Com certeza, você já viu e ouviu falar muito sobre Yin e Yang, certo? Talvez o que você ainda não sabe é que estas energias também têm ligação com os signos astrológicos. Os doze signos do zodíaco têm suas polaridades divididas em femininos e masculinos e positivas e negativas, e é aí que o Yin e o Yang se encaixam.
Os dois são energias advindas da cultura chinesa. Para este povo, tudo o que está no universo, desde a coisa mais simples até a mais complexa, é regido por uma destas duas energias. São forças completamente opostas que se complementam e fazem uma situação perfeita em conjunto. Eles afirmam ainda que as duas forças regem os cinco elementos: água, ar, fogo, terra e metal.
O Yin representa tudo o que for passivo, o feminino, aquele que foca no detalhe e que seja emocional, já o Yang é o expansivo, o masculino, aquele que age e que olha o todo. Quando focamos nos signos do zodíaco, estes princípios se repetem, pois cada um dos grupos é composto por seis deles, divididos de acordo com o seu elemento regente e da forma como agem e pensam.
Yin e Yang na Astrologia
Do primeiro grupo, representado pelo Yin, fazem parte os signos chamados negativos ou femininos: do elemento terra são Touro, Virgem e Capricórnio e do elemento água são Câncer, Escorpião e Peixes. São signos mais contemplativos, que gostam de pensar muito antes de tomar qualquer atitude e que são diretamente afetados pelas emoções. São signos que se dedicam ao pensamento e a analisar muito bem qualquer situação. São sensíveis, inteligentes e muito dedicados.
Já do lado Yang, temos os signos nomeados positivos ou masculinos, pertencentes aos elementos fogo e ar. São eles: Aquário, Áries, Gêmeos, Leão, Libra e Sagitário. Fazem parte deste grupo os signos mais vigorosos, que gostam de colocar a mão na massa e fazer acontecer antes mesmo de pensar meia vez. São audaciosos, gostam de experimentar e geralmente são extremamente comunicativos e ativos em diversos campos.
Encontrando a harmonia entre as polaridades
Quando a polaridade Yin se sobrepõe à Yang (ou ao contrário), existe um desequilíbrio e o corpo apresenta sinais, pois o movimento natural do Universo é sair do caos e favorecer a harmonia.
Contudo, se esses sinais forem ignorados, o fluxo da vida fica contido ou acelerado, influenciando a paz e a prosperidade. Isso pode trazer prejuízos físicos, psíquicos, espirituais e de convivência.
O excesso de energia Yin provoca letargia, desânimo e doenças crônicas em órgãos internos e na parte inferior do organismo. Por isso a hidratação adequada e o consumo de alimentos saudáveis são fundamentais.
Já com o excesso de energia Yang, há hiperatividade, agitação, insônia e a ocorrência de enfermidades relacionadas às vísceras e à parte superior do organismo. Portanto o sistema cardiorrespiratório precisa funcionar adequadamente.
Nas relações interpessoais, nascidos sob um signo que manifesta mais Yin devem cuidar para não enxergar seus problemas maiores do que são ou se tornarem dependentes dos demais. Precisam buscar equilíbrio emocional e desenvolver a capacidade de tomar iniciativas, ações e decisões.
Já sob um signo que expressa mais Yang, devem aprender a controlar a impulsividade e a agressividade e, ainda, desenvolverem a paciência e a capacidade de ouvir os outros.
A harmonia entre Yin e Yang pode ser alcançada pela prática da gratidão, do perdão e pela aceitação de si, o que favorece a saúde espiritual. Os nativos dos signos regidos pelos elementos Terra e Água (Yin) podem aproveitar a intuição, a reflexão e a busca interior para se conectarem ao Eu Superior. Signos regidos por Fogo e Ar (Yang) podem realizar trabalhos humanitários e se envolver com a natureza.
Você também pode gostar:
A meditação, o mindfulness e a yoga também promovem o equilíbrio entre Yin e Yang, pois ajudam a conectar o corpo à mente. Ainda, a fitoterapia, a acupuntura e a quiropraxia, que apoiam o alinhamento dos meridianos do corpo por onde essas energias circulam.
Agora que você já sabe quais signos se relacionam mais com a manifestação da energia Yin e quais se referem mais à expressão da energia Yang, reflita sobre si mesmo e sobre situações que desencadeiam desequilíbrio. Mantenha uma alimentação saudável, um período adequado de descanso, lazer, a prática de exercícios físicos e o contato com a natureza. Harmonize estas forças! Atente-se aos sinais do seu corpo. Desenvolva seu autoconhecimento e sua espiritualidade. Ame-se como o ser único e infinitamente sublime que você é!
Confira também: