Sentir-se desanimado(a) é uma queixa muito comum nos consultórios de Terapia Floral. No livro “Superando o Desânimo” publicado pela Editora Nobel, o autor Chafic Jbeili afirma que é possível identificar o desânimo através dos seguintes comportamentos: adiar projetos, não aceitar desafios, evitar assumir riscos, evitar assumir responsabilidades, ser indiferente, ser impaciente, ter dificuldade de acreditar em elogios, estar sempre pensando que nada saiu ou sairá como planejado.
Ainda segundo este mesmo autor, o desânimo pode provocar males psíquicos e físicos. São eles: baixa autoestima, tristeza, sentimento de menos valia, visão negativista dos fatos, conflitos de valores pessoais, gastrite e úlceras, irritações na pele, obesidade, incontinência urinária, enurese (crianças), disfunções sexuais, alterações do sono, alcoolismo, dores no corpo e alterações da pressão arterial.
Diante deste quadro, é muito importante procurar um profissional para uma melhor avaliação porque um dos sinais da depressão é o desânimo, no entanto, o desânimo isoladamente pode não caracterizar a depressão. A Terapia Floral, através do uso das essências florais, se mostra útil nos casos em que o desânimo é uma queixa. Existem diversas essências florais que podem ajudar. Para exemplificar, vou citar algumas.
Confira também: