Ansiedade e estresse no trabalho. Como lidar?

A ansiedade e o estresse no trabalho são hoje as principais causas que meus pacientes me procuram. Seja por um esgotamento emocional ou psicológico, esses problemas afetam de maneira global a vida da pessoa e elas vêm até mim para solicitar uma saída para esse problema. Esse estresse é a causa, inclusive, de doenças somáticas. Uma forma de reação do corpo ao estresse que está sendo submetido. Isso se agrava quando ela não pode simplesmente largar tudo. Seu sustento vem daquele lugar e isso torna tudo mais difícil.

Eu tenho alguma experiência nesse assunto, não somente por atender pacientes com esse tipo de problema, mas também porque eu vivenciei isso na prática. Estar com ansiedade ou estressado por causa das demandas do trabalho não causam apenas sofrimento psicológico como também físicas. Como exemplo, a pessoa pode começar a roncar, ter dificuldade de dormir, ficar irritadiço, ter problemas intestinais, respiratórios, cefaleias etc.

Conexão

Homem sentado com notebook no colo.

Creio que a melhor forma de lidar com isso seja a conexão. Conectar-se com o nosso trabalho. Pode parecer estranho falar de conexão. Talvez você até pense: “Como posso me conectar a algo que me estressa”? Na verdade, essa é a nossa falta de conexão. Por isso sofremos. Precisamos voltar a nos conectarmos não apenas ao nosso trabalho, mas a nós mesmos.

Tarot do Trabalho: orientações para sua vida profissional

Existem duas formas de conexão que nos ajudam a diminuir e lidar com a ansiedade e o estresse. Conexão vida e trabalho e conexão sentido do trabalho.

Conexão da vida com o trabalho

Mulheres conversando.

Quando desconectamos trabalho de vida, achamos que a vida de verdade só acontece nas férias ou nos finais de semana. Então ficamos esperando que esses momentos cheguem e achando que o trabalho é um lugar ruim, pois não fazemos o que queremos. Então, na espera da próxima folga, ficamos estressados com essa separação a vida e do trabalho.

Conheça o colega de trabalho de cada signo!

Contudo não precisa ser assim. Podemos gerar essa conexão da vida com o trabalho. O lugar onde estamos trabalhando também é nossa vida. O que fazemos faz parte de nossa vida. Dessa forma, encaramos como está nossa vida hoje. E como estamos olhando para ela. Cada minuto que passa é um tempo de sua vida que não volta. Esse é um fato. Precisamos olhar para nossa vida como um todo, não separada. Você gosta do seu trabalho? Acha que é importante? O que faz com que continue no local? O que gera ansiedade? Como está sua vida? Isso nos leva à segunda conexão.

Conexão de sentido do trabalho

Mulher branca num ateliê.

Qual o sentido para você de seu trabalho? Ao gerenciar uma equipe de vendas, perguntei a todos os vendedores o que eles faziam. Vieram muitas respostas sobre vender equipamentos, fornecer soluções etc. Mas eu disse que eles ajudavam muitas empresas a conseguir vender mais — e isso dava aos pequenos e médios empreendedores a possibilidade de empregar mais pessoas. Levei um caso de uma empresa que começou com 2 funcionários e que depois cresceu para 110 colaboradores.

3 dicas para se dedicar 100% ao trabalho

Isso resignificou o trabalho para eles. Deram um novo sentido. Talvez seja difícil dar um sentido para onde você trabalha, mas se é assim tão difícil talvez seja hora de uma mudança em sua vida. Para isso é preciso uma avaliação profunda do que tem sentido para você e de que é importante em sua vida.

Não vale a pena estarmos em um lugar apenas para sobreviver. Precisamos de vida, de espaço e de uma possibilidade de expressarmos todo nosso potencial.

Podemos olhar para nosso dia e escolher como vamos vivê-lo. Já fez isso alguma vez? Iniciar o dia e pensar o que espera dele. Como vai responder às coisas e como vai passar por esse momento. A vida é cada momento que vivemos, então precisamos ter em mente que a vida está acontecendo nesse exato instante. Por essa razão é que se conectar ao trabalho e ao real sentido dele se torna tão importante.

Essas são formas de lidar com a ansiedade e o estresse, mas claro que não são as únicas. Você também pode procurar a ajuda de um terapeuta, analista ou psicólogo para lidar com momentos que produzam sofrimento. Não precisa lidar com tudo sozinho. Um profissional pode ajudar a passar por momentos difíceis. Ansiedade e estresse podem levar a um quadro de burnout, por isso devem ser levados a sério. Cuide de sua saúde. Cuide de suas emoções e mente.

Se quiser aprofundar mais o assunto ou deseja que eu traga mais desse tema, por favor me escreva. Um grande abraço e espero que encontre a felicidade e a paz que tanto busca.

Confira também: