As guias de orixás, também chamadas de fios de contas, são importantes elementos da umbanda. O uso de colares imbuídos de poderes protetores, mágicos, cerimoniais e energéticos existe em inúmeras culturas, na África e até mesmo na Europa. Na umbanda, o uso das guias existe desde sua introdução por Pai Antônio, o primeiro preto-velho.
Conheça os 7 caminhos de Iemanjá
As guias são feitas de fios de náilon ou de algum material natural e miçangas ou contas e servem para a proteção do usuário, levando o axé de orixás a quem são destinadas. As guias absorvem energias negativas, impedindo que cheguem até seu usuário. Devido a essa função protetora, ao serem feitas as guias devem ser purificadas e energizadas e precisam ser guardadas com muito cuidado.
Para fazer uma guia para Iemanjá, você vai precisar dos seguintes materiais:
-
Um fio de náilon ou cordonê
-
Miçangas ou contas azuis e verde-água
-
Uma toalha branca nova
-
Copo com água e sal grosso
-
Vela de sete dias
Como pedir a proteção de Iemanjá
Primeiro, você deverá colocar as contas dentro do copo com água e, ao lado, acender a vela de sete dias. Durante uma semana, repita em frente ao material a saudação de Iemanjá: “Odoiá”, três vezes ao dia. Isso tem a função de energizar os materiais que irão compor sua guia.
Monte a guia num sábado de manhã, pois esse é o dia de Iemanjá. Dê um nó numa ponta do fio e comece a colocar as miçangas. Intercale sete de cada cor até completar o fio. A guia deve ficar na altura de seu umbigo. Amarre o cordão e coloque seu colar em um novo copo de água com sal. Deixe-o lá durante 12 horas. Ao anoitecer, retire a guia e seque-a na toalha.
Quando for usar sua guia pela primeira vez, garanta que seja num dia no qual você se sente muito bem. Antes de colocá-la, reze um pai-nosso a Iemanjá. Sempre que não a estiver usando, guarde sua guia com cuidado, num lugar onde só você conhece. Com muita fé na graça de Iemanjá, as energias da orixá serão canalizadas na guia e irão servir como uma forte proteção a você!
Conheça a história da rainha do mar, Iemanjá
Confira também: