Você já entrou em algum lugar e sentiu uma energia não muito bacana? Já esteve num quarto em que sua rinite ficou atacada, talvez por causa da baixa circulação de ar? Pois saiba que o Feng Shui pode trazer uma energia totalmente nova para o ambiente – melhorando, por tabela, a sua saúde!
O Feng Shui é uma arte chinesa que visa atrair a harmonia por meio da decoração dos ambientes, ajudando a promover saúde, prosperidade e positividade. Ainda que essa prática apresente muitas teorias, hoje iremos explorar a teoria de yin e yang e como usá-la para mudar a energia do seu lar.
Entendendo o conceito de yin e yang
Vivemos em busca da nossa cara-metade. Aquela outra pessoa que, mesmo com suas diferenças, é capaz de complementar nossas vidas. O Universo, segundo a sabedoria chinesa, funciona da mesma forma. Existe uma dualidade – duas energias opostas que se complementam e criam a harmonia ao nosso redor.
Essas energias são chamadas de yin e yang, também conhecido como aquele símbolo de metade preta com um ponto branco, e metade branca com um ponto preto. Essas energias são opostas, mas a união delas é o que cria a vida e a energia ao nosso redor. Enquanto o yin representa o feminino e o lado negativo, yang representa o masculino e o lado positivo.
Ambas as forças não podem existir sem a outra. É como uma balança: caso haja grandes excessos de um lado ou de outro, cria-se um desequilíbrio de energia no ambiente, o que muitos acreditam ser um dos influenciadores no aparecimento de enfermidades, por exemplo.
Aplicando a filosofia yin yang em sua casa
Ainda sobre a relação desses dois conceitos, yin representa a noite e a calma, já o yang traz o conceito de dia e movimento. Levando em consideração qual energia você quer que prevaleça em cada ambiente, confira as dicas a seguir.
• Quarto
Quando olha para o seu quarto, o que você enxerga em termos energéticos? Sente que consegue relaxar ali, ou parece que sempre tem algo que te deixa um pouco agitado? A pintura pode revelar bastante, a cor amarela traz energia e pode ser difícil relaxar com essa cor nas paredes. Por outro lado, o branco e o azul acalmam e trazem tranquilidade, criando um ambiente propício para o relaxamento. Aqui você pode apostar em fotos do casal, evitar eletrônicos como TV ou videogames e utilizar luz de velas ou similares às de Natal para a decoração.
• Banheiro
Esse ambiente precisa promover relaxamento e privacidade. Em outras palavras, a energia yin deve permanecer, porém é importante ter um pouco de yang com a ventilação de ar, por exemplo, a fim de evitar o mofo. Cores neutras, tapetes fofos e plantinhas, como pequenos cactos, são excelentes para manter o conforto e comodidade. Para dias mais relaxantes, velas também podem ser uma boa alternativa.
• Escritório
O escritório pede uma cor alegre que te ajude a manter ativo e energético. Boas opções: roxo, que representa prosperidade; vermelho, que traz o conceito de reputação; e preto, que traz o contexto de carreira à tona. Para a decoração, não se esqueça de adicionar uma planta que cresça para cima, já que também ajuda a atrair prosperidade.
Você também pode gostar:
• Cozinha
A cozinha também pede uma energia ativa. Afinal, se esse ambiente tiver uma cor calma, pode apostar que os moradores da casa terão uma tendência a pedir delivery com uma certa frequência. Invista no amarelo, que traz a energia da saúde, ou laranja, que promove a felicidade. Na decoração, papéis de parede que contenham a imagem de frutas são interessantes, e tapetes temáticos para colocar sob a pia também são ótimas opções. O conceito de balcões também é apreciado, pois favorece a socialização.
• Sala
Aqui a preferência de energia vai de cada um. Talvez o segredo seja um verdadeiro equilíbrio: algo neutro que possa trazer tanto energia yin quanto yang. Um segredo prático pode ser o branco ou baunilha nas paredes, e apostar em várias opções de capas de almofada. Caso receba visita, coloque as mais alegres. Por outro lado, use as neutras para as semanas em que quiser viver mais seu lado introspectivo. O mesmo conceito pode ser aplicado em outros panos, como cortinas ou toalhas de mesa.
Agora que você conhece um pouco mais sobre a teoria de yin e yang, que tal aplicá-la na sua casa? Fique alguns momentos em silêncio em cada aposento e reflita sobre a energia que eles transmitem. Repense o que gostaria de sentir em cada um deles e siga ou molde nossas dicas de acordo com as suas preferências, a fim de atrair a harmonia que deseja para sua casa!
Caso queira uma decoração mais aprofundada, lembre-se de que existem diversos profissionais dedicados à arte do Feng Shui que podem oferecer uma assistência mais ampla e detalhada.
Confira também: