Curiosidades sobre reencarnação

Reencarnação é um assunto que amedronta muita gente. Fortemente relacionado ao espiritismo, o tema causa estranheza e ainda é fruto de muitas dúvidas e questionamentos.

O que é reencarnação?

Segundo estudos, reencarnação é o processo pelo qual o espírito passa quando volta a se reestruturar em um corpo físico. Reencarnar é retornar ao polissistema material.

Diversos filósofos e religiosos afirmam que a reencarnação é uma ação de encarnar-se sucessivas vezes. A reencarnação envolve a morte física e a alma, através desta crença acredita-se que a alma não atinge um estágio final, e sim é capaz de retornar e realizar um ciclo de renascimentos.

Algumas religiões e crenças acreditam que é possível reencarnar sucessivamente em diversos corpos. Eles explicam que estas reencarnações acontecem para que seja possível a consecução de um fim específico. Este fim pode estar relacionado ao autoaperfeiçoamento ou à anulação de um carma.

Atualmente, o conceito é aceito por diversas filosofias e religiões. Em especial na Ásia, existem muitas doutrinas que acreditam na reencarnação como única opção de finalização da vida.

Origem da reencarnação

A reencarnação tem origem em tempos bem distantes. Com históricos que datam dos primórdios da humanidade, se desenvolveu e se fortaleceu, principalmente, em religiões do antigo Egito, em especial o hinduísmo.

Ela também está bastante presente em crenças relacionadas ao budismo, jainismo, sikhismo, raoísmo, umbanda, candomblé e diversas outras religiões indígenas.

A reencarnação se popularizou muito na cultura popular ocidental e se tornou representada com frequência em filmes e outros atos de ficção.

A reencarnação e as memórias de outras vidas

Muito agregada ao conceito da fé e do misticismo, a reencarnação quase sempre traz relações com vidas passadas. Muitas religiões e filosofias acreditam que é possível relatar impressionantes lembranças e marcas de vidas passadas.

Acredita-se que a alma volta à carne ou ao corpo, tendo animado outro corpo em vidas anteriores. Esta alma desencarnada, após um intervalo, retorna à terra em outro corpo. Essas reencarnações são, quase sempre, associadas ao carma.

Muitos acreditam que a reencarnação existe principalmente para que os indivíduos sejam obrigados a pagar por maus e falhas cometidos em vidas anteriores ou para se aperfeiçoar para a vida eterna.  

O assunto realmente envolve muito misticismo e muitas crenças. Mas para deixar o tema um pouco mais leve e descontraído, listamos 10 curiosidades relacionadas à reencarnação.

São histórias que você, sem dúvida, vai ficar se perguntando se realmente aconteceram ou não. Confira!

6 curiosidades sobre reencarnação

Marcas de nascimento

Alguns dizem que as marcas de nascimento contidas no corpo de algumas pessoas estão relacionadas a vidas passadas. Acredita-se que o sinal era feito com fuligem e servia como um localizador para evidenciar que aquela era uma alma que havia renascido. 

A presença de cicatrizes

Acredita-se que quando se nasce com marcas semelhantes a cicatrizes, elas estão relacionadas a tiros ou outros ferimentos sofridos em encarnações anteriores.

O homem que se casou com o próprio filho

Um livro conta que a alma de um homem reencarnou em uma enfermeira. Após esse fato, ele reencontrou o filho e acabou se casando com ele.

A caligrafia

Impossível de ser copiada fielmente a caligrafia de uma criança de 6 anos era exatamente igual a de seu falecido pai. Taranjit afirmava que desde os 2 anos de idade tinha a letra exatamente igual a de seu pai, Satnam.

A mulher que sabia sueco

T.E. (que prefere ter o nome não revelado), de 37 anos, nascida na Filadélfia, jamais ouviu sueco e, apesar disso, compreende e fala a língua com perfeição.

Entendendo tibetano

Outro caso semelhante ao de T.E. é o de Robin Hull que, segundo o livro do psiquiatra Adrian Finkelstein, nasceu compreendendo provérbios em tibetano. Mesmo antes de ir à escola, o garoto já se destacava por este conhecimento.

 

Confira também: