O mês se inicia sob a energia da Lua Minguante, que teve seu início no dia 30 de agosto, portanto a energia não está tão forte e o mês começa rumo à Lua Nova, que ocorre em Virgem, no dia 6.
Lua Nova em Virgem (6 de setembro)
Essa lunação acontece no grau 14, num dia de grande Trígono de Ar entre Saturno em Aquário, Nodo Norte e Lilith em Gêmeos e Vênus em Libra. Como Mercúrio, o regente dessa Lua Nova, está em Libra, esse trígono de Ar é importante. Só conseguiremos semear ordem, cura, progresso em nossas vidas se estivermos comprometidos com um caminho de humildade e com a redução de desejos fúteis e inúteis, seguindo fortemente em direção a um caminho de igualdade e generosidade. Poderemos nos sentir úteis e caminhando para uma vida construtiva e consciente, ou estaremos perdidos, iludidos e buscando coisas rasas e sem sentido.
A escolha é sempre de cada um. É uma lunação difícil, que nos traz oportunidades quando aprendemos a doar e a desapegar de desejos fúteis e ilusórios, que não tenham a ver com nossa verdade. Por isso podemos ter perdas e finalizações de relações, por isso é bem importante ficarmos atentos para não cairmos em golpes e mentiras, evitando acreditar em mentiras alheias, que podem nos levar a ter prejuízos financeiros.
Para entender como essas datas mexem com o seu signo, assista ao nosso vídeo exclusivo:
Vênus em Escorpião (10 de setembro)
No dia 10, Vênus entra em Escorpião e é o início de fato desse desapego citado acima. Nossos desejos mais profundos podem surgir. Sair desse chamado do ego e ir para uma purificação da alma exigirá muito desapego. Podemos ter uma grande crise financeira acometendo todos com a chegada dessa Vênus em Escorpião, principalmente para quem não conseguiu manter um autocontrole das suas paixões e vícios até esse momento.
Toda crise é uma bênção, pois vem de uma parte espiritual superior para nos ajudar a dissolver as cristalizações da alma que estão nos atrasando, como ganância, medo, ignorância... Portanto, neste ano de Vênus, quando ela tocar Escorpião, potencializará Plutão, que está retrógrado em Capricórnio, o que vai deixar mais nítida a sede das pessoas pelo poder e o egoísmo vindo das instituições políticas e econômicas. Verdades poderão vir à tona, afinal a Lua Nova em Virgem trouxe isso. É um momento delicado a todos, no qual a desilusão acontecerá e a crise ficará escancarada. Ainda assim, muitas pessoas, por medo e orgulho, continuarão cegas, afundando numa areia movediça.
Lua Crescente em Sagitário (13 de setembro)
Após isso, a Lua cresce em Sagitário, no dia 13. E esse dia é outro dia desafiador, porque traz rupturas e mais crises se não conseguirmos ponderar, pensar, raciocinar e expandir a nossa mente, sendo justos e honestos conosco e com os demais. Isso porque a Lua em Sagitário fará quadratura com o Sol em Virgem e também com Netuno em Peixes, que se opõe ao Sol. As névoas da ilusão e o abismo podem estar à frente das pessoas que não pensarem antes de agir e não adotarem uma postura de calma, observação e troca pacífica com o outro. Júpiter, que rege essa lunação, entende-se bem com Mercúrio em Libra, que rege o Sol. Portanto os diálogos é que trarão justiça e expansão e toda raiva e a violência poderão nos levar rumo a mais escassez e crises.
A entrada de Marte em Libra, no dia 15, pode ajudar a amenizar os ânimos, uma vez que o planeta vermelho entra nos domínios de Vênus e favorece a paz e a justiça. O melhor momento do mês é esse, quando a busca por harmonia e justiça se intensifica e as pessoas podem perceber seus radicalismos e excessos.
Lua Cheia em Peixes (20 de setembro)
A Lua Cheia em Peixes, no dia 20, pode trazer um momento de amor, criatividade e fartura, mas é preciso seguir as ordens piscianas de generosidade. É preciso abandonar o apego às coisas materiais e ir para a luz espiritual de fé e fluidez, uma vez que o Sol está em Virgem, facilitando que saiamos de dogmatismos e fanatismos. É aconselhável, mas o outro lado também pode acontecer, fazendo as pessoas se manterem em rigidez, teimosia, apegos e avareza.
O Sol entra em Libra no dia 22, trazendo a primavera e a promessa de busca e reflexão. É o melhor momento do mês para novos relacionamentos, pois os temas trabalho, dinheiro e relacionamentos podem tomar a cabeça de todos durante o mês inteiro, não dando brecha para a leveza do amor entrar, apenas para paixões e coisas momentâneas. Com a entrada do Sol em Libra, o amor pode começar a ser uma verdade para os que semearam o amor-próprio.
Lua Minguante em Câncer (28 de setembro)
O mês vai se encerrando e Mercúrio entra em retrogradação em Libra no dia 27. Além disso, a Lua mingua em Câncer no dia 28.
Tudo isso favorece ainda mais a necessidade de nos aprofundarmos em nossa harmonia interna e percebermos nossas mágoas, culpas e outros sentimentos ou ideias que apenas nos atrasam a vida. O mês se encerra pedindo liberação de tudo o que não importa mais. Momento poderoso de pausa e reflexão a todos.
Confira também: