo da paixão
E a gente se entrega, se deita, se ama
Nos envolve um prazer tão gostoso
Nenhum de nós nega fogo, não
Tudo acontece nesse amor
Na malícia que nasce do olhar
Tudo incendeia com calor
Do meu corpo que em chamas
Encontra o teu corpo
E fazemos de um jeito tão louco, amor”
Sagitário
Aventureiros e carismáticos, esses nativos não medem esforços quando o assunto é se dedicar a um amor, seja aonde for e em qualquer lugar do mundo. Por essa razão, “Farol das Estrelas” é uma escolha acertada, porque traz um trecho que define bem o sagitariano no amor, com suas experiências mais que sensoriais.
“A primeira vez que eu te beijei
No céu da cidade de neon
Pulei nos teus braços me joguei
Voei, voei
Voei de prazer no céu de anil
Contigo ao meu lado eu vou voar
Em qualquer lugar desse Brasil
Te amar te amar”
Capricórnio
Os capricornianos são aparentemente mais frios e calculistas, em tudo na vida. No amor, são mais família e só se entregam quando confiam, mas quando o amor acaba, seja por desilusão ou porque não houve esforço, para eles não tem perdão. Primeiramente, eles vão querer colocar as cartas na mesa.
Compreenda como a música atua na elevação do seu astral
Depois, não vão dar mais nenhuma chance para a pessoa que machucou seu coração. Com eles, só se erra uma vez e tudo é bem prático e sem enrolação. Dessa forma, “Fiz Minha Parte”, de Thiago Martins com a participação do Sorriso Maroto, é o pagode do capricorniano.
“Já tem dois dias que a gente não conversa
Sempre que eu tento a gente se estressa
Como é que faz pra consertar o problema
Se você não quer a solução
Lembra quantas vezes te avisei
Pra não descuidar do nosso amor
Não ouviu metade que eu falei
Hoje o nosso fim se aproximou
Eu (Eu)
Fiz a minha parte e você não (Não)
Como é que você quer salvar a relação
Que nem existe mais
Que nem existe mais”
Aquário
Aquarianos são ariscos quando o assunto é amor. Eles gostam de liberdade e só vão se amarrar quando tiverem a plena certeza de que estão apaixonados. Gostam da sedução, mas são francos o suficiente para dizer na cara que não querem se amarrar, que preferem deixar as coisas seguirem o fluxo, pois se for para ser, será eterno. “Deixa Acontecer”, do Grupo Revelação, transmite bem essa ideia do aquariano de deixar as coisas fluírem, mas ao mesmo tempo se preocupando com o sentimento do outro.
“Está tudo bem, eu acredito
Eu não tô duvidando disso
Só que eu tenho muito medo de me apaixonar
Esse filme já passou na minha vida
E você tá me ajudando a superar
Eu não quero ser um mal na sua vida
Deixa acontecer naturalmente
Eu não quero ver você chorar
Deixa que o amor encontre a gente
Nosso caso vai eternizar”
Peixes
Os piscianos sempre caem em alguma cilada, pois acreditam no melhor da outra pessoa. Como enxergam um mundo cor de rosa, acabam se iludindo e caindo nas promessas da pessoa de interesse e, depois, só lhes resta fazer origami com o papel de trouxa que fizeram o tempo inteiro. É por isso que “Cilada”, do Molejo, cai como uma luva na vida desses nativos.
“Inocente, apaixonado
Eu ‘tava’ crente, crente
Que ia viver uma história de amor
Que cilada, desilusão
Ela me machucou
Ela abusou do meu coração
Não era amor, ôh, ôh
Não era
Não era amor, era
Cilada”
E aí? Gostou da seleção que preparamos? Compartilhe com seus amigos essas dicas e as canções. Você vai chorar, rir, divertir-se e relembrar os bons tempos com os pagodes mais antigos. E ainda pode dançar com os amigos, com a família ou coladinho com seu amor. O que vale é a diversão!
Confira também: