Definitivamente, a profissão de professor, principalmente no nosso país, não é algo fácil. Salários são injustos, há o não reconhecimento e a ausência de recursos para desenvolver o trabalho, dentre muitas outras dificuldades enfrentadas pelos mestres. Lecionar não é uma tarefa fácil e algumas turmas mais “agitadinhas”, por assim dizer, contribuem para o exercício da paciência do querido professor.
Se nas aulas presenciais os professores já precisam rebolar para dar conta de todas essas questões para transmitir com clareza todo seu conhecimento, nas aulas online, isto é, no ensino a distância, fruto do isolamento social causado pela pandemia, os professores precisaram se reinventar para dar continuidade ao conteúdo do ano letivo.
Muitos professores já possuem uma maneira divertida de ensinar, trazendo histórias, exemplos, filmes e livros, dentre outros atrativos na sala de aula, que prendem a atenção dos alunos e tornam o ensino mais agradável. Outros seguem de uma maneira, digamos, mais tradicional, o que, para muitos alunos, deixa a aula um pouquinho mais chata.
Grandes mestres e incentivadores de nossos sonhos, sim! Mas... muito diferentes entre si! Em nossa trajetória nas escolas, cursos e universidades, encontramos os mais diversos tipos de professores. Quietos, falantes, severos, tranquilões... Todos eles têm muita vontade de ensinar e, embora não pareça, são “seres humaninhos” como nós, meros mortais, e todos influenciados pelos astros em sua personalidade.
E se você pensa que as aulas online vieram para acabar com todo esse jogo de cintura na arte de ensinar, está mais do que enganado! Eles se adaptaram e vieram com tudo para trabalhar. Alguns se atrapalham um pouco, outros perderam a pouca calma que tinham. Nada mudou! E você pode se identificar ou já saber o que esperar do seu mestre, de acordo com o signo dele.
Confira, então, como estão se comportando os professores de cada signo nas aulas online. E tenha certeza de que qualquer semelhança não é mera coincidência!
Áries
Sério, o professor ariano não é muito de fazer brincadeiras ou de dar exemplos engraçados em sala de aula. Não espere que ele vá pedir para abrir o microfone e criar um bate-papo mais “descontraído” durante a aula. Para ele, escola é coisa muito séria e nada mudou, muito pelo contrário, ele até pedirá alguns trabalhos a mais, afinal já estamos todos em casa mesmo, né? Relaxa, professor!
Touro
Adoram lecionar! Apaixonados pelo conhecimento, nas aulas online procuram se dedicar ainda mais para que nada passe batido. Apesar de muito exigentes, consideram o fato de que o ensino online complicou um pouco a vida de quem não estava acostumado, então até ajudaram com aquele empurrãozinho na nota no fim do semestre. Anjos, né?
Gêmeos
Superativo nas redes sociais, o professor de gêmeos já era enturmado com a sala toda nas redes, imagina agora! Antes mesmo de a aula começar, ele já reuniu a galera em um chat só para aquecer. Falante e cheio de histórias, o único problema é que as aulas sempre passam um pouquinho do horário… afinal, a “escola” não vai fechar!
Câncer
Fofos e super compreensivos, têm a maior paciência com os problemas de conexão dos alunos. Aumentaram o prazo da entrega dos trabalhos online e deixaram as provas bem facinhas! Amorosos, estão sempre preocupados com a saúde dos alunos e fazem questão de lembrá-los dos cuidados em todas as aulas!
Leão
Cheios de energia e loucos para mostrar entendimento no assunto, prepararam aulas dinâmicas e que mostram que eles são os mestres da adaptação! Prepararam um cenário todo especial para lecionar e agora estão se sentindo mestres YouTubers profissionais, afinal as aulas online dos leoninos têm de ser as melhores, né?
Virgem
Metódicos, fazem a chamada mesmo na aula online e fazem questão de ouvir o “presente” de cada aluno. Abrem a sala virtual 1 hora antes do início e estão sempre em contato por e-mail para acompanhar os trabalhos. Virginianos levam tudo muito a sério e exigem que se mande a foto do caderno com todas as anotações. Sim, mestre!
Libra
Filosófico, o professor libriano investe ao menos 20 minutos da aula para refletir sobre os ensinamentos do isolamento social para a sociedade. Gosta de ouvir a opinião de todos e preferiu adaptar as aulas de uma maneira que ficassem boas e agradáveis a todos. O mundo até pode estar em guerra, mas ele quer mesmo é paz!
Escorpião
Quase sem nenhuma paciência, o professor de escorpião se irrita com tudo: a conexão, o falatório no chat, o cachorro latindo na casa do aluno e principalmente a desconfiança de que estão colando nas provas. Se pudesse, ele iria à casa de cada um verificar se a luz acabou mesmo ou se é mera desculpa. Calma, professor!
Sagitário
Professor alto astral, que adora uma videoconferência! O mestre de sagitário inventou mil maneiras e slides divertidos para apresentar à turma das aulas online, mas já está morrendo de saudade das presenciais e já combinou o churrasco com a turma da sala assim que a pandemia passar!
Capricórnio
Os capricornianos são professores mais sérios e certinhos. Não admitem atrasos na hora de entregar trabalhos e nem ouse rasurar uma prova. É o professor que quer a turma calada e prestando atenção nele.
Aquário
Com uma aula organizada, mas não menos atrativa, o professor aquariano até pediu muitas atividades durante o isolamento social, mas fez questão de participar da execução de todas.
Você também pode gostar:
Sensato, compreende as dificuldades do ensino a distância de cada um, mas é exigente com prazos e horários.
Peixes
Amáveis e dedicados, os piscianos estão se desdobrando para sanar todas as dúvidas, mesmo a distância. Procuram pedir por trabalhos diferentes para que a turma continue interessada e não se importam em responder às mensagens no WhatsApp a qualquer momento do dia.
Seja qual for o estilo de ensinar, todos estão tentando manter a naturalidade (e a calma!) durante os tempos de pandemia e seguir da maneira mais “normal” possível com as matérias, mesmo estando do outro lado da tela e, principalmente, incentivando os pupilos a seguirem com os estudos como se “nada estivesse acontecendo”, estudarem para as provas e entregarem os trabalhos acadêmicos em dia, afinal, muito em breve as coisas voltarão à normalidade e tudo vai passar, menos o conhecimento adquirido e, claro, o futuro brilhante que os estudos podem oferecer a todo aluno dedicado — independentemente da distância.
Confira também: