Nem sempre temos aquilo que desejamos, e nem sempre as coisas saem de acordo com nossas expectativas. E, quando nossas expectativas são quebradas e estamos apegados a elas, inevitavelmente entraremos em sofrimento.
Porém, mesmo que nossa expectativa seja frustrada, podemos operar para trabalharmos nós mesmos, a fim de criarmos a realidade que desejamos para nossa vida. Para isso, precisamos estar dispostos a olhar profundamente para o nosso interior, buscando entender como criamos essa realidade de maneira conjunta com o que é externo a nós.
Autoconhecimento
O primeiro passo para entender a realidade e de que maneira precisamos nos movimentar para conseguirmos atingir aquilo que desejamos é entender que a nossa vida, e tudo que se conecta a ela, é construída em uma relação.
A forma como nos relacionamos com as coisas, com as pessoas e com as situações é construída a partir desse encontro. Ao irmos à praia, pode ser que nossa relação seja de descanso, relaxamento, diversão ou qualquer outra emoção ou sensação. Para um morador dessa praia, pode ser algo corriqueiro, e a relação estabelecida já é outra.
Então podemos afirmar que tudo aquilo que olhamos e que nos movimenta emoções e energia é, de algum modo, interno também. A sensação é formada com base na maneira com que damos significado aquilo.
Por isso, faz-se tão importante um processo de autoconhecimento. Se conhecemos como nos relacionamos com as experiências, com as situações e o que temos de expectativa dentro de nós, saberemos como lidar quando as coisas não saírem como o esperado.
Expectativa
A expectativa é a principal fonte de nosso sofrimento. Porque é quando nossas expectativas são frustradas que entramos no sofrimento.
Contudo podemos entender que a expectativa é uma visão interna nossa sobre o que esperamos da realidade. De maneira geral, tentamos mudar a realidade em vez de nos adaptarmos internamente ao cenário que a realidade nos apresenta.
Entenda como reconhecer a realidade objetiva
Ao mudarmos a visão que temos, a realidade também se altera. O mais incrível é que fazemos isso a todo momento e não notamos. Um exemplo é uma pessoa que trabalha em uma empresa e é demitida. Talvez, no momento em que ela está sendo desligada, ela fique triste e aborrecida. Mas, depois de um tempo, ela consegue uma colocação melhor e vê que aquele desligamento foi muito bom para ela.
Assim a realidade é construída no encontro dos eventos com nossa interpretação e significação. Se olhamos para a situação como aprendizado, ela o será. E, se olharmos com decepção, também o será.
Construímos a realidade em conjunto com os eventos externos. Interpretamos se algo é bom ou ruim. Dessa forma, criamos nossa realidade com base nas coisas que consideramos importantes.
Significado
A partir dessa ideia, podemos pensar em como queremos que nossa vida seja e em como lidamos com as situações. Criar nossa própria realidade não diz respeito a não haver dor ou sofrimento ou de nunca termos problemas em nossa vida.
Identifique a maior tristeza dos signos do Zodíaco
Criar nossa realidade diz respeito a vivermos uma vida com significado e sentido.
Sentido e significado
Viver uma vida com sentido é viver cada dia dando significado a nossa existência. Sabendo que cada ação nossa está gerando benefício para alguém. Se não conseguimos beneficiar muitas pessoas, que possamos beneficiar quem está perto de nós.
A presença também é importante nesse momento. Estar presente de corpo e mente para quem amamos em cada momento. Isso nos dá o entendimento de que estamos aqui de passagem e que em algum momento essa vida passa.
Atente-se aos traços silenciosos da depressão
Por isso, devemos ter essa consciência de que a vida é um breve momento e que cada instante deve ser vivido intensamente.
Se este texto a ajudou de alguma forma, compartilhe-o. Isso ajudará, com certeza, outras pessoas.
Confira também: