A palavra holística é muita utilizada em textos esotéricos, mas nem sempre é muito bem compreendida. Para entendermos melhor, veja que a palavra holística vem de holismo, que tem a sua raiz na palavra grega holos, que significa ‘inteiro’ ou ‘todo’. Portanto, ter uma visão holística do mundo ou do ser significa ter uma visão do todo, conseguir enxergar tudo ao seu redor como partes interconectadas, que fazem parte do funcionamento de algo muito maior do que nós.
Essa visão pode ser utilizada tanto para percebermos o mundo exterior quanto o mundo interior de cada pessoa.
No caso do mundo interior, a visão holística leva em conta que o ser humano não é apenas um ser de carne e osso, mas sim um ser que é formado das partes física, emocional, mental e espiritual. E, portanto, não podemos dar importância apenas para uma dessas partes. Por exemplo: não adianta gastarmos todo o nosso tempo e energia para cuidar da saúde física do corpo, se as emoções estão em desequilíbrio. Ou então, dedicar anos da vida aos estudos, enriquecendo a parte mental do ser e deixando de lado a saúde física.
A visão holística é uma forma de ver que as partes estão interligadas e, por isso, devemos cuidar de todas elas, para ter uma vida equilibrada e plena. Vendo por esse lado, pare alguns minutos e reflita se você está cuidando de todos esses aspectos em sua vida. Muitos problemas que parecem sem solução, na verdade, são reflexos de alguma de suas partes, que podem estar sendo negligenciadas.
Quanto ao mundo externo, a visão holística também enxerga a interconexão entre as diversas camadas do mundo, seja da sociedade, da cultura ou do meio ambiente. Por exemplo: como uma sociedade pode ser saudável, se existem conflitos entre diferentes raças e etnias? Outro exemplo: a vida de toda a população do planeta pode ser afetada negativamente, se o meio ambiente continuar sendo destruído.
Pensando nessas questões, percebemos que tanto o nosso mundo exterior quanto o interior precisam ser observados, sem essa postura egoísta que muitos de nós ainda temos. Pois, se tudo se conecta e uma parte depende da outra, não temos mais espaço para agir e pensar somente no benefício próprio. Exercite enxergar o mundo com uma visão mais holística e você verá como tudo começa a fazer muito mais sentido.
Escrito por Ricardo Sturk.
Confira também: