Se você não conhece em detalhes a Astrologia, provavelmente já deve ter ficado assustado ao ouvir falar sobre movimento retrógrado nos planetas, não é mesmo? Isso acontece porque essa fase acabou virando um sinônimo de períodos difíceis e desafiadores.
O movimento retrógrado não mais é do que uma fase em que os planetas e corpos celestes se movem de maneira diferente no céu. Ainda que continuem sua trajetória, orbitando o Sol, eles se movem de maneira mais lenta e podem até mesmo dar a impressão de estar se movendo para trás – daí a expressão “movimento retrógrado”.
Apesar de às vezes indicar momentos difíceis, dependendo do contexto da sua vida, essa condição não é sinônimo de dificuldade, porque apenas indica um momento em que nos voltamos para nós mesmos, analisando quem somos, por que estamos fazendo o que estamos fazendo e como tomamos nossas decisões.
Se você deseja saber como o movimento retrógrado de cada planeta nos afeta, vamos explicar a seguir.
Mercúrio retrógrado
É um período marcado por confusões e mal-entendidos, portanto é muito importante pensar um pouco mais antes de responder, falar e, especialmente, brigar e discutir.
Júpiter retrógrado
Marca uma fase em que não é muito seguro arriscar-se em relação a questões que envolvam leis, normas e regras. Agir de maneira ética durante esse período é essencial.
Saturno retrógrado
É um momento em que ficam mais desafiadores a concretização de projetos, a solidificação de planos de negócios e o fechamento de acordos e contratos. Relacionamentos com pendência do passado também podem ser afetados.
Netuno retrógrado
Enganos, expectativas e ilusões podem aumentar, trazendo mais insegurança, decepções frustrações para os afetados por esse movimento planetário.
Plutão retrógrado
Período em que é fundamental prestar bastante atenção a questões financeiras, especialmente naquelas que envolvam muito dinheiro, como investimentos e heranças, mas também os recursos financeiros que circulam na conta corrente.
Vênus retrógrado
Movimento que marca o início de uma fase em que é preciso olhar mais para dentro, revisar seus desejos, suas metas e seus sonhos. É preciso analisar cada possibilidade e oportunidade, com o objetivo de determinar se estão alinhadas com quem você é.
Marte retrógrado
Momento em que desentendimentos com consequências graves podem acontecer. Então é preciso estar atento à maneira como se expressa e se porta. Inflexibilidade pode surgir de todos os lados e prejudicar bastante o diálogo.
Urano retrógrado
Marca um período em que é necessário rever situações e pessoas que nos calam e que fazem com que nos sintamos oprimidos e incapazes de sermos quem somos. É uma fase que diz: ou você muda, ou você muda.
Preparamos também um calendário para você. Confira a seguir:
Movimentos retrógrados dos planetas no ano de 2021
- Janeiro
Dia 14: fim de Urano retrógrado em Touro
Dia 31: início de Mercúrio retrógrado em Aquário
- Fevereiro
Dia 20: fim de Mercúrio retrógrado em Aquário
- Maio
Dia 9: início de Plutão retrógrado em Capricórnio
Dia 30: início de Mercúrio retrógrado em Gêmeos
- Junho
Dia 22: fim de Mercúrio retrógrado em Gêmeos
Dia 22: início de Júpiter retrógrado em Peixes
- Julho
Dia 5: início de Netuno retrógrado em Peixes
- Agosto
Dia 26: início de Urano retrógrado em Touro
- Setembro
Dia 27: início de Mercúrio retrógrado em Libra
- Outubro
Dia 17: fim de Plutão retrógrado em Capricórnio
Dia 18: fim de Mercúrio retrógrado em Libra
Dia 20: fim de Júpiter retrógrado e retorno ao signo de Aquário
- Dezembro
Dia 10: fim de Netuno retrógrado em Peixes
Dia 20: início de Vênus retrógrado em Capricórnio
Confira também: