O trabalho é nosso sustento. É através dele que sustentamos a nossa vida e que beneficiamos as pessoas. Não interessa o que você faz hoje, saiba que seu trabalho está beneficiando alguém e por isso ele existe. Seja onde for você está gerando benefícios para alguém com sua força de trabalho. Entretanto, estamos vivendo um momento onde a ansiedade e o estresse aparecem com muita força em nosso ambiente de trabalho. Para se ter uma ideia, um estudo publicado pelo Instituto Gallup diz que a população está mais infeliz e triste do que nunca.
Outro estudo, também publicado pela Gallup, em que foram realizadas entrevistas com funcionários de diversas empresas em mais de 160 países, mostra que a grande maioria dos colaboradores se sente desengajado do seu trabalho e desconectado emocionalmente. Isso acarreta um custo grande para a economia global.
A própria Gallup admite que a próxima epidemia global pode ser relacionada à saúde mental. Se não cuidarmos de nossos ambientes de trabalho, a ansiedade e o esgotamento mental e físico podem virar verdadeiras epidemias em nosso trabalho.
As 3 grandes causas da ansiedade
Para evitar que essa epidemia chegue até nós é necessário que haja uma série de ações dentro das empresas. Não apenas em sua cultura, como também na filosofia que cada líder tem com sua equipe.
Veja como os signos reagem quando estão estressados
Porém, podemos entender quais são as 3 maiores causas de ansiedade no trabalho. Isso nos ajuda a prevenir que a ansiedade e o estresse se instaurem em nós.
1 - Longas jornadas de trabalho
Não ter tempo de descanso e estar sempre com sua mente em alerta irá sobrecarregar sua mente e seu corpo. Muitas vezes a pessoa acha que está sempre com disposição, sem perceber que está no limite.
Entenda qual é a ansiedade de cada signo
A adrenalina depositada no organismo por conta da ansiedade faz com que a pessoa se sinta sempre disposta. Porém, não consegue nunca descansar e ao longo do tempo isso pode trazer sérias consequências para sua saúde.
2 - Falta de organização
Não conseguir organizar seu dia e tê-lo inundado por tarefas que parecem não ter fim com certeza gerará ansiedade. As tarefas geram sobrecarga e, quando não são definidas com ordem de prioridade e são sempre urgentes, ocupam um grande espaço na mente. Isso quando você não consegue fazer aquilo que é importante por conta de outras tarefas que surgem em seu dia.
Uma boa forma de sair dessa armadilha é colocar tudo em um papel e depois passar para sua agenda, colocando as tarefas em ordem de prioridade. Assim você consegue se programar melhor e sair desse processo que sabota sua saúde.
Outra forma de diminuir o estresse é organizar sua mente, tendo claro quais as coisas que quer ampliar em sua vida. A organização do tempo sempre passa pela organização de sua mente e de suas prioridades.
3 - Centralização de tarefas
Um grande vilão que gera ansiedade porque, muitas vezes, a pessoa acredita que ninguém faz determinadas coisas tão bem quanto ela. Centralizar tarefas e não delegá-las traz muita ansiedade porque a pessoa acaba acumulando muitas atividades e gerando com isso sobrecarga de trabalho.
O pior é achar que os outros nunca farão tão bem quanto você, pois assim nunca há a chance de você sair desse acúmulo de trabalho.
Outro ponto é que a pessoa que possui esse comportamento não se permite errar nem falhar. Isso gera grande ansiedade, e pensar que a tarefa foi passada para alguém tira seu controle do ambiente. Aqui é necessário flexibilizar.
Experimente cristais para diminuir seu nível de estresse
Nossa saúde mental é tão importante quanto nossa saúde física. Busque ajuda, procure apoio e, se estiver sentindo ansiedade e sobrecarga de trabalho, não sofra em silêncio.
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