Considerada a mãe dos orixás, Iemanjá é uma das deusas mais respeitas e cultuadas da cultura africana. Desempenhando um papel muito importante na vida de todos que a cultuam, a deusa é considerada a principal protetora dos pescadores e jangadeiros. Responsável por reger os lares e as casas de seus devotos, ela dá sentido às famílias, orientando a harmonia entre as pessoas que vivem debaixo do mesmo teto.
Rainha das águas e dos mares, Iemanjá tem sua comemoração marcada por duas datas: 31 de dezembro e 02 de fevereiro. As homenagens e pedidos de proteção a este orixá se dividem entre essas duas datas.
No sincretismo religioso Iemanjá é cultuada como Nossa Senhora dos Navegantes. A deusa tem como cores principais o branco, o prata e o azul. Dentre suas flores preferidas estão: rosas brancas, palmas azuis, angélicas, orquídeas e crisântemos também da cor branca.
A orixá também tem forte relação com as essências de jasmim e alfazema e poderosa ligação com a Lua e com a Água.
Pedindo proteção a Iemanjá
Existem diversas formas de pedir proteção a Iemanjá. Através de diferentes preces e rituais podemos trazer para nosso dia a dia a proteção e a orientação desta deusa tão poderosa.
Pensando em como ajudá-lo a invocar e cultuar Iemanjá com mais força, poder e intensidade, separamos aqui duas preces que serão capazes de ajudar, positivamente, nos seus pedidos e intenções. Confira as preces para fazer com muita fé, amor e gratidão à Rainha das Águas.
Preces para Iemanjá
Para pedir proteção
“Divina mãe, protetora dos pescadores e que governa a humanidade, dai-nos proteção. Oh, doce Iemanjá, limpai as nossas auras, livrai-nos de todas as tentações. És a força da natureza, linda Deusa do amor e bondade (fazer o pedido). Ajude-nos descarregando as nossas matérias de todas as impurezas e que a vossa falange nos proteja, dando-nos saúde e paz. Que assim seja feita a vossa vontade. Odoyá!”
Para abrir novos caminhos
“Ó soberana mãe das águas, venha a mim nesse momento de aflição, com minha fé e devoção, acendo esta vela, (acenda uma vela azul) para iluminar meus pedidos e caminhos. Ó mãe Iemanjá, assim como controla a força das águas, venha e ajude-me no que eu necessito, (fazer o pedido). Com seu manto azul perolado, cubra a minha vida de alegrias e todos aqueles que me estão ao redor e aos que pensam ser meus inimigos, essa mãe soberana, mude lhe os pensamentos para que se tornem dignos e lhes tire o ódio do coração. Ajude a resolver o que me aflige e me acompanhe nesta jornada para que os males não me alcancem. Ó soberana mãe Iemanjá, desde já lhe agradeço pois tenho fé que estarás comigo. Omio omiodo ya!”
Confira também: